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Livro de Paulo Freire é um dos mais requisitados nas universidades de língua inglesa
07 Junho 2016 | Por Larissa Altoé
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pedagogiadooprimidoSegundo o projeto Open Syllabus, que sistematiza e divulga informações sobre as obras adotadas nas universidades dos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Austrália, o único brasileiro a constar dos cem primeiros lugares no seu ranking é Paulo Freire, em 99ª posição, com o livro Pedagogia do Oprimido.

Levando em conta apenas a área de Educação, a obra de Paulo Freire sobe para o segundo lugar, ficando atrás apenas de Teaching for Quality Learning at University: What the Student Does, de John Biggs. O primeiro lugar geral cabe a The Elements of Style, de William Strunk, sobre escrita inglesa.

Pedagogia do Oprimido, publicado em 1970 pela editora Paz e Terra, é um ensaio de 218 páginas que propõe uma educação libertadora e humanizadora em vez da concepção “bancária”, que só deposita conteúdo nos educandos. Preconiza também a problematização dos homens em suas relações com o mundo. “Desta forma, aprofundando a tomada de consciência da situação, os homens se ‘apropriam’ dela como realidade histórica, por isto mesmo, capaz de ser transformada por eles” (pág. 85).

Tal educação se baseia na dialogicidade, na fé nos homens – que possuem a vocação de ser mais (criativos, transformadores) – e em relações horizontais. O método busca o universo temático a ser tratado em diálogo com as aspirações do povo.

Além de Paulo Freire, outros autores brasileiros também aparecem nos programas de estudos das universidades de língua inglesa. São eles: Clarice Lispector (citada 40 vezes), Machado de Assis (33 vezes), Graciliano Ramos (15 vezes), Guimarães Rosa (7 vezes) e Carlos Drummond de Andrade (6 vezes). Paulo Freire alcançou 1.021 citações com Pedagogia do Oprimido, e há outras 54 obras de sua autoria ou sobre ele no ranking.paulofreirelegendado

O projeto Open Syllabus coletou mais de 1 milhão de programas de estudos, principalmente da década passada nos Estados Unidos, extraindo deles citações e outras metainformações, para saber quais obras estão sendo estudadas naquelas universidades.

A Fundação Sloan – uma organização sem fins lucrativos – é a responsável pela pesquisa, que reúne pesquisadores de Harvard, da Universidade da Carolina do Norte (cidade de Chapel Hill), do Swarthmore College e da Universidade de Colúmbia – sede do projeto.

High School

Paulo Freire influencia também o equivalente ao Ensino Médio norte-americano. Lourenço Garcia, diretor da Revere High School – ganhadora do prêmio de melhor escola dos Estados Unidos em seu segmento, pelo National Center for Urban School Transformation, em 2014 –, afirma, em seu perfil na rede social Linked In, que é “admirador” de Paulo Freire. Segundo Garcia, o educador pernambucano é “um dos principais construtores da pedagogia crítica em todo o mundo”.

Fontes:

Sites do projeto Open Syllabus e do Instituto Paulo Freire

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Editora Paz e Terra, 1970.

Paulo Freire. Texto de Lúcia Gaspar, Bibliotecária da Fundação Joaquim Nabuco.

GADOTTI, Moacir. Alfabetizar e politizar: Angicos, 50 anos depois. Revista de Informação do Semiárido, da UFERSA.

 
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