QUATI 001 A
Clique na imagem para ampliar (desenho e cores: Eduardo Duval, Frata Soares e André Leão)

 

Peso 3kg a 6kg
Tamanho 60cm mais 70cm de cauda
Ninhada 2 a 7 filhotes
Tempo de vida 15 anos

 

 


Quem visita a Floresta da Tijuca certamente já viu de perto um desses simpáticos animaizinhos, que até parecem bichos de pelúcia. Espertos, ágeis e sociáveis, os quatis são animais típicos da Mata Atlântica, mas também habitam outras regiões da América do Sul, Central e do Norte.

Parente do guaxinim, o quati tem como características mais marcantes a cauda listrada em anéis e o focinho comprido. Vivendo em bandos de quatro ou mais integrantes, os quatis são muito ativos, passando a maior parte do dia em movimento, em busca de comida.

Eles passam grande parte do tempo sobre as árvores, mas volta e meia descem ao chão para catar frutos, insetos e outros alimentos.

Em parques e reservas biológicas como a Floresta da Tijuca, os quatis podem se acostumar rapidamente com a presença humana. Porém, essa proximidade pode ser perigosa tanto para nós quanto para eles.

Muitas pessoas oferecem alimentos industrializados aos quatis, como forma de atraí-los. E alguns desses produtos podem fazer mal. Da mesma forma, quando percebem a presença de humanos carregando frutas ou outros alimentos, eles podem avançar para roubar comida. Ou até mesmo atacar adultos e crianças por medo ou como uma reação instintiva.

Por isso, é muito importante não alimentar os animais selvagens e estar sempre atento para não deixar para trás os restos de piqueniques e churrascos que possam representar perigo para os animais, como latas, embalagens e sacolas plásticas.