Produção de textos e gêneros textuais são destaques da semana em Rioeduca na TV
26 Abril 2021 | Por Adriana Nascimento

thumb ProfRicardo RioeducanaTVOs temas de Língua Portuguesa estão nas videoaulas oferecidas a partir desta segunda-feira (26) aos estudantes da Rede Municipal do Rio

Nesta semana, as videoaulas da programação de Rioeduca na TV, produzidas pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro com a MultiRio, trazem temas variados de, entre outros, Língua Portuguesa para os alunos do Ensino Fundamental. Identificação dos elementos da narrativa, produção textual e diferença de textos opinativos e informativos são alguns dos assuntos das aulas desta semana. A programação, que complementa e faz parte das ações de ensino remoto da secretaria, é exibida de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h30, pela TV Escola, para os estudantes da Educação Infantil e do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, além da Educação Especial e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Nesta segunda-feira (26), Contando Histórias, às 8h30, para o 3º ano; Textos Opinativos e Informativos, de Língua Portuguesa, às 16h20, para o 8º ano; e Os Gêneros Diário e Relato Pessoal, às 20h, para o EJA I, são algumas das videoaulas. Na terça (27), entre as aulas estão Formando Palavras, às 8h15, para o 2º ano; Subtração de Frações, de Matemática, às 10h05, para o 7º ano; e Composição Coreográfica, às 11h20, que trabalha de forma interdisciplinar Artes Visuais, Artes Cênicas, Música e Educação Física para o 7º ao 9º ano, Carioca II e EJA.

Já na quarta-feira (28), os destaques são Encontros com a Educação Infantil, às 7h30, que trabalha impressões diante de produções de arte; A Célula e suas Funções, de Ciências, às 9h50, para o 6º ano; e Biotecnologia: Modo de Usar, de Geografia, às 11h20, para o 9º ano. Algumas das videoaulas da quinta-feira (29) são O Que Está Escrito Aqui?, às 8h30, para o 3º ano; Aventuras Cariocas - Ilhas, de Geografia, às 9h50, para o 6º ano; e Home Sweet Home, de Língua Inglesa, às 11h05, para o 7º ano. Na sexta (30), Encontros com a Educação Infantil, às 7h30, que trata do brincar de faz de conta; e O Uso Social da Língua, às 20h, para o EJA I, estão entre as aulas

A programação de Rioeduca na TV também traz dois programas ao vivo, de Tira-Dúvidas, que vão ao ar às 9h15, para os alunos do 1º ao 5º ano, e às 15h15, para os do 6º ao 9º ano. Nas lives, os professores respondem ao vivo a perguntas dos estudantes enviadas durante a transmissão pelo chat do aplicativo Rioeduca em Casa ou pelo WhatsApp (21 - 99184-4948).

A programação de Rioeduca na TV é transmitida pela TV Escola pelo sinal aberto (canal 2.3) ou pela TV fechada: NET/Claro (canal 15), Claro TV (canal 8), Oi TV (canal 25), Sky (canal 21) e Vivo (canal 7). As videoaulas da manhã, exibidas de 7h30 às 12h15, são reapresentadas à tarde, de 13h30 às 18h15. À noite, vai ao ar novamente a reprise das aulas da Educação Infantil, das 19h às 20h, e são exibidas as aulas do dia para estudantes da Educação de Jovens a Adultos, das 20h às 20h30.

Os alunos também podem assistir às videoaulas pelo aplicativo Rioeduca em Casa, nos canais correspondentes a cada ano de escolaridade, ou pelo canal da MultiRio no YouTube, em listas de reprodução organizadas por ano. A programação completa da semana, organizada por anos de escolaridade e com todos os horários, está em www.multi.rio/rioeducanatv.