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Curso on-line aborda mediação de conflitos para gestores da Rede Pública Municipal de Ensino
18 Dezembro 2017 | Por Fernanda Fernandes
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No mês de novembro, diretores e diretores-adjuntos de escolas, EDIs e creches municipais do Rio de Janeiro, além de lideranças do Nível Central e das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), concluíram o curso on-line Transformando Conflitos em Oportunidades, organizado pela Gerência de Desenvolvimento e Treinamento Técnico-Administrativo da Coordenadoria de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (E/SUBG/CRH/GDTA), e disponibilizado por meio de uma parceria com a MultiRio.

Ministrado pela professora Débora Dias Gomes, mestre em Educação com experiência na área de Gestão Educacional, o curso teve como objetivo oferecer conhecimentos e técnicas para a administração e mediação de conflitos em diversos ambientes. Dividido em três módulos, concluídos em 12 semanas, o conteúdo abordou conceitos, apresentou metodologias e ferramentas e destacou competências e habilidades necessárias a um mediador.

Segundo a equipe da GDTA, a proposta foi pensada a partir do sucesso na execução do projeto-piloto de mesmo nome, que disponibilizou cem vagas para servidores atuantes na área técnico-administrativa em 2016.

“Os servidores participaram intensamente das atividades propostas no curso presencial e as avaliações de reação mostraram o interesse pelo assunto e a necessidade de uma disseminação mais ampla do tema. Então, neste ano, propusemos que a formação nessa área fosse estendida a outras lideranças”, afirmou Sandra Denise Kormann, gerente de Desenvolvimento e Treinamento Técnico-Administrativo.

Avaliação positiva do curso on-line

No formulário de avaliação preenchido pelos participantes ao final do curso, foram feitos elogios, críticas e comentários, a fim de que os resultados pudessem ser medidos e futuras ações, aperfeiçoadas.

Sobre a aplicabilidade dos conteúdos no exercício de sua função, 99% dos participantes opinaram que o material disponibilizado no curso (roteiros, filmes, textos, vídeos, exercícios) atendeu ou superou as expectativas.

“Momentos como este nos valorizam como gestores e nos atualizam nas demandas diárias. Meu desejo é que outros cursos possam ser planejados, a fim de nos orientar e tirar dúvidas sobre situações do cotidiano. Muitas vezes nos vemos sem embasamento para tomar decisões”, falou Rosane Machado Costa, diretora do EDI Professora Maria do Carmo Souza Piran (8ª CRE).

“Disponibilizar o curso on-line facilitou muito, pois pude escolher os dias e os horários que melhor me atenderiam. O tema foi bastante pertinente e atual”, disse Lucia Gomes, gestora do Ciep Avenida dos Desfiles II (1ª CRE).

“O curso foi maravilhoso. Utilizarei as dicas na vida e, principalmente, em meu ambiente de trabalho. Serei um multiplicador, repassando o conteúdo para as pessoas que não tiveram a espetacular oportunidade que eu tive”, entusiasmou-se Lilian C. Pinheiro Viegas, diretora-adjunta da C.M. Tia Malu (7ª CRE).

Entre os comentários, foi sugerido que exemplos práticos relacionados ao dia a dia das escolas fossem mais explorados, por exemplo, por meio de vídeos com situações ou problemas reais, posteriormente comentados por um especialista e com recomendações de intervenção.

“Seria interessante ter estudos de caso nos quais os conflitos ‘extramuros’, a ambiência externa, dificultam o clima organizacional. Exemplos de histórias reais, com personagens reais, em que o clima organizacional era ruim e, depois da intervenção de um mediador, a história mudou. É necessário validar o trabalho do gestor escolar, aquele que está dia a dia na escola e que, muitas vezes, é um excelente mediador, incentivador, entusiasta, mas vê aspectos alheios a sua vontade colocarem em risco todo o trabalho e todos os avanços”, comentou um participante não identificado, no formulário de avaliação do curso.

Também foi proposto por diferentes gestores: que o gabarito das questões fosse recebido ao final de cada avaliação; que se enviassem lembretes sobre as aulas, via e-mail ou mensagem no celular, haja vista a correria na rotina de trabalho; e, ainda, que as aulas ficassem disponíveis por mais tempo, para que o conteúdo pudesse ser revisto e compartilhado com outros funcionários da escola. 

“Seria interessante a indicação de dinâmicas que nos permitissem discutir e refletir sobre esse tema tão importante com nossas equipes, durante as reuniões”, acrescentou um dos participantes.

Nas avaliações, houve muitos pedidos por novos cursos de mesmo formato e para que, quando possível, sejam incluídos momentos presenciais para a troca de experiências – pelo menos um no início e outro ao fim do curso.

Entre os temas de interesse indicados estão: motivação, liderança e trabalho em equipe; neurociência aplicada ao ambiente de trabalho; gestão do espaço da cozinha; e a parceria entre escola e família.

De acordo com a equipe da Gerência de Desenvolvimento e Treinamento Técnico-Administrativo, outros projetos com temas relevantes e atuais estão sendo desenvolvidos, em parceria com a MultiRio, para dar subsídios aos servidores em suas atividades profissionais.

 
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