ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Prefeitura lança podcast sobre ciências em coprodução com a UNIRIO
17 Junho 2020 | Por Michel Alecrim
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

Série Ouvi Falar, que estreia nesta sexta-feira, 19/06, tratará de meio ambiente e outras ciências da natureza com linguagem acessível

A Prefeitura da Rio, por meio da MultiRio, lança nesta sexta-feira, 19/06, uma nova série de podcasts em coprodução com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). A Ouvi Falar vai abordar de temas relacionados à ciência, ao meio ambiente, à conservação e a outras áreas do conhecimento, na voz de professores e pesquisadores. A proposta é falar sobre assuntos da atualidade, sob a ótica do conhecimento acadêmico, mas com uma linguagem acessível e atraente para os diversos públicos.
 
Para o lançamento, foi programada uma live que será transmitida pela página da MultiRio no Facebook, às 14h. Logo em seguida, o material estará disponível no site e na plataforma Spotify. Participam da transmissão a apresentadora e roteirista da MultiRio Patrícia Costa, a professora da UNIRIO e curadora dessa primeira temporada Natascha Krepsky e a coordenadora do Núcleo de Imagem e Som da universidade, Carol Carpintéro. 

Gravação do primeiro episódio do podcast Ouvi Falar (Foto: divulgação)

O primeiro episódio (“Praias de Plástico”) explora o tema da poluição dos mares. A própria curadora, Natascha Krepsky, participa dessa mesa, junto com o biólogo Daniel Fonseca Andrade e a psicóloga Claudia Luna. O coordenador da ONG Clean Up The World no Brasil, Hildon Carrapito, e o jornalista e instrutor de mergulho Caio Salles colaboraram com o programa.

O impacto da poluição nos oceanos afeta não só a vida marinha, mas traz danos às praias e à saúde da população. A sujeira provoca estragos à beleza natural dos litorais, o que resulta em perdas para o turismo e a economia. Esses são os aspectos tratados pelos especialistas convidados.
 
O foco foi dado no acúmulo de plástico e no aparecimento de manchas de óleo, aspectos já bastante abordados na mídia e frequentes nas redes sociais. O presidente da MultiRio, Cláudio Elias da Silva, ressalta que a parceria com a UNIRIO disponibiliza para o corpo acadêmico da universidade a expertise da MultiRio no campo audiovisual e enriquece o conteúdo oferecido pela empresa às escolas e à sociedade.
 
“É uma via de mão dupla. O podcast vai ajudar na atualização de professores e na formação dos alunos. Por outro lado, esperamos que haja um retorno para os professores universitários, que se aproximam da realidade das escolas. A MultiRio faz, assim, uma ponte entre esses dois lados”, afirma o presidente.
 
A série tem a curadoria da UNIRIO, que contou com o apoio dos profissionais da empresa municipal para a elaboração dos roteiros e para a produção. Natascha Krepsky destaca a colaboração entre as equipes das duas instituições e afirma que a intenção do podcast é comunicar ciência de qualidade para o público em geral.
 
"Queremos desmistificar a ideia de que a ciência é para poucos. Esperamos que os ouvintes curtam os programas, pois foram planejados com muito carinho e profissionalismo para divulgar o conhecimento produzido nas universidades brasileiras, em especial na UNIRIO", afirma a curadora.
 
O diretor do podcast, Ricardo Brito, responsável pela Web Rádio da MultiRio, lembra que os programas abrem portas para a curiosidade dos estudantes. “A ideia é compartilhar conhecimento e realizar discussões sobre temas atuais, com um olhar científico, mas didático. Os convidados passam orientações para o aprofundamento e pesquisa e indicam autores que tratam dos temas. É um excelente conteúdo para professores, alunos e para o público em geral”, afirma o diretor.
 
Os episódios da série Ouvi Falar serão semanais, todas as sextas-feiras e têm duração entre 40 e 60 minutos. A primeira temporada conta com seis programas, já todos gravados em grande parte remotamente, por causa da pandemia da Covid-19.

Veja a programação da primeira temporada:

 
EPISÓDIO 1 – PRAIAS DE PLÁSTICO (16/06)

O Programa discute os principais elementos que poluem os oceanos e praias: plástico e petróleo.
Participantes: Natascha Krepsky (bióloga, doutora em Geologia e Geofísica Marinha pela UFF), Daniel Fonseca Andrade (biólogo, especializado em Ciência Ambiental) e Claudia Luna (psicóloga formada pela PUC-Rio).
 
 
EPISÓDIO 2 – QUANDO A CIÊNCIA É CULTURA POP (26/06)
 
Vamos discutir como a cultura pop pode tornar a ciência ainda mais popular e atraente para os jovens principalmente para as meninas. Mesmo sem que muitos percebam ela está presente nas séries e histórias em quadrinhos.
Participantes: Elidiomar Ribeiro Da Silva (editor-adjunto da revista A Bruxa e biólogo, doutor em Ciências Biológicas pela UFRJ),  Virgínia Codá (mestranda em Divulgação Científica da Fiocruz)
 
 
EPISÓDIO 3 – JOGANDO O LIXO DENTRO (03/07)
 
 “Reduzir,Reutilizar e Reciclar”  sãos os “erres” que formam o lema da conscientização para reduzir o impacto do consumo no meio ambiente.
O programa fala ainda das leis que vêm tentando reduzir a produzir de lixo, principalmente de plástico.
Participantes: Bárbara Franz  (oceanógrafa e química, doutora em Planejamento Ambiental), Carlos Augusto Figueiredo Assumpção (doutor em Ciências Biológicas) e Fábio Verissimo Correa (engenheiro agrônomo, pós-doutorando em Ciências Ambientais pelo Instituto Oswaldo Cruz).
 
 
EPISÓDIO 4 – ÁGUA NOSSA DE TODO DIA (10/07)
 
A qualidade e a oferta de água para o abastecimento das cidades dependem em muito da preservação do meio ambiente, através da despoluição de rios e da defesa das matas ciliares. Também trataremos de novas formas de captação e do aproveitamento da água da chuva.  
Participantes: Christina Wyss Castelo Branco (doutora em Ciências Biológicas), Samira Da Guia Mello Portugal (doutora em Química) e Viviane Bernardes Dos Santos Miranda (pós-doutora em Ecologia).
 
 
EPISÓDIO 5 – COMO REVIVER UMA LAGOA (17/07)
 
Neste programa, vamos ouvir especialistas que vão contar como plantas e animais podem ajudar no processo de recuperação de lagos, lagoas e lagunas, mesmo em estágio avançado de degradação.
Participantes: Igor Christo Miyahira (biólogo e pós-doutor em Ecologia e Evolução pela UERJ), Luciano Neves Dos Santos (oceanógrafo) e Raquel De Almeida Ferrando Neves (bióloga marinha e doutora em Ecologia pela UFRJ).
 
 
EPISÓDIO 6 – A TERRA CONTA HISTÓRIAS (24/07)
 
Este episódio tem como objetivo mostrar como a natureza, com suas terras, águas, rochas e fósseis têm relação com a cultura, a arte, em especial a literatura. Os convidados tratarão das histórias que a natureza tem para contar.
Participantes: Luiza Corral Martins De Oliveira Ponciano (bióloga e doutora em geologia pela UFRJ) e Leonardo Ávilla (biólogo, doutor em Ciências Biológicas pela UFRJ).

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp