"Autonomia e pensamento crítico para toda a sociedade" – esse foi o tema da 3ª edição do Encontro Internacional de Educação Midiática, que reuniu especialistas, jornalistas, pesquisadores, educadores, representantes da sociedade civil e do poder público, nos dias 22 e 23 de maio, em Brasília.
Pioneira na discussão sobre o tema há mais de 30 anos, a MultiRio esteve presente no evento, organizado pelo Instituto Palavra Aberta. A diretora-presidente da empresa, Maíra Moraes, participou do painel “Educação Midiática em Todas as Idades: Experiências Práticas”. A mesa teve mediação de Alexandre Sayad, do EducaMídia, e reuniu representantes da Fundação Roberto Marinho, Universidade de Brasília (UnB), SaferNet e Universidade de São Paulo (USP).
Projeto ANDAR impulsiona o protagonismo estudantil
Maíra destacou a importância da MultiRio como empresa pública vinculada à prefeitura do Rio de Janeiro e apresentou a plataforma ANDAR – Agência de Notícias dos Alunos da Rede – como uma das frentes prioritárias voltadas à educação midiática. Segundo ela, a ANDAR busca valorizar o que estudantes têm a dizer e legitimar esses discursos dentro e fora da escola: “Eles constroem as pautas, entrevistam, apuram, editam. Estamos falando de escuta e de autonomia. Não é sobre ensinar a usar tecnologia. É sobre garantir a presença dos estudantes como sujeitos de fala”.
A presidente ressaltou ainda que a educação midiática precisa estar nas redes públicas como política educacional.
“Falamos muito da urgência de preparar os estudantes para o hoje. E eles já estão sendo impactados por narrativas, já estão criando conteúdo. Eles já estão nesse lugar — a questão é: nós, enquanto gestores públicos, estamos olhando para isso com intencionalidade?” (Maíra Moraes, presidente da MultiRio)
Documentário “4ª Cúpula Mundial de Mídia para Crianças e Adolescentes – 20 anos depois” resgata história e atualiza debate
Durante o Encontro foi exibido em primeira mão o documentário “4ª Cúpula Mundial de Mídia para Crianças e Adolescentes – 20 anos depois”, uma produção da MultiRio que revisita os compromissos firmados no evento, realizado no Rio de Janeiro em 2004.
O encontro, que contou com a MultiRio como uma das organizadoras à época, teve como o tema “Mídia de Todos, Mídia para Todos”. Duas décadas depois, o documentário atualiza o debate acerca da relação entre mídia e juventude. Reunindo especialistas na área, o documentário aborda temas como transformação digital, educação midiática, desafios do desenvolvimento de novas habilidades na juventude, além da ética e qualidade da mídia.
A exibição foi seguida de uma roda de conversa com a participação de Maíra Moraes e Cristiane Parente, consultora Unesco em Comunicação e Educação. A mediação foi de Ana Dubeux, editora-chefe do Correio Brasiliense.
“Olhando para esse documentário a gente consegue entender o passado, olhar para o presente e projetar um futuro em que, de verdade, as mídias para crianças e adolescentes sejam feitas com crianças e adolescentes”, avaliou Cristiane Parente, antes de completar:
“Precisamos pensar nessa qualidade e numa mídia que traga junto a Educação Midiática com responsabilidade para os meios de comunicação, para o poder público, para as escolas, para as famílias e para a sociedade. Como diz a nossa Constituição, criança é prioridade. E como diz aquele provérbio africano, ‘para educar uma criança é preciso toda uma aldeia’” (Cristiane Parente)
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