Imagem: GEA/ MultiRio

Este material faz parte da coletânea Educação e relações étnico-raciais, que reúne textos, áudios e vídeos relacionados ao conteúdo programático previsto pelas Leis N.º 10.639/03 e N.º 11.645/08, que tornam obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena nas escolas da Educação Básica.

Nessa coletânea, as produções estão divididas em três categorias: Práticas Docentes, História e Cultura e Personalidades. Confira, abaixo, conteúdos sobre pessoas negras e indígenas que se destacaram em suas áreas de atuação:

Agostinho Neto
Poeta e primeiro presidente de Angola, engajou-se na luta pela libertação de seu país. Sua poesia é marcada pela resistência e pela afirmação da identidade africana.

André Rebouças
Engenheiro de prestígio, dá nome a um importante túnel da cidade, o Rebouças. Foi, também, um intelectual preocupado com a inclusão social do negro no Brasil.

Baden Powell
Compositor e considerado um dos maiores violinistas do mundo. Ao lado de Vinicius de Moraes, criou os afro-sambas. Sua biografia integra, também, o fascículo Pequenos Notáveis.

Benjamin de Oliveira
Artista de circo, também tocava instrumentos, cantava, compunha, adaptava obras, escrevia pantomimas e dirigia espetáculos.

Cartola
Cantor e compositor, é representante autêntico do samba e um dos fundadores da Estação Primeira de Mangueira.

Chiquinha Gonzaga (vídeo)
Compositora e primeira maestrina brasileira, enfrentou desafios para superar o preconceito contra as mulheres em sua época. Sua biografia integra, também, o fascículo Pequenos Notáveis.

Clementina de Jesus
Cantora, sambista, marcou a cena musical brasileira exaltando elementos da cultura negra.

A trajetória de Dona Ivone Lara é contada no fascículo Pequenos Notáveis – Parte 1(Foto: Natalia Bezerra/ Wikimedia commoms)

Dona Ivone Lara
Compositora, intérprete e instrumentista, foi uma das pioneiras no samba e a primeira mulher a integrar a Ala dos Compositores do G.R.E.S. Império Serrano.

Donga
Protagonista da primeira gravação de um samba no Brasil, o violinista e compositor foi importante na história da difusão e da orquestração da música do Rio de Janeiro.

Gilberto Gil (áudio)
Compositor, cantor e instrumentista, o baiano é referência na música popular brasileira.  Sua biografia integra, também, o fascículo Pequenos Notáveis.

Heitor dos Prazeres
Compositor, cantor e artista plástico, é um ícone da arte popular brasileira. Sua obra dialoga com campos de experiência da Educação Infantil.

João do Vale (vídeo)
Músico e compositor maranhense, suas canções falam da vida simples do nordestino. Sua biografia integra, também, o fascículo Pequenos Notáveis.

José do Patrocínio
Articulador fundamental para o fim da escravidão no país, abraçou também a causa dos retirantes nordestinos e até a defesa dos animais.

Juliano Moreira
Considerado o pai da psiquiatria científica brasileira, venceu as dificuldades impostas por ser negro e de classe social baixa no século XIX.

Machado de Assis
Dramaturgo, jornalista, cronista, poeta, novelista, romancista, critico e ensaísta. Sua obra já foi traduzida para mais de 15 idiomas.

Mestre Valentim
Além de inúmeras obras de ornamentação feitas para igrejas, projetou a primeira área pública de lazer do Brasil e foi pioneiro na arte da escultura em metais.

Milton Nascimento (áudio)
Compositor, intérprete e instrumentista carioca. Viveu em Minas Gerais, onde fundou o movimento Clube da Esquina com Lô Borges, Beto Guedes e Fernando Brant. Sua biografia integra, também, o fascículo Pequenos Notáveis.

Nelson Mandela
Primeiro presidente democraticamente eleito da África do Sul, símbolo de luta pela igualdade racial e pelos direitos humanos.

Pixinguinha, 1967 (Foto: CPDOC JB)

Paulo da Portela (vídeo)
Fundador da Portela, letrista e compositor, inventou o desfile de escolas de samba. Sua biografia integra, também, o fascículo Pequenos Notáveis.

Pixinguinha
Músico e compositor, foi responsável por incorporar elementos tipicamente brasileiros às técnicas de orquestração e de arranjo. Sua biografia integra, também, o fascículo Pequenos Notáveis.

Zé Keti (vídeo)
Cantor e compositor, é autor da marcha-rancho Máscara Negra e um dos precursores da música de protesto dos anos 1960. Sua biografia integra, também, o fascículo Pequenos Notáveis.

Personalidades negras ligadas à história do Rio de Janeiro (áudios)
Programas de aproximadamente um minuto sobre a vida de 12 personalidades: Lélia Gonzalez, Lima Barreto, Elizeth Cardoso, André Rebouças, Chiquinha Gonzaga, Cruz e Souza, João Cândido, José do Patrocínio, Juliano Moreira, Machado de Assis, Paulo da Portela e Pixinguinha.

Aílton Krenak, líder indígena

Representou a União das Nações Indígenas na tribuna do Congresso ao defender a Emenda Popular que ajudou a construir os artigos 231 e 232 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Atuante aos 66 anos, lançou três livros entre 2019 e 2020 com suas ideias para uma vida mais harmoniosa entre os seres humanos e o planeta que habitam.

Davi Kopenawa Yanomami, líder indígena

Defende a Floresta Amazônica e o direito dos yanomami a viver nela. Em 2019, recebeu o prêmio Right Livelihood Award em Estocolmo, Suécia, "pela corajosa determinação em proteger as florestas e a biodiversidade da Amazônia e as terras e a cultura de seus povos indígenas". Escreveu em coautoria com o antropólogo Bruce Albert o livro A Queda do Céu.