Um Rio de Possibilidades: novas videoaulas para EJA estreiam em Rioeduca na TV
23 Maio 2022 | Por Carla Araújo

Fotografia. Ambiente interno. As professoras do Rioeduca na TV, Aline Menezes e Cássia Lecce, conversam em frente ao painel de controle do COR - Centro de Operações Rio.

Com o início do 2º trimestre, que começa nesta semana, aulas que apresentam diversos espaços da cidade passam a fazer parte da programação

Para os alunos da Educação de Jovens e Adultos, o 2º trimestre letivo na Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro, que começa em 23/05, chega com uma novidade em Rioeduca na TV: o programa Um Rio de Possibilidades. As novas videoaulas contam com uma abordagem mais dinâmica e são gravadas em visitas externas em diversos equipamentos da cidade, como por exemplo, o COR - Centro de Operações Rio.

Um Rio de Possibilidades vai ao ar às terças-feiras, a partir das 11h45 e com reapresentação às 20h, e se junta à programação de aulas mais curtas voltadas para todos os anos de escolaridade e organizadas em “séries”. São elas: Programa de Criança, Agora é Com Você, Fique Ligado, Curiosidades, De Olho na Escrita e De Olho na Leitura, Língua Portuguesa em @ção, Onde Tem Matemática?, Se Liga na Ciência, #Segue na Rede, Por Aí e Curiosidades Históricas vão ao ar

Durante a semana de 23 a 27 de maio, a programação Rioeduca na TV, realizada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro com a MultiRio, apresenta videoaulas que trabalham temas de todos os componentes curriculares para alunos da Educação Infantil e do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, incluindo Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA). As videoaulas vão ao ar na TV pelo canal MultiRio (26 e 526 da NET/Claro), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h30.

Na segunda-feira (23), as aulas O reino das letras felizes, de Sala de Leitura, às 9h15, para o 1º ano; A função e o público-alvo dos textos, de Língua Portuguesa, às 10h15, para o 7º ano; e Floreando a cidade, de Programa de Criança, às 16h, para Educação Infantil; são alguns dos destaques. Entre as aulas de terça-feira (24), estão Casos de família, de De Olho na Escrita, às 8h45, para o 4º ano; Está na hora!, às 9h45, para alunos do Projeto Travessia; e as duas aulas do programa Um Rio de Possibilidades Conhecendo o COR e Você conhece os Estágios Operacionais da Cidade do Rio de Janeiro?, às 11h45, para EJA I.

Já na quarta-feira (25), vão ao ar Hoje está frio ou calor?, às 8h15, para o 2º ano; Alimentação saudável: se liga nessas dicas!, às 10h45, para alunos do projeto Carioca II; e Batucada, do #Segue na Rede!, às 16h15, para o 6º e 7º anos. Recursos hídricos: consumo e desperdício, de Geografia, às 10h15, para o 7º ano; Diagonais de um polígono, de Matemática, às 11h, para o 9º ano; e As Revoluções Industriais, às 12h, para EJA II; são algumas aulas de quinta (26). Na sexta-feira (27), Sabiá lá na gaiola, de Sala de Leitura, às 7h45, para Educação Infantil; Locais de vivência, de História, às 10h15, para o 6º ano; e Modern world, modern jobs, de Língua Inglesa, às 11h15, para o 7º ano.

Assista na TV, no YouTube e no app

A programação de Rioeduca na TV é transmitida pela TV no canal MultiRio (canal 26 e canal HD 526 da NET/Claro). As videoaulas da manhã, exibidas de 7h30 às 12h15, são reapresentadas à tarde, de 13h30 às 18h15. À noite, vão ao ar novamente as reprises das aulas da Educação Infantil, das 19h às 20h, e as da Educação de Jovens e Adultos, das 20h às 20h30.

Os alunos também podem assistir às videoaulas pelo aplicativo Rioeduca em Casa, nos canais correspondentes a cada ano de escolaridade, ou pelo canal da MultiRio no YouTube, em listas de reprodução organizadas por ano. A programação completa da semana, organizada por anos de escolaridade e com todos os horários, está em www.multi.rio/rioeducanatv.