Visionamento Interativo destaca Objetos de Aprendizagem
04 Outubro 2013 | Por Sandra Machado

A multiplicidade de aproveitamentos derivados das mídias digitais só encontra limite na imaginação. E os palestrantes da segunda mesa do seminário A Escola, as Mídias e a Cultura Digital, em comemoração aos 20 anos da MultiRio, mostraram uma série de produtos que confirmam a premissa. Formado em Artes Plásticas e com pós-graduação em Design Digital, Anderson Rosa fez a apresentação de jogos educacionais desenvolvidos em projetos do Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, que envolvem uma gama de possibilidades em interatividade. Em especial os livros transmidiáticos, que podem levar à produção de conteúdo para até três horas de atividade, e que demandam um imenso trabalho de dublagem.

Mestre em Tecnologia Educacional pela UFRJ, Gisele Cordeiro atua como gerente de Projetos da Subsecretaria de Novas Tecnologias Educacionais da Secretaria Municipal de Educação e falou sobre a importância da parceria com a MultiRio. Neste sentido, deu destaque ao Educomundo, rede social que é uma gameficação da Educopédia. Enquanto no universo digital a criança pode jogar, no mundo concreto são criadas atividades, como gincanas, que acontecem na própria escola. A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas com conteúdos para alunos e professores, constantemente atualizada pelos professores educopedistas.

Luiz Fernando Vianna apresentou a Rádio Batuta, que, embora tenha sido pensada para adultos, tem uma série de recursos bastante úteis para aulas sobre educação musical. Ela funciona desde 2010 e seu nome faz menção aos Oito Batutas, um grupo integrado por Pixinguinha. Segundo o jornalista, o objetivo da rádio é divulgar o acervo musical do Instituto Moreira Salles, que reúne 20 mil fonogramas digitalizados, compreendendo o período de 1902 até a bossa nova. Em 2013, foram criados novos programas de música clássica e de jazz. Luiz Fernando destacou, também, o programa do jornalista João Máximo: Como e Por Que Nascem as Canções. São edições de cinco minutos de duração, que explicam como a canção foi feita e várias curiosidades a respeito dela e do autor. Recentemente, a Rádio Batuta começou, também, a investir na criação de documentários com biografia de grandes nomes da MPB.