ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Mostra pedagógica expõe trabalhos desenvolvidos na E.M. Madrid
29 Novembro 2016 | Por Fernanda Fernandes
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
Foto: Alberto Jacob Filho

A E.M. Madrid, em Vila Isabel (2ª CRE), realizou sua Mostra Pedagógica no último mês. Na ocasião, foram exibidos vídeos, programas de rádio, maquetes, peças teatrais, entre outros trabalhos. Segundo a coordenadora da escola, Dayse Guimarães, o evento acontece todos os anos e é uma oportunidade de expor a produção dos estudantes (do 6º ao 9º ano) ao longo de 2016. “Reunimos os trabalhos mais bem-sucedidos, de diferentes disciplinas, para integrar a mostra”, conta Dayse.

Os temas tratados foram os mais diversos. Na Sala de Leitura, a professora Isabel Sampaio desenvolveu atividades relacionadas a contos gregos, em alusão ao país onde os Jogos Olímpicos foram criados. “Eles leram e reescreveram alguns contos, como, por exemplo, Os Doze Trabalhos de Hércules, transformando-os em fotonovelas. A edição das imagens ficou com o aluno Arthur de Morais, sendo finalizada pela professora de História, Andréa Dias”, explica Isabel.

Foto: Alberto Jacob Filho

A Grécia também foi tema de maquetes, que retratavam os templos da Antiguidade; de trabalhos sobre a influência grega da língua portuguesa; e de três peças teatrais, em que a turma 1603 representou as histórias A Caixa de Pandora, Prometeu Acorrentado e Atalanta.

Inspirados no Profeta Gentileza – tema de trabalhos de Artes, Língua Portuguesa e Inglesa –, os alunos da turma 1901 apresentaram uma adaptação para teatro do vídeo O Vírus da Gentileza. “Os alunos estavam ansiosos para as apresentações, se empolgam e curtem muito! É uma delícia embarcar nesses projetos com eles”, conta Bia Alexandrisky, professora de Artes Cênicas.

Sobre os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, foram feitas maquetes retratando diferentes modalidades esportivas, programas de rádio e um jogral, feito pela turma 1702, contando a história dessas competições.

Megassaudável inspira produção audiovisual

Foto: Alberto Jacob Filho

A coletânea Por uma Adolescência Megassaudável, feita pela MultiRio, também inspirou debates e a realização de curtas pela turma 1902. Os alunos produziram vídeos sobre as relações dos adolescentes com amigos e com a família; a prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e a gravidez; o uso de drogas; além de questões problemáticas sobre a utilização de redes sociais, como a criação de perfis falsos.

A coletânea da MultiRio é composta por série televisiva, livro do aluno e livro do professor. O objetivo dessas produções é divulgar uma forma de vida mais saudável e consciente, abrindo espaço para o debate entre os adolescentes, destacando temas como a busca pela identidade adulta, a saúde, a sexualidade, a violência e as transformações físicas, emocionais e comportamentais dessa fase da vida.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp