ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Leituras dramatizadas gratuitas na ABL
08 Outubro 2015 | Por Larissa Altoé
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

dramaturgia de sempreO grupo Dramaturgia de Sempre apresenta a leitura de duas peças teatrais em outubro e novembro, na Academia Brasileira de Letras – ABL: as comédias O Diletante, de Martins Pena; e A Almanjarra, de Artur Azevedo. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

O trabalho traz ao público autores que fundaram o teatro brasileiro. Em 2015, comemora-se 200 anos de nascimento de Martins Pena e 160 anos de Artur Azevedo. Os atores Sílvia Eleutério, Márcia Kaskus, Antônio Ziviani e Nanda Garcia fazem esse trabalho há onze anos. Participam também atores convidados.

Na leitura dramatizada, o cenário é neutro; os recursos musicais têm o papel de criar a ambiência da cena e os atores usam alguns adereços para sugerir a situação ou a época.

O enredo de A Almanjarra gira em torno de casamentos arranjados e infidelidades; já O Diletante é uma sátira ao gosto erudito pela ópera. Antes do evento, há uma conversa com a audiência para falar sobre o autor, contextualizar a peça e explicar o significado das palavras que não fazem parte do uso diário atual, como almanjarra, que, neste caso, quer dizer trambolho.

Domício Proença Filho, secretário geral da ABL, explica que “o Dramaturgia de Sempre é um dos programas desenvolvidos na instituição, de forma gratuita, para a comunidade. Nele, especificamente, procura-se atrair os jovens para o teatro e proporcionar um efeito multiplicador nas escolas.”

É possível agendar a ida de grupos pelo telefone de Márcia Kaskus: 991666479 ou pelo email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Serviço:

O Diletante – 7 e 21 de outrubro, de 15 às 17h
A Almanjarra – 18 e 25 de novembro, de 15 às 17h

Teatro Raimundo Magalhães Jr. (288 lugares)
Centro Cultural da Academia Brasileira de Letras – ABL
Avenida Presidente Wilson 203 / 1º andar
Castelo – Rio de Janeiro

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp