ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

O poderoso padrinho
20 Maio 2013 | Por Luís Alberto Prado
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

Jango-SilvioTendlerA escolha do cineasta Silvio Tendler como padrinho do projeto Cineclube nas Escolas se deu, conforme a equipe da Gerência de Mídia e Educação da Secretaria Municipal de Educação (SME), pela importância do cineclubismo na formação profissional do diretor e pela longa carreira de Tendler.

Produtor e diretor carioca, Tendler, aos 63 anos, ainda é conhecido como "o cineasta dos vencidos" ou "o cineasta dos sonhos interrompidos". Tudo porque sua extensa obra aborda personalidades como Jango, Juscelino Kubitschek, Carlos Marighela, entre outros. Tem em seu currículo cerca de 40 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens. Em 1981, fundou a Caliban Produções Cinematográficas, produtora direcionada para biografias históricas de cunho social.

Em seus documentários, observa-se o resgate da memória brasileira. Parte das pesquisas de seus filmes tem origem no volumoso acervo particular de imagens, com mais de 10 mil títulos sobre a História do Brasil e do mundo dos últimos 50 anos.

Tendler é detentor das três maiores bilheterias de documentários na história do cinema brasileiro: O Mundo Mágico dos Trapalhões (1,8 milhão de espectadores), Jango (1 milhão) e Os Anos JK (800 mil).

É membro fundador da Fundação do Novo Cinema Latino-Americano e do Comitê de Cineastas da América Latina. Foi presidente da Federação de Cineclubes do Rio de Janeiro e da Associação Brasileira de Cineastas.

Filmografia selecionada

Tancredo, a Travessia (2011)
Utopia e Barbárie (2009)
Memória do Movimento Estudantil (2007)
Encontro com Milton Santos: O Mundo Global Visto do Lado de Cá (2006)
Glauber, o Filme – Labirinto do Brasil (2004). Prêmio de Melhor Filme pelo júri popular e pelo júri da crítica do Festival de Brasília. Seleção oficial hours concours do Festival de Cannes.
Marighella – Retrato Falado do Guerrilheiro (2001)
Castro Alves – Retrato Falado do Poeta (1999)
Josué de Castro, Cidadão do Mundo (1994)
Jango (1984). Prêmio Especial do Júri, Melhor Filme do Júri Popular e Melhor Trilha Sonora do Festival de Gramado. Prêmios especiais dos júris do Festival de Havana e do Festival Internacional Del Nuevo Cine Latinoamericano de Cuba.
O Mundo Mágico dos Trapalhões (1981)
Os Anos JK – Uma Trajetória Política (1980). Prêmio Especial do Júri e Prêmio de Melhor Montagem no Festival de Gramado.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp