ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Planeta molhado: a água
01 Janeiro 2010 | Por MultiRio
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

Já parou para pensar em como a água faz parte das nossas vidas? Tomar banho, escovar os dentes, brincar na piscina, lavar a louça, cozinhar, mergulhar na praia e beber sucos. Muitas atividades do nosso dia a dia incluem a água. Aliás, a água não está só do lado de fora da gente: está dentro também!

Tem água dentro de mim? – Você bebe água e, um tempo depois, sente vontade de fazer xixi. Mas será que, pelo xixi, toda a água que colocamos em nosso corpo vai embora, nos deixando sequinhos por dentro? De jeito nenhum! Nosso corpo é feito, em grande parte, de água: de cada dez quilos que pesamos, aproximadamente sete são de água. Temos água para tudo que é lado, em todas as partes do corpo – até nos ossos!

A água é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo. Por exemplo, o funcionamento de órgãos como os rins e o intestino requer bastante água. O mesmo acontece com a hidratação natural da pele e a circulação sanguínea.

Por outro lado, nosso corpo perde muita água quando suamos, choramos ou fazemos xixi e cocô. Por isso, é importante repor sempre aquilo que perdemos, bebendo muita água e outros líquidos.

Uma característica em comum – A água é essencial não só para a nossa vida, mas para a de todos os seres vivos. Afinal, os animais e as plantas também precisam de água para viver. Além disso, a água é o elemento mais abundante nas células e no sangue dos animais e na seiva das plantas. Sem água, a Terra seria um vasto mundo sem vida.

Você deve estar pensando: ainda bem que vivemos em um planeta que tem mais de dois terços de sua superfície recobertos de água. É água pra chuchu! Não é a toa que, vista do espaço, a Terra parece azul...

 Caminho das águas – Se pensarmos na Terra como um organismo – como o nosso –, a água também passeia pelas diversas partes desse “corpo” do nosso planeta.

Uma parte da água da Terra está congelada na Antártida, no Pólo Norte e nos picos gelados espalhados pelo planeta. Mas a maior parte dela pode ser encontrada em estado líquido nos rios, lagos e oceanos.

Todos os dias, o sol esquenta essa água, fazendo com que ela evapore e suba ao céu. As gotas de água que viram vapor se encontram na atmosfera, formando as nuvens.

Quando as nuvens ficam muito pesadas, elas se desmancham em forma de chuva. A água das chuvas volta a se acumular nos rios, lagos e oceanos. Chega o sol outra vez e o ciclo recomeça, movimentando um dos bens mais importantes do nosso planeta.

Um bem precioso – e mais raro do que a gente pensa

Mas não é só porque a água existe em abundância que podemos fazer o que quisermos dela. Aliás, a parcela de água que nós, humanos, podemos consumir é apenas uma pequena parte da água do planeta. Veja só:

A grande maioria das águas de nosso planeta (97,5%) é salgada. Apenas um pouquinho delas é doce... Para ter uma idéia, imagine que toda a água da Terra pudesse ser colocada em mil copos de refrigerante – apenas 25 seriam cheios de água doce. E, ainda assim, boa parte deles (cerca de 70%) estaria congelada.

Se toda a água doce da Terra equivalesse a um litro, a parte que poderíamos utilizar seria apenas umas três colheres de sobremesa (cerca de 10ml). Agora parece pouco, não é?

É importante entender, então, que a água é um bem muito valioso, que não devemos desperdiçar. Isso significa não gastar água à toa, não poluir rios e não despejar esgoto sem tratamento em lagoas.

Quem mora numa gota d’água? – Uma característica importante da água é que ela tem uma facilidade muito grande de se misturar com outras substâncias encontradas no solo ou despejadas em rios e mares. Na natureza, simplesmente não existe água pura! Toda água tem pelo menos alguns elementos misturados a ela.

Se eles forem elementos inofensivos, encontrados na natureza e misturados em pequenas proporções, não tem problema: a água vai continuar própria para o consumo humano e animal. Porém, a água pode conter também poluição, substâncias tóxicas, vírus, bactérias e parasitos. Nesse caso, não é nada saudável consumi-la, pois, quando não é tratada, a água pode transmitir às pessoas doenças como cólera, amebíase, hepatite e esquistossomose.

Por isso, a água que usamos em nossas casas deve passar por um processo de limpeza realizado em tanques apropriados para eliminar a maior parte possível das impurezas.

Mas nem sempre é fácil fazer essa limpeza e fica impossível limpar toda a água que vai ser consumida não só pelos humanos, mas também pelos animais. Assim, a solução tem que ser outra: não contaminar esse líquido essencial para todas as formas de vida!

Ao redor do mundo, muitos cientistas têm estudado o que podemos fazer para não poluir as águas – por exemplo, formas mais ecológicas de despejar nosso esgoto.

Mas a tarefa não é só deles: organizações não governamentais, grupos de ecologistas e pessoas apaixonadas pela Terra de uma maneira geral também têm papel importante nessa luta.

Em defesa da água – Por ser um recurso tão importante, a água tem até uma data especial no calendário: dia 22 de março é o Dia Mundial da Água, marco instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). Foi a ONU também que, em 1992, divulgou a Declaração dos Direitos da Água, um documento que pretendia lembrar a todos como este líquido é precioso para a vida em nosso planeta e que, por isso, deve ser cuidado com carinho! Veja o que a declaração diz:

1 - A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

2 - A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela, não poderíamos conceber como seriam a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.

3 - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

4 - O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Esse equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

5 - A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

6 - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

7 - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

8 - A utilização da água implica em respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Essa questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

9 - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

10 - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Preservação da água – eu ajudo, e você? – No Brasil, também foram criadas leis para assegurar que a água esteja disponível para todos (com qualidade!) e para que ela seja usada da maneira mais correta. Porém, os políticos não podem garantir sozinhos que isso vá acontecer: todos nós precisamos colaborar!

Se você já entendeu direitinho por que a água é importante e não deve ser desperdiçada, que tal começar uma campanha para conscientizar outras pessoas também? Aqui vão algumas dicas de coisas simples a fazer, para você mostrar que todo mundo pode contribuir na missão de preservar a água do planeta: 

Nosso planeta molhado agradece!

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
MAIS DA SÉRIE
video
Nanomundo

Nanomundo

24/06/2015

A ciência do ultracompacto,  das nanomáquinas, dos nanomotores e nanocomponentes.

Detetives da Ciência

video
Pequenas e de grande ajuda

Pequenas e de grande ajuda

24/06/2015

O uso de células-tronco no tratamento e na cura de doenças. A origem da vida e o espírito de cooperação.

Detetives da Ciência

video
Pra que me espetar tanto?

Pra que me espetar tanto?

24/06/2015

O calendário de vacinas, o desafio de produzir novos compostos para combater os novos vírus.

Detetives da Ciência

video
Tudo misturado e em harmonia

Tudo misturado e em harmonia

24/06/2015

Explora os reinos animal e vegetal para desenvolver uma consciência de preservação.

Detetives da Ciência

video
Que tempo doido!

Que tempo doido!

24/06/2015

Mudanças climáticas. O efeito estufa e suas consequências sobre a vida em nosso planeta.

Detetives da Ciência

video
Alô, alô, tem alguém aí?

Alô, alô, tem alguém aí?

24/06/2015

Pesquisa espacial: o que pode se tornar realidade, o que é só imaginação. Existe vida em outros planetas?

Detetives da Ciência

video
Menos  fumaça

Menos fumaça

24/06/2015

Os biocombustíveis e os conceitos de reduzir, reciclar e reutilizar.

Detetives da Ciência

video
Herança genética

Herança genética

24/06/2015

O DNA, a sequência de códigos responsável pelas características físicas de todos os seres vivos.

Detetives da Ciência

video
As formas da natureza

As formas da natureza

24/06/2015

Como as formas dos ambientes influenciam os animais ao escolherem o local onde vão viver.

Detetives da Ciência

video
Planeta molhado

Planeta molhado

24/06/2015

A necessidade do uso racional da água, seu ciclo e por que está se tornando cada vez mais rara.

Detetives da Ciência

pdf
Detetives da Ciência

Detetives da Ciência

11/08/2010

Ciências em formato de ficção. Os personagens desvendam pequenos mistérios do dia a dia por meio da investigação, da experimentação e da dedução.

Detetives da Ciência

texto
Fontes renováveis e não renováveis de energia

Fontes renováveis e não renováveis de energia

01/01/2010

Pensando no futuro do planeta e numa vida com mais qualidade, os cientistas têm desenvolvido os biocombustíveis. Você sabe o que é isso?

Detetives da Ciência

texto
Nanotecnologia

Nanotecnologia

01/01/2010

Por que as conchas dos moluscos são muito mais resistentes do que o giz, embora sejam formados da mesma substância? 

Detetives da Ciência

texto
Vacinas e sistema imunológico

Vacinas e sistema imunológico

01/01/2010

Muitas pessoas precisaram morrer para que as pessoas se convencessem da importância de tomar vacina. Entenda o nosso sistema imunológico!

Detetives da Ciência

texto
A geometria da natureza

A geometria da natureza

01/01/2010

Matemática e biologia. Uma é a ciência dos números, outra, da vida. E o que elas podem ter em comum? Descubra o fascinante universo dos fractais! 

Detetives da Ciência

texto
Via Láctea e Sistema Solar

Via Láctea e Sistema Solar

01/01/2010

Fique por dentro de assuntos fascinantes como as estrelas e os planetas.

Detetives da Ciência

texto
Células-tronco

Células-tronco

01/01/2010

Você sabe como foi formado na barriga da sua mãe? Entenda as características e a utilidade das células-tronco.

Detetives da Ciência

texto
O DNA e a herança genética

O DNA e a herança genética

01/01/2010

Desvende os conceitos da Genética e monte um modelo de DNA à base de jujubas. 

Detetives da Ciência