Projeto de escola do futuro é iniciado na Rocinha
08 Março 2013 | Por Márcia Pimentel

GENTE4A Secretaria Municipal de Educação lançou, agora em março, o primeiro Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais (Gente). Realizado em parceria com empresas, fundações e institutos sociais, o Gente é um novo conceito de escola, que surge como o protótipo das unidades de ensino da Rede Municipal no futuro. O projeto-piloto funciona na Escola Municipal André Urani, na Rocinha, com capacidade inicial para atender 180 alunos do 7º ao 9º ano.

O Gente tem como base os avanços alcançados com os Ginásios Experimentais, que já se transformaram em escolas de referência para adolescentes, tanto em desempenho acadêmico como em atividades interessantes para os alunos. Segundo a Secretária Municipal de Educação, Cláudia Costin, o Gente possibilita a individualização do processo educacional, sem perder a dimensão do coletivo. “Cada aluno pode construir seu itinerário formativo em diálogo constante com seu professor tutor”, diz ela.

A proposta do projeto é mudar o conteúdo, o método e a gestão de ensino: não haverá turmas, anos ou salas de aula. Tablets e smartphones farão parte do material escolar dos alunos e docentes. O conteúdo, as habilidades e as competências serão desenvolvidos nas aulas digitais da Educopédia, plataforma que inclui material de suporte para professores, como sequências didáticas com jogos digitais, vídeos e testes. As provas serão aplicadas por meio do sistema avaliativo Máquina de Testes, com correção automática e resultados imediatos.

De acordo com o subsecretário de Novas Tecnologias da Secretaria Municipal de Educação do Rio, Rafael Parente, o Gente também repensa o que é a instituição Escola: “A partir da apropriação de novas tecnologias, queremos que os alunos sejam os protagonistas do processo de aprendizagem”. No Gente, o professor também tem um novo papel. Ele não é mais o detentor do conhecimento, mas o arquiteto que garante a personalização do processo de aprendizagem e que nenhum aluno seja deixado para trás. “No Gente, os professores são mentores de um grupo e os orientadores de projetos transdisciplinares”, explica o subsecretário.

A finalidade de implementar as novas tecnologias em conjunto com esta nova metodologia de ensino é tornar os alunos cidadãos autônomos, solidários e competentes, com capacidade de desenvolverem habilidades essenciais para um mundo em constante transformação, tais como: buscar, analisar e avaliar informações e fontes; solucionar problemas e tomar decisões; e utilizar de forma criativa as ferramentas de produtividade.

O projeto-piloto na Escola Municipal André Urani tem o período de um ano e passará por um processo de sistematização e avaliação. A ideia é fazer com que o Gente ganhe escala na Rede Municipal ao longo dos anos.