Cultura popular na programação de Rioeduca na TV
15 Março 2021 | Por Adriana Nascimento

thumb rioeducanatv artesVoltadas para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, aulas trabalham habilidades de Artes Visuais e Cênicas, Educação Física e Música

Coordenação motora, expressão corporal, criação musical e valorização do patrimônio cultural são algumas das habilidades que os alunos do 4º ao 9º ano podem desenvolver com as videoaulas desta semana de Artes Visuais e Cênicas, Educação Física e Música. As aulas trazem elementos da cultura popular, como maculelê e tradições populares, em uma abordagem interdisciplinar. Produzidas pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro com a MultiRio, as videoaulas de Rioeduca na TV são apresentadas por professores da Rede Pública Municipal de Ensino e vão ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h30, pela TV Escola, para as diversas etapas e modalidades do Ensino Fundamental: Educação Infantil, 1º ao 9º ano, além de Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Nesta segunda-feira (15), Devagar eu Chego Lá! é a aula das 7h45 para a Educação Infantil. Às 8h45, Construindo a Matemática é a videoaula do 4º ano. Home Sweet Home é a aula de Língua Inglesa para alunos do 6º ano, às 11h20. Na terça (16), videoaulas de Artes Visuais e Cênicas, Educação Física e Música vão ao ar para alunos do 4º ao 6º ano, com Maculelê, às 11h05; e estudantes do 7º ao 9º ano, Carioca II e Peja I e II, com Tradições Populares II, às 11h20.

Na quarta (17), Piquenique da Dezena é a videoaula do 1º ano, às 8h; e Por que a Sombra Muda, às 10h05, é a aula de Ciências voltada para o 7º ano. Na quinta-feira (18), Os Números, às 8h, é a aula da Classe Especial do 1º ano; Brincando com o Trava-Línguas é a do 2º ano, às 8h15, e Rebeliões na América Portuguesa, de História, às 10h50, é a do 9º ano. Já na sexta (19), Industrialização no Brasil e no Mundo é a videoaula de Geografia para o 8º ano, às 10h20; e Oriente-se, Rapaz! é a aula para o Peja I, às 20h.

Todas as videoaulas da manhã, no ar de 7h30 às 12h15, são reapresentadas à tarde, no horário de 13h30 às 18h15. As aulas da Educação Infantil vão ao ar novamente, ainda, no período noturno, de 19h30 às 20h. Os estudantes da Educação de Jovens a Adultos podem assistir às suas videoaulas sempre de 20h às 20h30.

Para responder às perguntas dos alunos, o programa ao vivo Tira-Dúvidas vai ao ar de segunda a sexta-feira. Os estudantes podem enviar questões pelo chat do aplicativo Rioeduca em Casa durante a transmissão ou pelo WhatsApp (21 - 99184-4948). Às 9h15, é exibido o Tira-Dúvidas para o 1º ao 5º ano; às 17h35, para o 6º ao 9º ano.

A programação de Rioeduca na TV é transmitida pela TV Escola pelo sinal aberto (canal 2.3) e também pela TV fechada: NET/Claro (canal 15), Claro TV (canal 8), Oi TV (canal 25), Sky (canal 21) e Vivo (canal 7). A programação completa da semana com todos os horários está disponível em www.multi.rio/rioeducanatv. As aulas também ficam no canal da MultiRio no YouTube, organizadas em listas de reprodução por ano escolar, e estão disponíveis para assistir no aplicativo Rioeduca em Casa, nos canais correspondentes a cada ano de escolaridade.

Confira a programação completa desta semana.