ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Vinte e cinco destaques dos 25 anos da MultiRio
17 Outubro 2018
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

1- Criação
Em 1993, quando a internet era algo restrito e os smartphones existiam apenas na ficção científica, a Lei nº 2.029, de 18 de outubro, autorizou a criação da MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios Ltda. Caso único no país de uma empresa pública atuando no campo da midiaeducação e associada à política educacional, a MultiRio surgiu aberta às novas tecnologias de informação e comunicação que estavam por vir, como atesta o Artigo 2º: “A MULTIRIO terá por objeto social a promoção de ações educativas através da geração, produção e difusão de dados, sons e imagens.”

2- Entrevistas com grandes personalidades
Em duas décadas e meia, entrevistamos especialistas e expoentes de diversas áreas do conhecimento: Dias Gomes, Nélida Piñon, Gilberto Gil, Roberto DaMatta, Eduardo Coutinho, Isabel Lustosa, António Nóvoa, Roberto Lent, Barbara Heliodora, Ferreira Gullar e muitos outros. Em algumas ocasiões, as repercussões dessas entrevistas foram além do estímulo à reflexão e da difusão do conhecimento. Em 23 de junho de 1999, a série Cidade e Educação recebeu, ao vivo, o arquiteto Oscar Niemeyer. O pedreiro Evando dos Santos ligou para o programa e perguntou se Niemeyer não poderia ajudá-lo a construir uma biblioteca popular. O arquiteto aceitou, e o resultado é a Biblioteca Comunitária Tobias Barreto de Meneses, na Vila da Penha. Assista abaixo à conversa entre Oscar e Evando.

3- Relação com a cidade do Rio de Janeiro
Sendo uma empresa municipal, é claro que a cidade do Rio tem um lugar especial em nossa produção. A história, o povo, os locais, o patrimônio, as virtudes e os desafios do Rio de Janeiro são inspirações e temas constantes de séries, programas, reportagens e publicações, que retratam a cidade como recurso educativo e espaço de ação. Alguns dos produtos que merecem destaque são as séries televisivas Cidade e Educação; Rio, a Cidade; Rio, Capital do Conhecimento; Cidade Inteligente; e Cidade Integrada; as séries de matérias jornalísticas Rio Multicultural; Bairros Cariocas; e Palácios da Cidade; e o módulo sobre a história da cidade do site História do Brasil.

4- Mais de mil episódios de Rio, a Cidade.
A série Rio, a Cidade foi ao ar diariamente, de segunda a sexta, entre 2001 e 2008. Ao todo, foram exatamente 1.450 episódios ao vivo e interativos que, por meio de entrevistas, trataram da vida na cidade do Rio, de suas instituições e de sua população. Assista abaixo a um trecho do milésimo episódio, exibido em 2006.

5- Juro que Vi
Entre nossos produtos que se destacaram nesses 25 anos de atuação está a série de curtas de animação Juro que Vi, que, com a colaboração de alunos da Rede Pública Municipal, propôs releituras de lendas do folclore brasileiro. O Curupira (2003), O Boto (2004), Iara (2004), Matinta Perera (2006) e Saci (2009) colecionaram prêmios e reconhecimento, e, assim como as histórias nas quais se baseiam, tornaram-se atemporais.

Entre as distinções recebidas, vale lembrar os prêmios de melhor animação no Festival de Pernambuco de 2004 para O Curupira; melhor curta do júri popular no Anima Mundi de 2005 para O Boto; o prêmio especial do presidente da Japan Foundation em 2007 para Matinta Perera; e melhor curta-metragem de animação no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2010 para Saci. Além disso, os desenhos da série integram a antologia Animação brasileira: 100 filmes essenciais.

6- Produção audiovisual
De 1995 a 2016, estivemos na TV aberta e, desde 2000, estamos no Canal 26 da NET Rio. Nosso acervo é composto por milhares de horas de conteúdo cultural e educativo nos mais diferentes formatos: jornalístico, documentário, dramaturgia etc. A constante experimentação com novas mídias e novas linguagens deu origem a séries como O Mochileiro do Futuro (que pode ser assistida com óculos 3D), #educa (concebida como uma live de Facebook), Tempo de Estudar - História (inspirada na linguagem dos youtubers) e Morde a Língua (baseada no formato dos vlogs). E muitas novidades vêm por aí com as novas séries Dando IdeiaMeias HistóriasCidade MundoVale a Penha Como É bom Tocar um Instrumento, que estream em breve.

7- Cartas Animadas pela Paz
O projeto Cartas Animadas pela Paz, realizado entre 2001 e 2008, é formado por sete animações escritas, animadas e dirigidas por estudantes de escolas municipais localizadas em áreas conflagradas da cidade. Nos desenhos Simplesmente Acari, Paz no Jacarezinho, A esperança do menino, Noite feliz, O mendigo sortudo, Um sonho de paz e Os dois lados da favela, as crianças expressaram suas visões de mundo, as formas como a violência as afetava e, ainda, manifestaram aspirações e sonhos, e revelaram o que a escola e a educação representavam para elas. Em 2005, o projeto foi premiado como uma das melhores práticas de mídia e educação da América Latina pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Assista a alguns dos curtas em nosso Portal.

8- Reconhecimento nacional e internacional
Em nossa trajetória, recebemos diversos prêmios. Em 2001, a Unesco nos concedeu o Prêmio Camera por considerar que havíamos desenvolvido a melhor política cultural de TV naquele ano. Além de diversas produções premiadas em festivais, como Juro que Vi, Aventuras Cariocas, Detetives da Ciência e Aquitã, o indiozinho, já recebemos honrarias da Universidade de São Paulo (2002), da Folha Dirigida (2005), do Prêmio VIVALEITURA (2011) e do Festival Comkids Prix Jeunesse Iberoamericano (2017).

vivaleitura

9- IV Cúpula Mundial de Mídia para Crianças e Adolescentes
Em 2004, fomos uma das instituições responsáveis pela organização da quarta edição do evento mundial originado na Austrália, em 1995, e promovido pela World Summit on Media for Children Foundation. Com o tema Mídia de todos, mídia para todos, a IV Cúpula reuniu mais de três mil pessoas de 70 países durante os dias 19 e 23 de abril para debater e analisar a produção midiática voltada para crianças e adolescentes. Um dos destaques do evento foi a Carta do Rio, documento produzido pelos 150 adolescentes participantes no qual expressam suas reivindicações, proposições e aspirações (leia a Carta do Rio).

logo cúpula

10- Rio Mídia
Desdobramento direto da IV Cúpula, o Rio Mídia – Centro Internacional de Referência em Mídia para Crianças e Adolescentes fez parte de nossa estrutura entre 2004 e 2008. O objetivo era apoiar, divulgar e pesquisar a produção de mídia de qualidade para a infância e a adolescência e sua utilização nas escolas. Durante esse período, o site Rio Mídia esteve abrigado em nosso Portal, e organizamos quatro edições do Encontro Internacional Rio Mídia, nas quais profissionais e pesquisadores do Brasil e do mundo refletiram sobre as relações entre mídia, crianças e adolescentes.

riomidiabanner

11- Revista Nós da Escola
Publicada entre junho de 2001 e setembro de 2008, a revista Nós da Escola marcou época entre os professores da Rede Municipal de Ensino. Em suas 64 edições, teve como objetivo principal a atualização profissional dos docentes da SME a partir de artigos, entrevistas e reportagens sobre educação e cultura, além de divulgar experiências de sucesso em escolas da Rede e propor atividades a serem desenvolvidas.
Acesse o acervo da Nós da Escola.

12- Programa Século XX1
O programa, ativo entre 2002 e 2008, foi criado para aproximar os professores da Rede das grandes questões contemporâneas e para promover o uso de mídias nas escolas. Em seu site, reunia textos analíticos e jornalísticos, indicações de produtos culturais, sugestões de atividades pedagógicas e experiências escolares bem sucedidas sobre temas prementes do mundo atual, como a violência urbana, o mercado de trabalho, as novas tecnologias, a vida urbana e as mudanças climáticas.

A Mostra de Projetos Século XX1, realizada de 2003 a 2008, buscou estimular e divulgar trabalhos desenvolvidos por professores da Rede que envolveram a apropriação de diferentes mídias no ambiente escolar. Em suas seis edições, recebeu quase 500 atividades, entre as quais 139 foram selecionadas e expostas, favorecendo o intercâmbio de experiências.

logo sec21

13- Portal MultiRio
Desde 1996, temos uma página própria na internet. De lá para cá, foram várias versões, que acompanharam a evolução das tecnologias de informação e comunicação. Com a versão atual do Portal, no ar desde 2015, aderimos à convergência midiática, disponibilizando nossos produtos mais recentes e boa parte do acervo, independentemente do formato original: vídeo, áudio, impresso ou jogo. Além disso, seu design passou a ser responsivo, ideal para navegação em dispositivos móveis como celulares e tablets.

14- Mídias sociais
Se acompanhamos a evolução da internet, é claro que não poderíamos estar de fora das mídias sociais. Presentes no Twitter (desde 2009), no Youtube (2009), no Facebook (2016) e no Instagram (2018), utilizamos esses novos canais para disponibilizar nossa produção, divulgar nossas ações e nos aproximarmos de nosso público.

15- A evolução dos Multikits
Sempre nos preocupamos em fazer com que nossas produções alcançassem seu público prioritário: professores e alunos da Rede. Um dos principais meios de atingir esse objetivo são os Multikits, que reúnem produtos audiovisuais do acervo e são distribuídos às escolas municipais com o intuito de disseminar informação, motivar o aprendizado e ampliar o conhecimento.

Os Multikits são exemplos práticos das mudanças tecnológicas ocorridas nas últimas duas décadas e meia. Os primeiros deles, feitos ainda durante os anos 1990, eram compostos por fitas VHS. Nos anos 2000, por DVDs; e as edições mais recentes, por pen cards.

MultiKit DVD
Multikit em DVD
multikit cards
Multikit em pen card

 

16- Assista MultiRio
Já que as mudanças não param, estamos em constante atualização. E como o que há de mais recente em distribuição de conteúdo audiovisual são os serviços de streaming, foi criada a plataforma de vídeos sob demanda Assista MultiRio. Com ambiente amigável e navegação fácil, o Assista possibilita o acesso a nossos vídeos de qualquer dispositivo conectado à internet. Acesse multi.rio/assista

assista banner

17- Publicações
Exploramos as novas mídias, sem nunca esquecer as tradicionais. Em nossa história, além da revista Nós da Escola outros produtos impressos ganharam destaque. Com diferentes formatos (jornal, revista, folder, livro, fascículo) e para diferentes públicos (professores ou alunos), nossas publicações aliam conteúdo relevante e design gráfico de qualidade. Os exemplos mais recentes são o jornal Nós da Rede e o livro A arte dos contos.

A Arte dos Contos

18- Coleção Que Medo!
Quando o novo e o tradicional se encontram, há espaço para a inovação. A coleção de livros infantis Que Medo! (baseada na série homônima de desenhos animados) apresentou às crianças da Rede Municipal o recurso da realidade aumentada.

Com a instalação de aplicativos gratuitos em qualquer dispositivo móvel, é possível “dar vida” a algumas páginas dos livros, enriquecendo a experiência da leitura e atraindo as novas gerações para o mundo literário.

Realidade aumentada

19- Jogos
Outro exemplo de como exploramos as diferentes mídias, antigas e novas, são nossos jogos. Em tabuleiros físicos ou em meios digitais, eles propiciam aos estudantes o acesso a diversos conteúdos de modo lúdico e criativo, ampliando suas experiências curriculares.

Entre os jogos de tabuleiro, destaque para 1808 e O Rio de D. João, que tratam da época em que a família real portuguesa morou no Rio de Janeiro. Entre os jogos digitais, Conflito (sobre bullying e mediação de conflitos na escola) e Caô Digital (sobre fake news e leitura crítica das mídias) estimulam importantes reflexões a respeito de temas contemporâneos. E o quiz Carioca da Gema, disponível em versão física e digital, proporciona um divertido passeio pela história do Rio de Janeiro.

20- Ciranda de Criança
Nossa web rádio está no ar desde 2011 e já produziu centenas de programas educativos e culturais, todos disponíveis no Portal MultiRio. Em 2018, depois de uma reformulação, ganhou o nome Ciranda de Criança, criado por crianças do EDI Medalhista Olímpico Eder Francis Carbonera (4ª CRE), na Maré, e escolhido por meio de um concurso.

Nessa nova fase, a rádio oferece uma programação musical que alia qualidade à diversão e à ludicidade, para crianças da Educação Infantil e do primeiro segmento do Ensino Fundamental. A programação é apresentada pelos personagens Dino, o radiossauro; MC Tamanduá; Mel, a abelhinha astronauta; Fofa, a escova de dentes; e Celino, o celular. Ouça a Ciranda de Criança!

carrossel ciranda de crianca 3

21- Oficinas
Entre as inúmeras atividades realizadas nesses 25 anos, oferecemos formações para alunos e professores da Rede relacionadas à produção e à apropriação crítica de mídias nas escolas. Foram dezenas de oficinas de animação, quadrinhos, ilustração e produção radiofônica e audiovisual; algumas delas, inclusive, fizeram parte do processo de criação de produtos como Juro que Vi e Cartas Animadas pela Paz.

22- Cursos
Também tivemos atuação marcante na formação continuada dos professores da Rede, com metodologias que vêm acompanhando o avanço tecnológico. Começamos com reuniões presenciais e emissões televisivas e evoluímos até a educação à distância via internet. Em 2009, o curso Ideias e Caminhos – Aperfeiçoamento de Alfabetizadores utilizou, pela primeira vez na Rede, a metodologia do Ensino Presencial Mediado, caracterizada por transmissões ao vivo via canal exclusivo de TV.

Já os cursos Meu 1º Jogo (sobre programação e criação de jogos digitais), Ideias e Caminhos (com sugestões de estratégias de uso de nossos produtos em sala de aula) e Interações Pedagógicas (com módulos específicos para professores de diferentes anos e disciplinas do Ensino Fundamental) são totalmente on-line e estão disponíveis em nosso Portal.

23- Valorização da comunidade escolar
Professores e alunos não são apenas nosso público-alvo; são parte de nosso processo de produção. Seja como consultores, co-roteiristas, protagonistas ou participantes, entre outras formas de colaboração, os membros da comunidade escolar, incluindo funcionários e familiares, fazem parte de nossa equipe.

Alguns exemplos de produções conjuntas: Na Arquibancada, Abrindo o Verbo, Escolher Dá Trabalho, Megassaudável, Ensaios sobre a Não Violência, Educação em Família, Gente da EscolaTempo de Estudar, Nós da Rede e A Arte dos Contos, produtos que ganham legitimidade e relevância graças à participação de quem vivencia a educação pública.

24- Divulgação da produção escolar
Para quem tem como um de seus objetivos estimular e qualificar a relação entre mídia e educação na escola, não há nada mais gratificante do que divulgar a produção midiática feita pelas unidades da Rede. Animações, curtas ficcionais e documentais, poemas, jornais, peças de teatro etc. Não importa o formato, estamos sempre dispostos a disseminar criações inovadoras de nossos professores e alunos, como bem demonstram as séries Geração Talento, Poesia Concreta na Escola e Escola, Câmera, Ação!, entre outras.

Escola câmera ação

25- 25 anos
Nossos 25 anos são um feito em si e estamos muito orgulhosos deles. Durante esse período, mantivemo-nos fiéis a nosso objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento da educação oferecida pela SME por meio da valorização e da qualificação de professores e alunos, com quem trocamos experiências permanentemente.

Atualmente, há professores que nos conheceram quando ainda eram estudantes da Rede e, hoje, compartilham nossos produtos com seus alunos. Contribuímos para o desenvolvimento de uma política pública no campo da midiaeducação para que a comunidade escolar possa cada vez mais se apropriar dos modos de acessar, utilizar e produzir mídia.

multirio 25 anos2 ascom

 

 

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp