Rioeduca na TV traz aulas de Língua Inglesa para estudantes do 1º ao 5º ano
07 Junho 2021 | Por Adriana Nascimento

thumb ascom videoaulaInglesTodas as sextas-feiras, estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental podem assistir às videoaulas da língua estrangeira para seus anos de escolaridade

A programação de videoaulas de Rioeduca na TV oferece, todas as sextas-feiras, aulas de Língua Inglesa para alunos do 1º ao 5º ano. Nesta semana, os números são um dos temas da língua estrangeira para os anos iniciais. Os estudantes dos anos finais também assistem a aulas desse componente curricular, às segundas e quintas-feiras. Produzidas pela Secretaria Municipal de Educação com a MultiRio, a programação de videoaulas complementam as atividades de ensino remoto na Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro, com vídeos apresentados por professores. As aulas vão ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h30, pela TV Escola, e são destinadas aos estudantes da Educação Infantil e 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, incluindo Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Nesta segunda-feira (7), alguns destaques são as aulas Amigo Vento, às 7h30, para a Educação Infantil; A Melodia nos Textos, às 8h30, para o 3º ano; e Can You Describe It?, às 11h20, de Língua Inglesa, para o 6º ano. Já na terça (8), Leitura Cartográfica, às 8h45, para o 4º ano; Sólidos Geométricos, de Matemática, às 10h05, para o 7º ano; e O que é Música e o que é Desenho?, às 11h05, que trabalha Artes Visuais, Artes Cênicas, Música e Educação Física para 4º, 5º e 6º anos, estão entre as videoaulas.

Cadê o Espaço?, às 8h15, para o 2º ano; A Vida em Todos os Níveis!, às 10h35, para o Carioca II; e Lendo Tabelas, às 20h, para o EJA I, são algumas das aulas da quarta-feira (9). Já na quinta (10), estão entre os destaques A Beleza das Frutas, às 7h45, para a Educação Infantil; Profissões que Resistem ao Tempo, às 8h30, para o 3º ano; e Revoltas Regenciais, de História, às 10h50, para o 9º ano. Na sexta-feira (11), Numbers Everywhere!, às 8h15, para o 3º ano; e It’s Meal Time!, às 8h45, para o 4º e 5º anos, estão entre as videoaulas do dia.

Além disso, de segunda a sexta-feira, a programação de Rioeduca na TV oferece dois programas ao vivo de Tira-Dúvidas: às 9h15, para os alunos do 1º ao 5º ano, e às 15h15, para os alunos do 6º ao 9º ano. Durante as transmissões, os professores respondem ao vivo a perguntas dos estudantes enviadas pelo chat do aplicativo Rioeduca em Casa ou pelo WhatsApp (21 - 99184-4948).

A programação de Rioeduca na TV é transmitida pela TV Escola pelo sinal aberto (canal 2.3) ou pela TV fechada: NET/Claro (canal 15), Claro TV (canal 8), Oi TV (canal 25), Sky (canal 21) e Vivo (canal 7). As videoaulas da manhã, exibidas de 7h30 às 12h15, são reapresentadas à tarde, de 13h30 às 18h15. À noite, vai ao ar novamente a reprise das aulas da Educação Infantil, das 19h às 20h, e são exibidas as aulas do dia para estudantes da Educação de Jovens e Adultos, das 20h às 20h30.

Os alunos também podem assistir às videoaulas pelo aplicativo Rioeduca em Casa, nos canais correspondentes a cada ano de escolaridade, ou pelo canal da MultiRio no YouTube, em listas de reprodução organizadas por ano. A programação completa da semana, organizada por anos de escolaridade e com todos os horários, está em www.multi.rio/rioeducanatv.