ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Conheça os detalhes do Projeto Gente
08 Março 2013 | Por Márcia Pimentel
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

GENTE6A concepção do Projeto Gente é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação do Rio, o Ministério da Educação e as seguintes organizações: Fundação Telefônica|Vivo, Instituto Natura Intel, MSTech, Tamboro, Instituto Ayrton Senna, Instituto Conecta e Unesco. Ele integra os programas Ginásio Carioca, implantado em 2011, e Escolas do Amanhã, criado em 2009 pela Secretaria Municipal de Educação.

O Ginásio Experimental Carioca (GEC) tem como base três eixos: excelência acadêmica, educação para valores e projeto de vida do aluno. Dentro desse novo modelo, a Secretaria de Educação ainda conta com escolas experimentais do 7° ao 9° ano, nas quais inovações pedagógicas são testadas e, posteriormente, ampliadas para toda a rede.

As escolas do GEC, onde o Gente está inserido, atendem jovens de todas as regiões da cidade, atuando como núcleo animador de um movimento de qualificação da educação no segundo segmento, sendo fonte de inovação em conteúdo, método e gestão. A metodologia foi adotada em dez unidades escolares em 2011 e, em 2012, mais nove escolas passaram a funcionar dessa forma, oferecendo mais tempo de aulas de Português, Matemática, Ciências e Inglês. A entrada de mais nove escolas em 2013 reflete o sucesso do programa.

O Programa Escolas do Amanhã tem como objetivos reduzir a evasão escolar e melhorar a aprendizagem em 155 escolas localizadas nas áreas mais vulneráveis da cidade ou recém-pacificadas. Integram as estratégias do programa cuidar do ambiente físico, acadêmico e social da escola e trabalhar para o desenvolvimento e promoção de uma cultura baseada em valores.

A estrutura do Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais

GENTE5Espaço físico - No Gente, o aluno está no centro do processo de aprendizagem. Por isso, as alterações arquitetônicas realizadas no prédio da escola têm como objetivo proporcionar uma nova utilização pedagógica ao espaço. Foram criados espaços amplos e abertos, possibilitando o trabalho coletivo de alunos e professores, transformando o ambiente em local atrativo ao aprendizado, com identidade visual e mobiliário próprios. Toda essa modificação também visa adequar a escola aos novos equipamentos que disponibilizam a vanguarda da tecnologia para os alunos e professores. O designer Jair de Souza e o Grupo do Rio assinam o projeto de ambientação e programação visual da escola.

Avaliação diagnóstica - Ao ingressar no Gente, todos os alunos passam por uma avaliação diagnóstica para identificar deficiências de aprendizagem, níveis e estilos diferentes.

Itinerário formativo - Após a avaliação diagnóstica, os alunos recebem um itinerário formativo próprio, um mapa que lista as competências e as habilidades que já possuem e aquelas que ainda precisam desenvolver. O itinerário também informa as atividades da Educopédia que cobrem cada habilidade.

Projeto de vida - No Gente são oferecidas diversas atividades para que cada aluno possa detalhar seus sonhos profissionais e, assim, elaborar um projeto de vida. Com a ajuda do seu professor mentor, os alunos são orientados a participar de atividades eletivas que o auxiliem a prosseguir no seu projeto. Todas as disciplinas eletivas têm um cunho pedagógico, com o conceito de que os alunos precisam ter uma formação básica sólida para realizar qualquer sonho.

Professor mentor - Os professores atuam em todos os núcleos de conhecimento. Para isso, recebem cursos de capacitação e formação continuada. Além disso, os professores atuam como mentores em atividades diversificadas e disciplinas eletivas, que são de livre escolha dos alunos e norteiam o seu projeto de vida. O programa também conta com professores de Língua Estrangeira, Educação Física e Artes.

Disciplinas eletivas - São de livre escolha do aluno e estão relacionadas a seus projetos de vida. O Gente oferece várias eletivas, como Robótica e Mecatrônica, Construção de Blogs; Inteligência Artificial (curso da Universidade de Stanford); Programação Básica; Webdesign e os Livros de Shakespeare, em inglês, num curso oferecido pela Universidade de Harvard.

Projetos transdisciplinares - São desenvolvidos pelos alunos a cada semestre a partir de uma situação-problema ou uma pergunta para digestão e aplicação do conhecimento. Será uma forma de educação hands on relacionada a áreas diversas. Nesses projetos, os alunos terão de analisar dados reais, trabalhar em grupos pré-definidos e atuar como agentes transformadores de suas realidades.

Educopédia - A Educopédia é uma plataforma on-line colaborativa de aulas digitais,na qual alunos e professores podem acessar atividades autoexplicativas de forma lúdica e prática de qualquer lugar e a qualquer hora. Criada pela Secretaria Municipal de Educação, a plataforma tem o objetivo de tornar o ensino mais atraente e mobilizador para os adolescentes e instrumentalizar o professor. O programa oferece uma opção rápida e fácil para professores que desejam integrar tecnologias às aulas. Além disso, é mais uma alternativa para o reforço escolar e para os alunos que faltaram às aulas ou que não compreenderam o conteúdo. A Educopédia foi criada com base nas orientações curriculares da SME e estruturada para cada dia de aula. As aulas digitais possuem atividades que incluem vídeos, animações, textos, podcasts, quizes, jogos e seguirão uma metodologia pré-definida.

Educoteca - É a biblioteca digital da Educopédia, onde podem ser acessados livros em formatos inovadores, transmídia e interativos. Além disso, professores e alunos poderão ter suas produções escritas armazenadas e compartilhadas com outros usuários.

Máquina de Testes - A Máquina de Testes é um sistema de avaliação dos alunos que cobrirá, a médio prazo, todas as disciplinas, de 1º a 9º ano. Desde fevereiro deste ano, o sistema já tem provas de Português, Matemática e Ciências, do 5º ao 9º ano. Por meio de um banco de questões, preparadas por cerca de cem professores da Rede Municipal, os alunos farão provas em ambiente digital. Todas as questões aplicadas pelo computador são de múltipla escolha, gerando um resultado imediato. O sistema será usado para as avaliações bimestrais, que servem como base para o acompanhamento do desempenho das escolas da Prefeitura do Rio. Os alunos do Gente usam a Máquina de Testes frequentemente, ao final de cada aula da Educopédia.

Biblioteca - As bibliotecas são compostas por um acervo atraente para a faixa etária, com material de pesquisa de profissões e grandes clássicos da literatura, que poderão ser lidos em vários meios (e-books, por exemplo). O Gente conta, ainda, com o apoio e parceria das seguintes empresas: Mind Lab, Microsoft, Sapienti, Cultura Inglesa, EvoBooks, Cisco, Pete e Geekie.

 

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp