Dia Mundial da Arquitetura
07 Outubro 2019 | Por Assessoria de Comunicação

Na primeira segunda feira de outubro se comemora o Dia Mundial da Arquitetura e do Habitat para celebrar a arquitetura em todo o mundo.

Foto: Alberto Jacob Filho

Neste ano, com o tema Arquitetura e Habitação para Todos, a União Internacional de Arquitetos (UIA) chama a atenção para os desafios de prover habitação adequada e qualidade de vida para todos os habitantes do planeta. Em todo o mundo, há mais de 1 bilhão de pessoas vítimas de calamidades, refugiadas ou vivendo em  moradias improvisadas,sem infraestrutura e condições adequadas.

Os 3,2 milhões de arquitetos de todo o mundo deverão se unir para contribuir com propostas de políticas públicas inovadoras e soluções criativas de projetos, visando a inclusão social e o desenvolvimento equitativo.

Para a diretora executiva do Comitê Organizador Rio 2020 Capital Mundial da Arquitetura Unesco.UIA, a arquiteta Valéria Hazan, o tema representa um dos grandes desafios para o Rio e demais metrópoles brasileiras e mundiais, e os arquitetos têm papel essencial ao elaborar projetos de urbanização, habitação de interesse social e equipamentos públicos, prestando assistência técnica à população e contribuindo para a qualidade do ambiente urbano e da economia.

Em 2020, quando se celebra o Rio como primeira Capital Mundial da Arquitetura Unesco.UIA, o tema estará presente em exposições, concursos, seminários durante o ano e em painéis do 27º Congresso Mundial de Arquitetos, que ocorrerá nos dias 19 a 23 de julho na cidade. A troca de experiências entre os 20.000 arquitetos de todo o mundo que estarão presentes representará grande oportunidade para mostrar ao mundo como a arquitetura contribui para dar qualidade de vida para todos.