Alunos recebem certificados de Cambridge
09 Dezembro 2015 | Por Carla Araújo
A Secretária Municipal de Educação, Helena Bomeny, com os alunos que receberam os certificados de proficiência (Foto: Ricardo Cassiano)

Alunos da Rede Municipal de Ensino do Rio receberam, na segunda-feira (7), certificados de proficiência em Inglês da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Realizada no Clube da Aeronáutica, na Praça Quinze, a solenidade contou com a presença da Secretária Municipal de Educação, Helena Bomeny, que participou da entrega das declarações para 50 estudantes.

Durante o evento, a Secretária de Educação celebrou o sucesso dos alunos e o empenho dos professores da Rede Municipal. “Eles, sem dúvida, são a certeza de um Rio de Janeiro melhor no futuro. Estamos falando de uma cidade que está recebendo grandes eventos, e nossos alunos têm total capacidade de receber os visitantes. Isso só é possível porque temos professores comprometidos, que acreditam nessas crianças e adolescentes”, afirmou.

Com o objetivo de identificar os níveis de aprendizado da língua inglesa, os estudantes foram avaliados por meio de uma prova oral e uma escrita. Ao todo, 1.200 alunos do 5º e 6º anos de 14 unidades escolares prestaram o tradicional exame da universidade. Além dos 50 certificados concedidos na cerimônia, os demais serão entregues posteriormente. Mais de 2.300 estudantes de 27 escolas já foram certificados desde o início da premiação, em 2014.

Rio, Criança Global

A participação dos estudantes da Rede na avaliação de Cambridge é uma das ações do programa Rio, Criança Global. Criado em 2009 com o objetivo de universalizar e intensificar o ensino de inglês nas unidades escolares do município, o programa, até o momento, beneficia mais de 500 mil alunos. É oferecida às turmas do 1º ao 3º ano uma aula semanal do idioma, enquanto as do 4º ao 9º ano têm dois tempos por semana, com ênfase na conversação.

Desde 2013, a SME vem implantando, em escolas da Rede, o ensino bilíngue em língua inglesa, com o objetivo de introduzir metodologia e práticas de aprendizagem em dois idiomas desde a Educação Infantil até o 6º ano.