MultiRio reforça ações de combate ao Aedes em março
06 Março 2017 | Por Adriana Nascimento

MultiRio com as Escolas no Combate ao AedesDurante a 2ª semana de mobilização nas escolas, que acontece até sexta-feira (10), a Empresa exibe um programa especial na TV e oferece outros conteúdos sobre o tema em seu Portal. Vídeos, áudios, jogos educativos e reportagens estão entre as novas produções de apoio a atividades nas escolas da Rede Municipal do Rio contra os focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A semana de mobilização faz parte do cronograma definido pela Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Lazer (SMEEL) para subsidiar as escolas nas ações da campanha Aqui Mosquito Não Se Cria, também organizada pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), com parceria da MultiRio.

Na quinta-feira (9), às 9h, o segundo programa MultiRio com as Escolas no Combate ao Aedes vai ao ar no canal MultiRio (26 da NET), Web TV e Web Rádio, reforçando junto à comunidade escolar a importância da prevenção aos focos do Aedes. Em entrevista, o secretário Municipal de Educação, Esportes e Lazer, César Benjamin, faz um balanço da mobilização em fevereiro.

O especial mostra vídeos enviados pelas escolas, assim como peças audiovisuais da MultiRio relacionadas ao combate ao mosquito e sua utilização em atividades de sala de aula. As convidadas são Maria Cristina Boaretto, superintendente de Promoção de Saúde da SMS, e Denise Palha, gerente de Projetos de Extensão Curricular da SMEEL. O programa tem reapresentação às 19h, na TV, e às 21h na Web TV e Web Rádio. Após a exibição. o programa fica disponível para ser assistido on-line.

Disponível no Portal nesta quinta, o Especial arboviroses da série de TV Como Vivemos apresenta, em um giro pelo mundo, a atuação de cientistas, médicos, educadores e governos de diversos países para evitar a proliferação do vírus da zika. Outros vídeos e campanhas que tratam do combate ao Aedes ganharam versão em Libras, realizada em parceria com a Subsecretaria Municipal da Pessoa com Deficiência: episódio Enfrentando o Aedes da série de TV Aquela Conversa, campanha Detona Aedes e série de animações Aqui Mosquito Não Se Cria

Além disso, novos jogos digitais educativos oferecem uma forma lúdica de fixar as ações de prevenção aos focos do Aedes junto, principalmente, aos alunos da Rede Municipal do Rio. Caça-palavras, quebra-cabeça e erros são minijogos com temática relacionada ao combate ao mosquito. Para ampliar o leque de informações sobre o assunto, reportagens falam sobre o histórico do Aedes aegypti no Brasil, com a chegada e os esforços de prevenção, e aplicativos que ajudam no combate ao mosquito. Já a Web Rádio oferece um teste de conhecimentos sobre o tema por meio de um quiz com perguntas e suas respostas. Os vídeos, áudios, jogos e reportagens podem ser acessados na coletânea Detona Aedes!.