ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

A influência dos nagôs na cultura carioca
11 Novembro 2014 | Por Márcia Pimentel
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

nagôs-negraminaO samba é um dos maiores símbolos culturais do Brasil. Os estudiosos do gênero musical dizem que suas raízes ancestrais advêm dos povos bantos do Congo e de Angola, traficados em grande escala não só para o Rio de Janeiro, mas para todo o país durante o período colonial. A história desse ritmo musical tão vinculado à identidade brasileira seria, provavelmente, muito diferente se os africanos de origem nagô – vindos da Costa da Mina, região onde Gana, Togo, Benim e Nigéria estão hoje localizados – não tivessem chegado, em massa, em terras cariocas, durante o Império e os primórdios da República.

É verdade que já havia nagôs no Rio desde o século XVIII, embora em quantidade infinitamente menor que os bantos. O principal destino deles sempre foi o porto de Salvador e demais localidades do Nordeste. Mas, com o crescimento da demanda por mão de obra para explorar o ouro de Minas Gerais, alguns navios vindos da Costa da Mina passaram a atracar NAGÔS-HAUSSÁSem território fluminense. Os nagôs, também chamados genericamente de sudaneses, eram oriundos de várias etnias, entre elas os jejes, iorubás, haussás, mahis e mandingas. O termo nagô, aliás, é igualmente bastante genérico, pois inclui nações com grande diversidade linguística (e muitas vezes inimigas na África), embora a maioria partilhasse de uma cultura similar e de uma religiosidade islamizada.

O grande êxodo desses africanos para o Rio de Janeiro – em ritmo jamais visto antes na história – começou com a Revolta dos Malês, que sacudiu a Bahia em 1835. O levante, organizado pelos africanos muçulmanos, tinha como objetivo o fim da imposição do catolicismo, a libertação dos escravos e a tomada do poder político da província. O governo de Salvador respondeu aos rebeldes com atos duríssimos, e os proprietários baianos de escravos passaram a temer a “índole rebelde” dos cativos oriundos da Costa da Mina. Fora isso, a queda contínua do preço do açúcar no mercado internacional, a partir de 1830, levava os senhores de engenho a buscar novas formas de enfrentar a crise. Com a Revolta dos Malês, a solução encontrada foi vender, em grande quantidade, seus escravos para a Corte carioca.

Os negros libertos da Bahia também sentiram a crise econômica e o forte aumento da repressão contra os africanos. Muitos voltaram para seus países – dando início ao fenômeno dos escravos retornados – e tantos outros migraram para a capital do Império. A maioria dos alforriados baianos que vieram para o Rio de Janeiro, segundo o historiador Carlos Eugênio Líbano Soares, era composta por negras comerciantes, cuja vocação para as vendas tinha origem nas redes comerciais estabelecidas na África. Paramentadas com seus turbantes islâmicos e panos da Costa atravessados no ombro, elas já eram, na época, personagens típicas das ruas de Salvador. Uma vez no Rio, tornaram-se quitandeiras, muito embora a função não fosse de total exclusividade delas.

A chegada massiva dos negros baianos, no Rio, impactou o panorama étnico e cultural carioca. Logo eles se articularam em uma comunidade no entorno do cais do porto, nas ruas e ladeiras vizinhas à Pedra do Sal, onde o aluguel era mais barato e os homens podiam NAGOS-ROTASCOMERCIAISNAÁFRICA2ser empregados como estivadores. Lá, moravam em velhos e deteriorados casarões coloniais – muitas vezes abandonados –, que passaram a ser chamados de zungus. Estes se diferenciavam dos cortiços – onde cada família morava em um cômodo distinto – pelo aspecto coletivo, tribal e comunitário. Não passou muito tempo para virarem um centro de encontro de crioulos (negros nascidos no Brasil) e de africanos de diversas origens.

Desse contato nasceu, entre outras coisas, a umbanda carioca, uma manifestação sincrética dos cultos bantos com o panteão de orixás do candomblé baiano e outras matrizes religiosas. Mas o mais impactante fruto dessa convivência foi, provavelmente, o nascimento da comunidade que ficou conhecida como Pequena África, que se tornaria célebre na virada para o século XX, pela riqueza de manifestações e simbioses culturais que dali passaram a emergir.

Candomblé, samba e carnaval

A primeira casa de candomblé do Rio, que se tem notícia, foi a de Bamboxê, fundada por um africano que veio da Bahia, em meados do século XIX, e retornou para a África logo após a Abolição da Escravidão. Mas o candomblé tido como o seminal da cidade é a casa do nagô João Alabá, que ficava no caminho entre a zona portuária e a Cidade Nova e cujas filhas de santo tiveram papel crucial na articulação e no desenvolvimento da cultura negra carioca.

NAGÔS-CANDOMBLE3Entre as tantas filhas de santo que fizeram história na cidade, podemos citar tia Amélia, mãe do violonista e compositor Donga, que gravou Pelo Telefone, tido como o marco inicial do samba no Brasil; tia Bebiana, que, na década de 1880, organizou a concentração dos desfiles dos ranchos e pastoris no antigo Largo de São Domingo, em frente ao Cemitério dos Escravos (onde fica, hoje, a esquina das avenidas Passos e Presidente Vargas); e a memorável tia Ciata, a líder negra cuja residência, na Praça Onze, se tornou o centro de convergência da cultura popular do Rio pós-abolicionista, e a partir de onde os ranchos dos afrodescendentes passaram a desfilar.

A produção de festas culturais já era tradicional entre os negros baianos. Em Salvador –
e também no Rio, embora em escala menor – grande parte dos cativos se organizava em irmandades cristãs, que constituíam verdadeiros espaços de barganha entre escravos e senhores. De um lado, os escravocratas amenizavam o senso de revolta dos africanos, permitindo que eles adorassem os santos católicos e usufruíssem de certa liberdade nos momentos em que se dedicavam ao culto e ao trabalho na instituição. De outro, os Nagos-TiaCiataeTiaJosefa-legendadonegros aproveitavam o espaço para construírem laços de solidariedade e praticarem suas tradições culturais nos dias de celebração do calendário religioso de seus senhores. As festas constituíam, assim, verdadeiros ambientes de resistência e de afirmação da cultura negra.

No Rio imperial e nos primórdios da República, as manifestações de tradição africana continuavam fortemente reprimidas. Mas a história de afirmação da identidade pela resistência cultural já havia se tornado uma marca dos nagôs baianos. Foi com esse espírito que tia Ciata, para driblar a polícia, começou a organizar pagodes em um colégio próximo à Praça Onze, onde morava. Segundo o Dossiê das Matrizes do Samba no Rio de Janeiro, feito pelo Centro Cultural Cartola, o termo “escola” passou a refletir as expectativas dos negros, que ganharam estabilidade a partir do momento em que os ranchos passaram a se reorganizar como escolas de samba e a dar um nexo de coletividade nas várias comunidades que começavam a crescer nos morros e subúrbios cariocas. Ainda segundo o Dossiê, tais expectativas eram partilhadas, inclusive, pelo grupo de músicos liderados por Ismael Silva, do morro do Estácio, lugar ao qual os pesquisadores atribuem o nascimento do samba urbano de cortejo, mais adequado para os agrupamentos carnavalescos desfilarem. E foi assim que o gênero musical ganhou fôlego no Rio de Janeiro e se transformou em patrimônio popular e cultural não só da cidade, mas de todo o país.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
MAIS DA SÉRIE
texto
A singularidade do Cais do Valongo no mundo

A singularidade do Cais do Valongo no mundo

27/07/2017

Apenas um sítio arqueológico no Senegal apresenta semelhanças históricas e simbólicas com o cais negreiro carioca. 

Matrizes Negras do Rio

texto
Cais do Valongo é Patrimônio da Humanidade

Cais do Valongo é Patrimônio da Humanidade

19/07/2017

Sítio se encontra no mesmo patamar da cidade de Hiroxima e do campo de concentração de Auschwitz, como um alerta para as gerações futuras.

Matrizes Negras do Rio

texto
O samba é plural

O samba é plural

02/12/2015

Em 2 de dezembro se comemora o Dia Nacional do Samba, um ritmo musical dos mais ricos que existem: tem partido-alto, samba de terreiro, de breque ...

Matrizes Negras do Rio

texto
Baianas de acarajé no Rio de Janeiro

Baianas de acarajé no Rio de Janeiro

26/11/2015

Em 25 de novembro se comemora um dos mais antigos ofícios femininos do país, que há dez anos é também patrimônio tombado pelo Iphan.

Matrizes Negras do Rio

texto
Abolição e República: símbolos da liberdade negra

Abolição e República: símbolos da liberdade negra

13/05/2015

O movimento pela libertação dos escravos produziu alguns símbolos que se antagonizaram à República. Esse regime de governo não trouxe a igualdade esperada pelos negros.

Matrizes Negras do Rio

texto
Identidade carioca, capoeira e malandragem

Identidade carioca, capoeira e malandragem

24/03/2015

O longo processo histórico até a cultura afro-brasileira ser "oficialmente" incorporada à identidade do Rio e do país.

Matrizes Negras do Rio

texto
Tráfico de moçambicanos: o último suspiro do comércio negreiro

Tráfico de moçambicanos: o último suspiro do comércio negreiro

05/01/2015

Os cativos oriundos de Moçambique só chegaram ao Rio, em grande escala, no apagar das luzes da escravatura.

Matrizes Negras do Rio

texto
Escravidão, diplomacia e leis

Escravidão, diplomacia e leis "para inglês ver"

22/10/2014

Nesta segunda matéria da série sobre as matrizes negras do Rio de Janeiro, conheça as artimanhas diplomáticas e jurídicas da coroa portuguesa para ludibriar os britânicos, que pressionavam pelo fim do tráfico negreiro e da escravatura no Brasil.

Matrizes Negras do Rio

texto
O matiz banto do Rio

O matiz banto do Rio

02/09/2014

O ensino das relações étnico-raciais é obrigatório há mais de dez anos, mas ainda sabemos muito pouco sobre os laços que o Rio construiu com a África ao longo do tempo. Nesta semana, a MultiRio dá início a uma série de matérias repletas de histórias – que a maioria ainda desconhece – sobre as matrizes negras da cidade.

Matrizes Negras do Rio

texto
A brasileira África dos escravos retornados

A brasileira África dos escravos retornados

29/07/2014

Para se distinguirem dos nativos, os libertos que retornaram à África no século XIX construíram uma brasilidade própria, cultivada até hoje pelos descendentes.

Matrizes Negras do Rio

texto
Pequena África: reduzida no nome, gigante no legado

Pequena África: reduzida no nome, gigante no legado

24/02/2014

Referência fundamental da história recente da cidade, a área concentrou inúmeros talentos que enriqueceram, e muito, a cultura carioca.

Matrizes Negras do Rio