ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Seis programas imperdíveis para aproveitar o final das férias
25 Janeiro 2017 | Por Fernanda Fernandes
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

A volta às aulas se aproxima, mas ainda há tempo de adultos e crianças se divertirem em diferentes atividades culturais pela cidade. Confira seis programas que vão animar o final das férias:

 

Foto: Divulgação

1) Exposição Brinquedos à Mão – Coleção Sálua Chequer

Com um acervo de mais de 1.300 objetos, a mostra reúne brinquedos feitos de barro, pedaços de pau e de pano, latas de óleo, caixas de papelão etc. As peças que compõem a exposição foram coletadas ao longo dos últimos 30 anos, durante pesquisas de campo de Sálua Chequer (educadora responsável pela curadoria), em diversas cidades do interior e nas capitais. Os brinquedos foram adquiridos de artesãos, presenteados por amigos e garimpados em feiras livres de Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará e Piauí.

Os educadores que se interessarem pelo tema podem se inscrever para participar da oficina Resgate de Brincadeiras Tradicionais, Parlendas e Estórias, ministrada pela curadora da exposição, no dia 10 de fevereiro (sexta-feira), em duas turmas (manhã e tarde), com 30 vagas cada. As inscrições devem ser feitas até o dia 31 de janeiro, pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., com doação de um quilo de alimento não perecível. Uma visita guiada também será realizada no dia 11(sábado), às 15h, com entrada gratuita.

Onde? Caixa Cultural Rio de Janeiro – Galeria 3. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro.
Quando? Até 19 de fevereiro de 2017. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Quanto? Gratuito.
Mais informações: (21) 3980-3815.

 

Foto: João Saidler

2) Museu Light da Energia

Com jogos eletrônicos, painéis multimídia e artefatos históricos, o museu ensina o uso eficiente e seguro de energia elétrica de forma lúdica e interativa. Uma programação especial foi elaborada para o período de férias escolares, e inclui visita guiada ao museu (10h), contação de histórias (11h), peça teatral (14h) e visita histórica no bonde elétrico (15h).

Onde? Centro Cultural Light. Avenida Marechal Floriano, 168, Centro. Próximo à estação do metrô Presidente Vargas.
Quando? Até 3 de fevereiro de 2017. De segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.
Quanto? Gratuito.
Mais informações: facebook.com.br/museulightdaenergia

 

Foto: Dilvugação

3) A Arte de criar com Lego

Com um espaço de mais de 1.800 m², a exposição – visitada por 85 mil pessoas no Rio de Janeiro – apresenta obras feitas com peças de lego pelo artista Nathan Sawaya. Atração para adultos e crianças, a mostra traz criações que vão desde O Pensador, do escultor francês Auguste Rodin, até um dinossauro de seis metros de comprimento, feito com 80.020 peças.

Onde? Museu Histórico Nacional. Praça Marechal Âncora, s/nº, Centro.
Quando? Até 5 de fevereiro. Terça a sexta-feira, das 10h às 17h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h.
Quanto? R$20. Professores da rede pública estadual e municipal e de escolas particulares têm entrada franca, e menores de 21 anos pagam meia.
Mais informações: http://expo-theartofthebrick.com.br

 

Foto: Alexandre Macieira/ Riotur

4) Férias na Cidade das Artes

O complexo cultural oferece programação gratuita para as crianças nas tardes de sábado, com oficinas, aulas de música e dança, teatro e diversas atividades interativas.

Em 28 de janeiro, a proposta é Música e movimento: um dia para viver experiências sonoras, danças, instrumentos e ritmos da cultura brasileira. No dia 4 de fevereiro, o tema das atividades é Circo, com espetáculos de mágica, acrobacias e até oficina de palhaço.

 

Onde? Cidade das Artes. Avenida das Américas, 5300, Barra da Tijuca.
Quando? 28 de janeiro e 4 de fevereiro, das 14h às 18h.
Quanto? Gratuito.
Mais informações: http://www.cidadedasartes.org

 

Foto: Wikimedia Commons

5) Museu do videogame itinerante

Videogames clássicos que fizeram história no Brasil e no mundo – como Atari, Master System, Mega Drive, Nintendo 64 e Sega Saturn – fazem parte desta exposição itinerante que atrai público de todas as idades.

Criado há cinco anos pelo jornalista e curador Cleidson Lima, o Museu do Videogame Itinerante não tem sede fixa e, neste ano, vai visitar cidades de todos os estados do Brasil. No Rio, foi montado em um shopping, onde os visitantes podem conhecer mais de 250 consoles dos últimos 42 anos e ainda jogar os maiores clássicos em mais de 30 consoles de todas as gerações. Enduro, Super Mario Bros, Donkey Kong, Alex Kid, Street Fighter, entre outros, marcam presença e despertam nostalgia nos adultos e curiosidade nas crianças.

Onde? Shopping Nova América. Avenida Pastor Martin Luther King Junior, 126, Del Castilho.
Quando? Até 29 de janeiro (domingo). Das 10h às 22h (segunda a sábado) e das 13h às 21h (domingo).
Quanto? Gratuito.
Mais informações: http://www.museudovideogame.org/

 

Foto: Divulgação/ MAR

6) Oficina de memes no MAR

Os educadores Priscilla Gabrielle e André Vargas comandam a Oficina Meme-me no Museu de Arte do Rio – MAR, no sábado, 28 de janeiro. Com apenas 20 vagas disponíveis e voltada para crianças a partir de 8 anos (acompanhadas dos responsáveis), a atividade irá propor a criação de obras-memes, experimentando múltiplas formas de interpretação e de apropriação das obras em exposição.

As inscrições devem ser feitas no dia, a partir das 13h, na recepção da Escola do Olhar, por ordem de chegada, até completar o total de vagas.

 

Onde? Museu de Arte do Rio – MAR. Praça Mauá, 5, Centro.
Quando? 28 de janeiro, sábado, às 14h.
Quanto? Gratuito.
Mais informações: (21) 3031 – 2741.

 

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp