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MultiRio reforça pioneirismo na discussão de educação midiática e lança documentário
26 Maio 2025 | Por Thaisa Barreto
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Foto. Quatro representantes da MultiRio estão em pé, lado a lado, posando e sorrindo para a foto. Entre eles o banner vertical do evento.
Carolina Antonucci, diretora do Núcleo de Produção, Thaisa Barreto, assessora de imprensa, Maíra Moraes, diretora-presidente, e Mauricio Martins, diretor de Mídia e Educação, representaram a MultiRio no evento - Foto: Thiago Silva


"Autonomia e pensamento crítico para toda a sociedade" – esse foi o tema da 3ª edição do Encontro Internacional de Educação Midiática, que reuniu especialistas, jornalistas, pesquisadores, educadores, representantes da sociedade civil e do poder público, nos dias 22 e 23 de maio, em Brasília.

Pioneira na discussão sobre o tema há mais de 30 anos, a MultiRio esteve presente no evento, organizado pelo Instituto Palavra Aberta. A diretora-presidente da empresa, Maíra Moraes, participou do painel “Educação Midiática em Todas as Idades: Experiências Práticas”. A mesa teve mediação de Alexandre Sayad, do EducaMídia, e reuniu representantes da Fundação Roberto Marinho, Universidade de Brasília (UnB), SaferNet e Universidade de São Paulo (USP).

Foto. Três pessoas sentadas em poltronas brancas em cima de um palco.
A diretora-presidente da MultiRio, Maíra Moraes, participou do painel “Educação Midiática em Todas as Idades: Experiências Práticas” - Foto: Thiago Silva


Projeto ANDAR impulsiona o protagonismo estudantil

Maíra destacou a importância da MultiRio como empresa pública vinculada à prefeitura do Rio de Janeiro e apresentou a plataforma ANDAR – Agência de Notícias dos Alunos da Rede – como uma das frentes prioritárias voltadas à educação midiática. Segundo ela, a ANDAR busca valorizar o que estudantes têm a dizer e legitimar esses discursos dentro e fora da escola: “Eles constroem as pautas, entrevistam, apuram, editam. Estamos falando de escuta e de autonomia. Não é sobre ensinar a usar tecnologia. É sobre garantir a presença dos estudantes como sujeitos de fala”.

A presidente ressaltou ainda que a educação midiática precisa estar nas redes públicas como política educacional.

“Falamos muito da urgência de preparar os estudantes para o hoje. E eles já estão sendo impactados por narrativas, já estão criando conteúdo. Eles já estão nesse lugar — a questão é: nós, enquanto gestores públicos, estamos olhando para isso com intencionalidade?” (Maíra Moraes, presidente da MultiRio)

Documentário “4ª Cúpula Mundial de Mídia para Crianças e Adolescentes – 20 anos depois” resgata história e atualiza debate

Durante o Encontro foi exibido em primeira mão o documentário “4ª Cúpula Mundial de Mídia para Crianças e Adolescentes – 20 anos depois”, uma produção da MultiRio que revisita os compromissos firmados no evento, realizado no Rio de Janeiro em 2004.

Foto. Pessoas estão sentadas em cadeiras em uma sala escura com um telão.
O documentário “4ª Cúpula Mundial de Mídia para Crianças e Adolescentes – 20 anos depois” atualiza o debate acerca da relação entre mídia e juventude - Foto: Thiago Silva


O encontro, que contou com a MultiRio como uma das organizadoras à época, teve como o tema “Mídia de Todos, Mídia para Todos”. Duas décadas depois, o documentário atualiza o debate acerca da relação entre mídia e juventude. Reunindo especialistas na área, o documentário aborda temas como transformação digital, educação midiática, desafios do desenvolvimento de novas habilidades na juventude, além da ética e qualidade da mídia.

A exibição foi seguida de uma roda de conversa com a participação de Maíra Moraes e Cristiane Parente, consultora Unesco em Comunicação e Educação. A mediação foi de Ana Dubeux, editora-chefe do Correio Brasiliense.

“Olhando para esse documentário a gente consegue entender o passado, olhar para o presente e projetar um futuro em que, de verdade, as mídias para crianças e adolescentes sejam feitas com crianças e adolescentes”, avaliou Cristiane Parente, antes de completar:

“Precisamos pensar nessa qualidade e numa mídia que traga junto a Educação Midiática com responsabilidade para os meios de comunicação, para o poder público, para as escolas, para as famílias e para a sociedade. Como diz a nossa Constituição, criança é prioridade. E como diz aquele provérbio africano, ‘para educar uma criança é preciso toda uma aldeia’” (Cristiane Parente)

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