ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

17º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens
10 Junho 2015 | Por Fernanda Fernandes
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

FNLIJ 2015O 17º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens acontece de 10 a 21 de junho, no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova. O primeiro dia é exclusivo para o professor: a entrada é gratuita e a inscrição deve ser feita previamente por e-mail (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.).

O evento promove o 17º Seminário FNLIJ Bartolomeu Campos de Queirós (de 15 a 18 de junho), com lançamentos de títulos, encontros com escritores, performances de ilustradores, palestras com autores e especialistas em literatura infantil e juvenil. O Salão conta com três bibliotecas específicas para cada público (bebê, criança e jovem), além do Espaço de Leitura e do Espaço do Ilustrador.

Destaque para literatura sul-americana

Neste ano, em vez de homenagear um só país, o Salão destaca algumas nações sul-americanas: representantes da Argentina, Colômbia, Cuba, Peru, Uruguai e Venezuela vão apresentar um panorama da produção literária local para crianças e jovens em um estande coletivo, onde serão expostos seus livros de literatura infantil e juvenil.

Segundo Elizabeth Serra, secretária-geral da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), trata-se de uma oportunidade para o brasileiro se aproximar da produção desses países. “Conhecemos pouco do que é feito na América Latina, embora eles conheçam muito da produção brasileira. É uma maneira de conhecer novas culturas – que é o motivo principal da nossa fundação. Através da ficção, as crianças podem conhecer outras culturas, formas de pensar, maneiras de contar mitos e histórias”, destaca.

Elizabeth Serra3Ao todo, 152 escritores e ilustradores e 51 editoras participam do evento, o que garante, segundo Elizabeth, maior variedade. “O foco é a literatura de livro informativo. Não teremos nada didático, de autoajuda ou religião”, ressalta.

Entre os temas em destaque no Salão, estão a comemoração dos 120 anos de Malba Tahan (heterônimo adotado por Julio Cesar de Mello e Souza, autor de O Homem Que Calculava) e os 150 anos do livro Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll. “É importante que os clássicos internacionais sejam resgatados e lidos”, reforça a secretária-geral da FNLIJ.

No Salão, serão apresentadas as duas brasileiras indicadas ao Prêmio Hans Christian Andersen 2016, o mais importante do mundo dedicado à literatura infantojuvenil: Marina Colasanti (escritora) e Ciça Fittipaldi (ilustradora). Também serão celebrados os 20 anos dos Projetos de Promoção de Leitura da FNLIJ, pioneiros no Brasil.

Para acessar a programação completa do evento, clique aqui.

Serviço:
De 10 a 21 de junho de 2015
Centro de Convenções SulAmérica
Av. Paulo de Frontin, 1, Cidade Nova
Segunda a sexta, das 8h30 às 17h
Sábados e domingos, das 10h às 18h
Ingresso: R$ 5. Gratuidade para maiores de 60 anos, portadores de deficiência, professores da Rede Municipal do Rio de Janeiro e instituições que trabalham com crianças e jovens de comunidades de baixa renda, pré-agendadas com a FNLIJ.
Mais informações: (21) 2262-9130

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp