02 Agosto 2016
0
0
0
s2sdefault
 

Dos encontros presenciais aos cursos pela Web, os recursos tecnológicos modificaram a forma com a qual a MultiRio chega a um de seus públicos prioritários: os professores. O que não se altera é o compromisso de oferecer ferramentas de aprimoramento do fazer pedagógico, tanto no que diz respeito à capacitação quanto a produções que complementam e dinamizam as aulas. Para isso, a tecnologia vem sendo uma aliada, “encurtando” distâncias, ampliando o diálogo e permitindo que os projetos cheguem a maior número de educadores.

Os cursos da Empresa para professores, que já foram oferecidos de forma presencial e, depois, por satélite, com exibição em circuito fechado, atualmente são veiculados on-line pela Web TV. Além dos programas semanais do projeto Interações Pedagógicas, cursos ao vivo, exibidos mensalmente, permitem o acompanhamento em tempo real e abrem espaço para a interatividade. Outra iniciativa voltada para os educadores é a série Ideias e Caminhos, que orienta no uso do audiovisual como apoio na sala de aula. Os programas estão disponíveis, com acesso livre, no portal da Empresa.

Entre outras capacitações que envolvem professores e também alunos, estão encontros com a comunidade escolar para apresentar produções da MultiRio; oficinas de produção de áudio e vídeo, de histórias em quadrinhos, de leitura do audiovisual e de utilização pedagógicas das mídias; e o curso on-line Meu Primeiro Jogo para criação de games e objetos de aprendizagem.

Para os alunos, estudar História do Brasil pode ganhar outra dimensão por meio de óculos 3D. Já os professores ganham uma ferramenta alinhada às novas gerações para dinamizar suas aulas. A série O Mochileiro do Futuro, disponível em versão 3D, é apenas um dos projetos da MultiRio de pesquisa de formatos e linguagens que buscam associar recursos tecnológicos inovadores ao exercício de ensinar e aprender.

A MultiRio também oferece produtos com realidade aumentada (RA), tecnologia utilizada em jogos de entretenimento e com potencialidades no uso pedagógico. Os livros do projeto Que Medo!, para crianças de 4 a 6 anos e que tratam de temores infantis, também estão em formato digital e os pequenos podem usar o celular para que a publicação “ganhe vida”. O aplicativo está disponível na loja de apps do Google Play e, depois de instalado no smartphone, permite visualizar animações nas páginas indicadas ao se apontar o aparelho para elas.

Jogos digitais interativos, como minigames que ajudam a desenvolver habilidades cognitivas como raciocínio lógico, percepção visual, memória e coordenação motora, estão disponíveis on-line e em versão mobile. A Empresa desenvolve, ainda, projeto de produção em 4D (quarta dimensão ou holografia).

Integrando as mídias digitais, o Portal MultiRio oferece ambiente atrativo e responsivo, com diversas opções de pesquisa que facilitam o acesso às produções. A área Interações Pedagógicas, além de exibir os programas, reúne o acervo da faixa de programação e oferece textos voltados ao professor. Com conteúdo curricular destinado a alunos e professores, a área História do Brasil possui três módulos: Rio de Janeiro – História da Cidade, América Portuguesa e Brasil Monárquico. Estão divididos em capítulos e incluem textos, imagens – incluindo fotos e documentos históricos –, materiais relacionados e referências bibliográficas.

Desde 2009, com investimentos em tecnologia digital e programação alinhada à Rede Municipal, a MultiRio vem diversificando as plataformas para atender seus públicos. Sua atuação e presença não só no ambiente on-line, mas também na TV e em meios impressos, desde essa data, se traduzem em 219 mil participantes em aperfeiçoamento de professores, mais de 4 milhões de acessos ao Portal, quase 412 mil horas de veiculação na TV (aberta e a cabo), mais de 5 mil vídeos e áudios produzidos e tiragem de mais de 8,5 milhões de impressos e de 103 mil MultiKits. Em suas diversas mídias, a Empresa vem, continuamente, ampliando a visibilidade da produção escolar e oferecendo ferramentas de apoio à educação carioca.

Cleide Ramos, diretora-presidente da MultiRio e doutora em Ciências da Educação.