kenji Saito e Ricardo Prado revisada

A série de esportes da MultiRio Web Rádio está com nova escalação: Ricardo Prado, medalha de prata nos 400m Medley em Los Angeles, em 1984, assumiu o bate-papo com atletas, treinadores e profissionais da área.

Ele integra o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, no Rio, e, junto com outros atletas e ex-atletas – como Guga, do tênis, Maurren Maggi, do atletismo, e Bernardinho, do vôlei –, colabora com orientações sobre, por exemplo, transporte e acomodações. Afinal, a equipe de basquete precisa de camas com, no mínimo, 2,10m.

“O Departamento de Esportes do Comitê Rio 2016 possui 65 áreas diferentes. Meu grupo dá sugestões para tornar a estadia dos atletas boa. Essa experiência também é importante na hora de convidar os entrevistados para o MultiRio Esporte Clube: durante os programas conversarei com atletas e também com pessoas de outros departamentos do Comitê. Há áreas pouco conhecidas, como a responsável pelo doping ou a encarregada da agenda. Todo esse bastidor estará contemplado ao longo do ano.”

Prado acredita que o Brasil tem tudo para ter um número inédito de medalhas em 2016. Na natação, ele aposta no carioca Mateus Santana, especializado nos 100m, que atualmente tem 18 anos e treina em Santos. Cita também Cesar Cielo, que brigará pela segunda medalha de ouro da carreira, além de Tiago Pereira. Há duas mulheres com possibilidade de medalha na maratona aquática – prova com 10km na Praia de Copacabana: Poliana Okimoto e Ana Marcela Cunha, atualmente as melhores do mundo.

“Esporte é educação e pode se tornar um ganha-pão de prestígio. Se a criança ou o adolescente se dedicar, pode conseguir bolsas de estudo e conhecer o mundo por meio da modalidade esportiva que escolher. E mesmo aqueles que não conseguirem esses benefícios aprenderão valores importantes como saber ganhar, perder, esperar, lutar pelo que quiser alcançar e também lidar com regras – o que é importante para a vida.”

MultiRio Esporte Clube vai ao ar na Web Rádio às quartas-feiras, às 10h, 14h, 18h e 22h; com reprise aos domingos, às 9h, 15h e 21h. Os programas também podem ser ouvidos na audioteca.