ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

O futuro é a bioarquitetura
23 Janeiro 2017 | Por Sandra Machado
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
Na Islândia, as construções são cobertas com um telhado de gramado, que garante isolamento térmico. As casas de turfa irlandesa estão presentes em todas as classes econômicas, e a técnica é considerada patrimônio da Unesco (Fonte: treehugger.com)

Utilização de materiais locais, que evitam a necessidade de transporte, e de fontes de energia renováveis. Adoção de sistemas de iluminação e ventilação naturais. Captação de água da chuva e reuso da água. Estas são algumas das orientações da chamada bioarquitetura, ou arquitetura viva, que, devagar, começa a marcar presença no Brasil. Sua ideia básica, concebida nos anos 1960, recomenda que o abrigo construído pelo ser humano seja encarado como parte do metabolismo do meio ambiente onde está inserido. Duas décadas mais tarde, o termo “bioarquitetura” começou a ser empregado por arquitetos europeus e norte-americanos, preocupados em diminuir os efeitos negativos gerados pela indústria da construção civil, que ainda hoje é uma das maiores poluidoras do planeta.

A escala do impacto promovido pelos assentamentos urbanos só tende a aumentar: segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), aproximadamente 85% da população mundial estará morando nas grandes cidades até 2027. O que ganha contornos alarmantes, considerando-se o atual déficit habitacional, de onde se originam as submoradias e seus consequentes reflexos sociais e ambientais.

Situação do país hoje

Na década de 1990, Estados Unidos, Canadá e União Europeia adotaram critérios padronizados para avaliar o grau de sustentabilidade das construções. No momento, o sistema de referência no Brasil é a Certificação Leed (Leadership in Energy and Environmental Design), do US Green Building Council (GBC), ou Conselho Norte-Americano de Prédios Verdes. Ela contempla a redução da emissão de gases de efeito estufa e a economia de recursos na construção civil, além de questões de acessibilidade, mobilidade, qualidade do ar e demais aspectos referentes ao bem-estar dos usuários.

A Base Militar de Santa Catarina tem diversos elementos da bioarquitetura (Fonte: ecodesenvolvimento.org)

Apesar de os prédios ecológicos custarem 5% mais na fase de construção, seus imóveis são mais valorizados e o custo adicional é rapidamente recuperado pela taxa de condomínio, comparativamente 30% mais baixa, graças à economia de água e de energia elétrica. Quatro em cada cinco desses edifícios, a maioria em São Paulo, são comerciais e costumam contar com elevadores que consomem até 40% menos energia, vidros isotérmicos, que melhoram a iluminação sem elevar a temperatura, e até áreas cobertas com vegetação, o que reduz a necessidade de uso do ar-refrigerado.

Atualmente, um em cada cinco lançamentos imobiliários possui características de sustentabilidade. O Brasil ocupa a terceira posição entre os países com maior número de edifícios com certificação Leed, atrás apenas dos Estados Unidos e da China. Quanto à participação do poder público, algumas mudanças já se fazem perceber. A Política Nacional de Resíduos Sólidos representa uma evolução no sentido de propiciar o aumento da reciclagem de materiais e da reutilização de resíduos, por meio da substituição dos velhos lixões por complexos modernos em todo o país. O maior desafio, no entanto, está em mudar a cultura da população, disseminando uma postura de cidadania sustentável e de consumo mais consciente, com a inclusão curricular do tema nas escolas.

Volta às origens conta com reforço das tecnologias limpas

Uma fonte de inspiração para a bioarquitetura têm sido os sistemas tradicionais de construção, únicos existentes até o advento da era industrial, que resgatam o valor dos trabalhos manuais e dos materiais naturais renováveis e não poluentes. Pesquisas têm apontado novas formas de utilizar cimento e alumínio, que são agressivos ao meio ambiente, diminuindo a quantidade empregada em um canteiro de obra. Bambu, palha e madeira reflorestada ou proveniente de manejo certificado são escolhas preferenciais. Além disso, a tecnologia para tratamento natural dos efluentes domésticos impede que o esgoto chegue in natura aos rios e aos lençóis freáticos.

Exemplo de parede verde (Fonte: ftrctlb.com)

Medidas simples sempre podem ser implantadas. Em relação à água, escolhendo torneiras com temporizador, chuveiros com redutor de volume e instalando um sistema de armazenamento de água da chuva para utilização nas áreas externas dos prédios. Quanto à energia, adaptando áreas de exposição para captação de energia solar, a fim de iluminar áreas comuns. Para o lixo, disponibilizando infraestrutura de seleção e reciclagem e para a transformação do material orgânico em compostagem e adubo. E até pintando telhados e lajes de branco, o que ajuda a reduzir a temperatura interna, porque faz refletir até 90% dos raios solares.

Fontes:

Agência Senado, Site MBE Coppe UFRJ, Site do Instituto para o Desenvolvimento da Habitação Ecológica, Blog Reciclaflores, Revista Vida Simples

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp