ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

MultiRio Web Rádio comemora aniversário
21 Agosto 2015 | Por Fernanda Fernandes
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

CartazWEBradio4anosFinal PEQUENODesde que foi ao ar pela primeira vez, em 23 de agosto de 2011, a MultiRio Web Rádio vem se consolidando como um canal de disseminação de conhecimento e cultura, de promoção de valores democráticos e de cidadania e, cada vez mais, como um espaço das escolas. A programação corresponde aos interesses de diferentes setores da população, mas em especial a comunidade escolar da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. “A intenção é trazer as escolas para a nossa Web Rádio”, conta Marinete D´Angelo, diretora de Mídia e Educação da MultiRio.

Escola Show de Bola, a mais recente produção, promete cumprir esse objetivo. Altamente interativa, a série é gravada em escolas da Rede Municipal com participação direta de alunos e professores, não só como ouvintes, mas como produtores de conteúdo. Entre os quadros do programa – que variam conforme o interesse da escola –, estão o Papo dez, de entrevistas; Minha escola é massa, em que alunos e professores falam sobre a escola; ou o Já é!, que destaca um aluno, professor, diretor ou funcionário da escola.

Segundo Daniel Sant´Anna, coordenador da MultiRio WebRádio, o convidado do programa é alguém de relevância em uma atividade de interesse da comunidade, o que contribui para dar visibilidade às ações da escola e gerar interesse na participação de alunos. “Se a escola tem um projeto de Astronomia, por exemplo, levamos um astrônomo para conversar com os alunos”, explica. “O interesse da escola em participar desse projeto é um facilitador. Nosso desejo é que comecem a nos procurar para fazermos os programas dentro de cada unidade escolar.”

As unidades interessadas em receber oficinas da MultiRio Web Rádio e/ou participar do Escola Show de Bola devem entrar em contato com a empresa pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . “Capacitamos as escolas para que, em algum momento, elas possam produzir seus programas e nos enviar para exibição na nossa Web Rádio”, conta Daniel Sant´Anna.

De acordo com Marinete D´Angelo, a ideia é que professores, coordenadores e diretores identifiquem e elejam assuntos relevantes para a escola, de modo que a equipe da Web Rádio, então, proponha quadros e formatos dentro de uma linguagem apropriada. “Cada escola tem a sua vocação. E a rádio está atuando como articuladora nesse processo.”

Programação contempla diferentes públicos

Se no momento de sua criação a MultiRio Web Rádio contava com uma equipe reduzida e boa parte de sua programação vinha de terceiros e da veiculação de conteúdos da TV, hoje esse panorama já é bastante diferente. Com uma equipe maior e mais estruturada , a rádio produz seus programas, explorando diferentes formatos, novas linguagens e temáticas variadas.

A dramaturgia, por exemplo, está nos programas Clube dos 20 Minutos, em que três amigos se reúnem na hora do recreio para contar a história de um livro; e Galera Yottabyte, em que a menina Francine aprende conteúdos de Geografia, Ciências, Artes e muito mais, com a ajuda de seu tablet, chamado Multipad.

Entrevistas com especialistas também estão na grade. Podem ser ouvidas, por exemplo, no Atitude Consciente, comandado por Lúcia Leme e que contempla assuntos de interesse da sociedade como um todo; no Curte Som, que traz a história dos principais gêneros e movimentos musicais criados no país; ou no MultiRio Esporte Clube, série de 40 programas apresentada pelos ex-atletas Lica Oliveira (vôlei) e Ricardo Prado (medalhista em natação), que fala sobre esportes olímpicos e paralímpicos, visando os Jogos de 2016.

A cidade do Rio está sempre representada. Seja no Caminhos Cariocas, que conta curiosidades históricas e culturais durante passeios pela cidade; no Ser Carioca, que traz depoimentos de personagens e personalidades sobre sua relação com a cidade; ou no Cenário Rio, uma revista de variedades que destaca projetos escolares na Rede Municipal, visita atrações em cartaz na cidade e resgata a história dos bairros cariocas.

Web Rádio: valores, acervo e o futuro

A MultiRio Web Rádio vem aprimorando continuamente as diretrizes e os objetivos estabelecidos desde o momento em que entrou no ar, sempre no sentido de reforçar seu compromisso social e educativo.

Essas diretrizes e objetivos compreendem a interação com um público heterogêneo e a promoção da cidadania; a disseminação do conhecimento produzido e armazenado na Rede Municipal de Ensino; e, mais do que nunca, o envolvimento com a comunidade escolar como produtora de conteúdo, a exemplo do Escola Show de Bola.

Na trajetória da Web Rádio, a tecnologia também aparece como uma grande aliada. Hoje, na Audioteca, todos os programas estão disponíveis para o público. E, em pouco tempo, vai ser possível acompanhar a programação em tempo real por meio de smartphones. São maneiras cada vez mais práticas de ter acesso a informação, cultura e cidadania, além de estimular o protagonismo dos jovens que, conectados de qualquer lugar, poderão ouvir suas próprias produções.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp