M.C.E. Reportagens
20 Março 2020

corona atividades interno thumbOriente as crianças a realizarem atividades em casa. Foto: Gloria Kaye, Pixabey, creative commons

Por meio da Secretaria Municipal de Educação, a Prefeitura do Rio anunciou a suspensão das aulas na Rede Pública Municipal como medida de prevenção ao coronavírus. Isso significa que o período em que as crianças estiverem em casa deve ser aproveitado com a realização de algumas atividades educativas. E não se esqueça de que a recomendação das autoridades de saúde é para elas manterem contato com o mínimo de pessoas possível.

O período de suspensão das aulas é uma boa hora para revisar os conteúdos, tirar as dúvidas, fazer atividades que desenvolvam a coordenação motora, a criatividade, a leitura, o conhecimento... Portanto, pais e responsáveis devem, se possível, organizar um cantinho em casa onde a criança possa realizar algumas atividades e tentar criar uma rotina durante parte do período em que ela estaria na escola, lembrando a criança de que ela não está de férias neste período.

Não existe uma única fórmula para se fazer isso, mas um jeito eficiente de revisar conteúdos e tirar dúvidas, por exemplo, é ler as explicações sobre o assunto no Material Didático Carioca e refazer os exercícios recomendados pelos professores. Se as dúvidas persistirem, há muitas outras maneiras de tirá-las. Hoje em dia, há vários sites e canais no YouTube, como o da MultiRio, com professores dando aulas sobre os mais diversos assuntos.

corona bola3
Brincadeiras com bola são divertidas e desenvolvem habilidades. Wikicommons

Realizar atividades motoras pode ser uma tarefa bastante divertida! Desenhar, recortar, pular corda, quicar ritmadamente a bola no chão e fazer embaixadinhas são, entre várias outras possibilidades, maneiras de desenvolver as habilidades motoras, a concentração e a criatividade.

Jogos, de tabuleiro ou digitais, também costumam ser bons recursos para oportunizar novas aprendizagens. Fazer colagens com os materiais recortados de jornais e revistas e inventar histórias de ficção são igualmente ótimos exercícios de criação!

Material de Complementação Escolar

Além de tudo isso, a MultiRio, a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e as Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) estão empenhadas em ajudar as famílias no desenvolvimento de atividades educativas, em casa, durante o período em que as aulas ficarão suspensas por causa do coronavírus. Mantenha contato com a escola ou seu professor e fique ligado em nosso Portal, porque muitas novidades estarão por aqui!

corona MCE3

Uma das novidades é o Material de Complementação Escolar, que já está no ar! Trata-se de uma coletânea dos conteúdos produzidos pela MultiRio, organizada por disciplina e por ano escolar. Após clicar nas opções desejadas, o usuário vai se deparar com vídeos, reportagens, sites, jogos, séries, enfim, com as várias produções da MultiRio relacionadas à disciplina e ao ano escolar selecionado.

Viagem cultural

Que tal passear virtualmente pelo mundo e fazer aquele programa cultural, como ir aos museus que guardam as grandes obras de arte produzidas pela humanidade? Os sites não estão em português, mas são de fácil navegação. Seguem algumas sugestões! Boa viagem!

Pinacoteca di Brera - A coleção de quadros da pinacoteca que fica na cidade de Milão é considerada uma das melhores de toda a Itália, país que foi o berço do Renascimento e que produziu alguns dos maiores pintores da época. O site está em inglês, mas clicando no link, você pode apreciar algumas obras do período.

Galeria Uffizi - Localizada em Florença, também na Itália, foi a residência da família Médici, uma das mais poderosas da Europa renascentista. Nela estão algumas das pinturas mais famosas do mundo. O site está em italiano, mas vá clicando nos links para conhecer as obras e ter uma ideia de como é o palácio.

Museu do Prado – O mais importante museu da Espanha e um dos principais da Europa, rico em obras de grandes mestres europeus dos séculos 16 ao 19, como Velázquez, El Greco, Goya, Fra Angélico, Rembrandt, Bosch e muitos outros.

Museu Arqueológico de Athenas - Abriga a maior parte dos tesouros arqueológicos da Grécia, país tido como o berço da cultura ocidental. O acervo reúne peças da Idade da Pedra até a Antiguidade, das diversas civilizações gregas do período.

Galeria Nacional de Artes - Localizada em Washington, capital dos Estados Unidos, foi criada em 1937, e tem um riquíssimo acervo de obras europeias (realizadas entre os séculos 13 e 20) e americanas (do século 18 ao 20).

Biblioteca Nacional - O site Brasiliana Fotográfica, desta biblioteca que fica no Centro do Rio, tem uma série de fotos dos séculos 19 e 20, que levam a uma viagem ao dia a dia e às paisagens de antigamente. Vale à pena conferir!

corona museudoprado 2

Museu do Prado, localizado em Madri, na Espanha. Foto: Emilio Rodríguez Posada, Wikicommons

M.C.E. Reportagens