ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Projeto de arborização na E.M. Presidente Gronchi
15 Abril 2015 | Por Fernanda Fernandes
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

GRONCHI 1 OKOs alunos do 4º e do 5º anos da E.M. Presidente Gronchi, no Jardim América, participaram, no começo de abril, de uma ação educativa da Fundação Parques e Jardins, órgão da Secretaria de Meio Ambiente. Como parte do projeto O Rio Planta, Eu Cuido, que busca a ampliação da arborização urbana e a preservação das árvores da cidade em bairros carentes de vegetação, um pé de pau-ferro foi plantado em uma área cedida pela direção da escola, em um jardim próximo ao parquinho. “Pensamos em plantar o pau-brasil, que é muito representativo na história do país e conhecido pelas crianças, mas, como essa espécie tem pequenos espinhos, optamos pelo pau-ferro”, explica Vandré Maya, engenheiro florestal da FPJ.

GRONCHI - dentroOKNas escolas da Rede, a intenção é conscientizar as crianças e fazer com que a informação chegue a pais e responsáveis. “Está havendo uma recusa muito grande dos moradores sobre o plantio de árvores. Eles acham que a árvore vai cair, sujar as ruas, estourar as calçadas, etc. Por isso, decidimos começar o processo de conscientização pelas crianças, para que repliquem a informação em casa e multipliquem essa ideia”, conta o engenheiro.

A ação teve início com uma conversa da equipe da Fundação com os alunos sobre os benefícios trazidos pelas árvores e a importância do cuidado. Então, as crianças foram acompanhar de perto o plantio. “Vocês são responsáveis por cuidar desta árvore e não deixar que os alunos mais novos a destruam”, disse a diretora Ilma Fátima Valverde. Os estudantes perguntavam se podiam jogar água, prometiam cuidados especiais e pareciam encantados com a atividade. “Nunca plantei uma árvore, nem vi ninguém plantar! Vou trazer minha mãe aqui para conhecer!”, entusiasmava-se Júlia da Costa, aluna do 5º ano.

GRONCHI - foto grande3

Segundo a diretora, ao saber do evento que aconteceria na escola, os alunos propuseram que fossem feitas paródias musicais sobre preservação ambiental. Assim, quando o pau-ferro já ocupava o jardim da escola, a turma do 5º ano cantou uma das versões, feita a partir da música Cuida Bem Dela (da dupla sertaneja Henrique e Juliano), referindo-se ao cuidado com a árvore. Depois, foi a vez dos alunos do 4º ano fazerem uma breve apresentação de diferentes tipos de solo e tirarem dúvidas com o engenheiro florestal sobre algumas experiências que realizaram.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp