ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Verão com saúde
15 Janeiro 2016 | Por Sandra Machado
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

O calor do verão no Rio de Janeiro convida a aproveitar a vida ao ar livre. Sendo assim, nada melhor do que curtir com a família, especialmente as crianças, e proporcionar a elas férias inesquecíveis. Como, no entanto, nesta estação tudo é muito intenso – radiação solar, temperatura alta... – convém atentar para algumas regrinhas de ouro que ajudam a atravessar os meses mais quentes do ano sem susto.

Banhos seguros

Um dos programas que mais agradam a criançada é a ida à praia. Nesse quesito, o principal segredo é respeitar o período recomendado – o banho deve ser evitado entre as 10h e as 16h, ou entre 11h e 17h durante o horário de verão. Caso não seja possível, a opção é se proteger da exposição direta ao sol e, de vez em quando, ficar na sombra. Como a perda de água e de sais minerais pela transpiração é grande, convém cuidar da hidratação, bebendo preferencialmente água. Suco de frutas ou água de coco também são bem-vindos. No caso dos bebês, o melhor é trazer essas bebidas de casa, em uma sacola térmica, para evitar risco de contaminação.

Algumas cidades brasileiras já oferecem serviço de identificação das crianças prestados pelos bombeiros

Os raios solares são indispensáveis para garantir a absorção da vitamina D pelo organismo. Por isso, o banho de sol é recomendado aos bebês já na primeira semana de vida, mas apenas por 15 minutos, bem cedinho ou no fim da tarde. A partir dos seis meses de idade, o bebê pode usar protetor solar com, no mínimo, fator 30, inclusive no couro cabeludo, já que tem o cabelo muito fino. Mas isso não dispensa o uso de roupinhas leves e boné. Crianças com menos de um ano não devem ficar mais de meia hora expostas diretamente ao sol e, até os dois anos, precisam de filtros infantis hipoalergênicos.

Muito cuidado com a areia suja, já que os pequenos adoram colocar as mãos na boca e, com isso, podem facilitar o acesso de microrganismos causadores de doenças. Esses agentes oportunistas também se aproveitam de ferimentos localizados nos pés – portanto, atenção nunca é demais. Água do mar muito gelada ou com ondas fortes são sinais de que não se deve arriscar um banho. Para os bebês, o problema pode ser contornado com a boa e velha piscina inflável.

O sol é nosso amigo. Xô, queimadura!

Uma das maiores preocupações, além da maré alta, diz respeito à segurança também em terra firme, já que a praia é um lugar movimentado e aberto, o que aumenta a chance de uma criança desacompanhada se perder do grupo. Uma boa dica é colocar na garotada uma pulseira de identificação com o nome da criança, o nome de um dos pais e um telefone de contato.

Informação nunca é demais

Desde 1995, a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) faz um trabalho de conscientização, realizado em eventos esportivos, recreativos, culturais e educacionais, além de disponibilizar uma publicação on-line sobre medidas de prevenção de afogamento. Bastante abrangente, o material vai além das condições usuais de acidentes e ensina como agir até mesmo em situações de alagamento na cidade. Segundo as estatísticas da Sobrasa, 75% dos óbitos acontecem em rios, represas e praias, enquanto metade dos afogamentos de crianças na faixa de um a nove anos ocorre em piscinas, inclusive na de casa, e muito frequentemente devido ao perigo real da bomba de sucção.

Já o Programa Sol Amigo apresenta informações completas sobre como se prevenir do excesso de radiação ultravioleta e explica seus efeitos sobre a pele, os olhos e o sistema imunológico. Além da indicação de especialistas sobre diversos modelos de chapéus, óculos e roupas a ser usados, a página disponibiliza material de apoio pedagógico, que pode facilitar a implantação de um programa de prevenção no ambiente escolar.

Fontes: Site da Sobrasa, Site do Programa Sol Amigo.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp