Feira da Alimentação Saudável agita a E.M. Domingos Bebianno
10 Julho 2017 | Por Sandra Machado
Caracterizados de MasterChef, Andressa e Isaque esbanjaram simpatia na barraca que destacou e teve degustação de leite (Foto: Alberto Jacob Filho, 2017, MultiRio)

Quando o cardápio em casa não costuma variar muito, às vezes o que falta é só um empurrãozinho de fora para nos revelar o prazer de apreciar novos paladares. Com o apoio dos professores, as crianças da E.M. Domingos Bebianno (3ª CRE), em Inhaúma, não apenas compartilharam informações sobre a comida mais nutritiva, como também ofereceram aos coleguinhas um colorido festival de degustação, acrescentando aos alimentos conhecidos do refeitório algumas novidades, como o bolo de beterraba, e deixando um pouco de lado as balas, frituras e os refrigerantes.

Descrevendo as propriedades benéficas de cereais, legumes, tubérculos e até temperos, os apresentadores aproveitavam para oferecer porções para quem desejasse provar. Nem mesmo os diferentes tipos de óleo usados para cozinhar ficaram fora do debate sobre o que deixa forte e faz crescer. Este ano, em razão dos muitos eventos que a escola realiza, a Feira da Alimentação Saudável, que estava prevista para maio, ficou para 29 de junho. Por enquanto, as crianças apresentam o assunto apenas umas para as outras. Na edição de 2018, no entanto, a ideia é estender o convite à participação dos pais – justamente quem mais precisa de aconselhamento nutricional, na opinião da diretora Tula dos Santos Breves.

“A melhor escola do mundo”

Foi reservado até um espaço, à sombra de uma árvore, para conhecer os livros temáticos que, antes de a gente se sentar à mesa, já vão alimentando a imaginação (Foto: Alberto Jacob Filho, 2017, MultiRio)

Tula entrou na E.M. Domingos Bebianno como coordenadora, em 2004, e há três anos assumiu a Direção. Desde então, contagia a todos com o lema que criou para a escola: “O melhor lugar do mundo é aqui. Lugar de gente feliz”. Sonha, também, com o dia em que as instalações sejam mais apropriadas para a única turminha da Educação Infantil, atualmente com 28 crianças, com um banheiro adaptado para o tamanho delas, por exemplo. “Este prédio é alugado. A família dona do Shopping Nova América construiu a escola para os filhos dos operários”, conta, se referindo à extinta Companhia América Fabril, que empregava centenas de moradores da região. Enquanto o presidente e fundador batiza a unidade da Rede Municipal de Ensino, seu filho Adhemar Bebianno, também homenageado, empresta o nome à antiga Estrada Velha da Pavuna.

Pelos cálculos mais recentes, existem 423 alunos estudando na escola, seja no primeiro segmento do Ensino Fundamental, seja no 6º Ano Experimental. A maioria é moradora de localidades vizinhas, como Fazendinha, Nova Brasília e Grota, no Complexo do Alemão, ou da Favela da Galinha, em Inhaúma mesmo. Apesar de conflitos constantes impedirem que as crianças frequentem as aulas todos os dias, o Ideb é de 5,9, apenas dois décimos abaixo da meta atual da Secretaria Municipal de Educação, de acordo com a diretora. “Por aqui ser um espaço pequeno, aproveito para integrar todo mundo. Os alunos não ficam sozinhos nunca e as salas são monitoradas por câmeras. Faço questão de que as crianças estejam sempre bem arrumadinhas. Se, por acaso, alguma menina chega descabelada, eu corrijo brincando e pergunto: você veio de moto? As crianças se divertem muito!”

A diretora Tula, entre a diretora adjunta Cláudia e o coordenador João Carlos: equipe afinada (Foto: Alberto Jacob Filho, 2017, MultiRio)

Com 32 anos de Município, durante um bom tempo Tula conciliou dois expedientes – o segundo, no Ciep Coronel Sarmento (3ª CRE), que fica próximo, onde lecionava. No momento, consegue ter dedicação integral à Domingos Bebianno, na qual chega a trabalhar mais de 12 horas por dia. “Felizmente, tenho comigo os pais, que procuro atender mesmo que venham fora do horário. Eles nos apoiam muito e estão sempre cobrando que a gente passe a oferecer todo o segundo segmento. Enquanto isso não acontece, me preocupo em conseguir a melhor escola possível para encaminhar nossas crianças a partir do 7º ano.”