Rioeduca na TV: programação destaca diversidade de textos informativos e literários e futebol
19 Dezembro 2022 | Por Assessoria de Comunicação

rioeduca na tv 19 23 dez artigo

Na última semana de exibição de videoaulas inéditas, identificação dos tipos de textos e a pluralidade de nações no futebol são alguns dos temas

Nesta semana, de 19 a 23 de dezembro, a última de exibição de videoaulas inéditas de Rioeduca na TV, a programação apresenta videoaulas sobre identificação de gêneros textuais, e a diversidade de países que disputam uma Copa do Mundo de futebol. Na segunda-feira (19), às 10h45, a videoaula de Língua Portuguesa para alunos do EJA II trabalha a identificação de diferentes tipos de texto, como poemas, cartazes ou notícias. Já na quarta (21), às 16h15, a série #Segue na Rede mostra aos alunos do 8ª e 9º ano as manifestações culturais dos países participantes da Copa. A programação da semana de Rioeduca na TV vai ao ar, na TV, pelo canal MultiRio (26 e 526 da NET/Claro), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h30. Todas as videoaulas também ficam disponíveis no YouTube da MultiRio.

Realizada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro com a MultiRio, a programação de Rioeduca na TV, com videoaulas apresentadas por professores da Rede Municipal, começou a ser veiculada em fevereiro do ano passado, no início do ano letivo. Com mais de 4 mil videoaulas exibidas no total, em 2021 e neste ano, a ação veio oferecendo uma programação com cerca de 10 horas diárias de conteúdos curriculares distribuídos de acordo com faixas de atendimento, etapas e modalidades de ensino: Educação Infantil até o 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, incluindo Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA), além dos projetos Carioca I, Carioca II e Travessia.

Todo o conjunto de videoaulas, organizados em playlists por ano de escolaridade, está disponível para que professores e estudantes acessem, a qualquer momento, no YouTube da MultiRio. Um dos destaques de Rioeduca na TV são as videoaulas “mão na massa”, com exibição iniciada no segundo bimestre deste ano letivo, com novo formato e uma abordagem mais prática dos temas curriculares.

Essas aulas trouxeram atividades, experiências e visitas externas, entre outros, propondo novas abordagens para habilidades curriculares já trabalhadas nas videoaulas “regulares” da programação. Voltadas para todos os anos de escolaridade são organizadas em “séries”: Programa de Criança, Agora é Com Você, Fique Ligado, Curiosidades, De Olho na Escrita e De Olho na Leitura, Língua Portuguesa em @ção, Onde Tem Matemática?, Se Liga na Ciência, #Segue na Rede, Por Aí, Curiosidades Históricas, Um Rio de Possibilidades e Rio de Leitores.

Programação de videoaulas de Rioeduca na TV

19 a 23 de dezembro
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h30 - videoaulas de 7h30 às 12h25 com reapresentações das 13h30 às 18h15 e das 19h às 20h30 (Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos).
Aulas “mão na massa” ao longo da programação da semana.
Canais: TV (canal MultiRio - 26 e HD 526 da NET/Claro); aplicativo Rioeduca em Casa e YouTube da MultiRio (www.youtube.com/multiriosme)
Programação completa em www.multi.rio/rioeducanatv