SAGUI 001 bx
Clique na imagem para ampliar (desenho e cores: Eduardo Duval, Frata Soares e André Leão)

 Vive em pequenos grupos, alimenta-se de ovos de pássaros, frutos e insetos.

 

Peso 250g
Tamanho 30cm mais 35cm de cauda
Ninhada 2 filhotes por vez, sempre gêmeos
Tempo de vida 20 anos



Em vários pontos da cidade, eles chamam a atenção, pulando de galho em galho, soltando guinchos que parecem assovios ou andando em fila sobre os fios da rede elétrica. São os saguis, pequenos micos que foram trazidos do Nordeste e se espalharam pelas matas do Rio de Janeiro.

Apesar de alegres e amigáveis, os saguis podem ser perigosos. Quando ameaçados, podem reagir com mordidas e arranhões. Mas eles são um perigo ainda maior para os pássaros.

Como sua população cresceu descontroladamente na cidade, por falta de predadores naturais. E como eles adoram se alimentar de ovos de pássaros, que roubam de dentro dos ninhos, podem causar uma redução perigosa no número de muitas aves tipicamente cariocas.

Ainda é preciso muito estudo para sabermos qual é o impacto real dos saguis sobre a população de pássaros na cidade, mas esse caso nos traz uma lição importante a respeito da natureza.

É isso que acontece quando uma espécie exótica* é retirada de um ecossistema e introduzida em outro, sem o devido planejamento ou acompanhamento. O equilíbrio natural é alterado, e algumas espécies acabam ameaçadas ou até mesmo extintas.

* Nesse caso, a palavra “exótica” significa “vinda de fora” ou “de outro lugar”.