Programação de Rioeduca na TV estreia nesta segunda (8) com Aula Inaugural
05 Fevereiro 2021 | Por Adriana Nascimento

thumbSIrioeducanatvElaboradas e apresentadas por professores da Rede Municipal, videoaulas fazem parte da abordagem multicanal da SME para este ano

Videoaulas curriculares do Ensino Fundamental vão ao ar, a partir desta segunda-feira (8), na programação de Rioeduca na TV, uma das ações da Secretaria Municipal de Educação (SME), previstas para este ano letivo. Dentro da abordagem multicanal da SME, os programas, produzidos em parceria com a MultiRio, são exibidos de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h30, em rede aberta e fechada, pela TV Escola. As videoaulas são elaboradas e apresentadas por professores da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio e trazem temas da Educação Infantil, do 1º ao 9º ano, além da Educação Especial e da Educação de Jovens e Adultos.

Nesta segunda-feira, dia da volta às aulas, também acontece a Aula Inaugural com o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, transmitida a partir das 9h15, ao vivo, durante a programação de Rioeduca na TV. O secretário dá as boas-vindas à comunidade escolar e fala sobre o planejamento para 2021. O primeiro dia da programação também traz uma apresentação sobre o Rioeduca na TV, exibida ao longo do dia, e programas do acervo da MultiRio, tudo voltado ao acolhimento de alunos, professores e demais profissionais da educação.

Programação diária na TV aberta

As videoaulas começam a ser exibidas na terça-feira (9), em uma programação com cerca de 10 horas diárias de conteúdos curriculares distribuídos de acordo com faixas de atendimento, etapas e modalidades de ensino. De manhã, a partir das 7h30, a grade é voltada para a Educação Infantil. Às 8h, vão ao ar videoaulas para os primeiros anos do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). No final da manhã, a partir das 9h50, começa a programação para os anos finais (6º ao 9º ano). Já à tarde, a partir das 13h30, há a reapresentação dos blocos da manhã e, à noite, a partir das 20h, as videoaulas são destinadas à Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Um dos destaques de Rioeduca na TV é a interação com o público por meio de dois momentos ao vivo diariamente, às 9h15 e às 15h15. Nas duas primeiras semanas, entre os blocos de videoaulas, essa interação é com o programa Explorando Caminhos, que busca apresentar o trabalho nas diferentes áreas pedagógicas e componentes curriculares. Nas semanas seguintes, a interação será incorporada à grade de programação nas próximas semanas, sempre com dois momentos de tira-dúvidas ao longo do dia, para que os alunos que assistiram ao bloco anterior possam enviar suas perguntas a um professor que responderá ao vivo.

Rioeduca na TV vai ao ar pelo sinal aberto da TV Escola (canal 2.3) e também pela TV fechada: NET/Claro (canal 15), Claro TV (canal 8), Oi TV (canal 25), Sky (canal 21) e Vivo (canal 7). As videoaulas de Rioeduca na TV também ficam disponíveis no canal da MultiRio no YouTube (www.youtube.com/multiriosme). Além disso, no Portal MultiRio, uma área especial reúne informações sobre o Rioeduca na TV, como a programação, e conteúdos relacionados.

Rioeduca na TV
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h30.
No ar na TV Escola: canal 2.3 (TV aberta); na TV fechada, na NET/Claro (canal 15), Claro TV (canal 8), Oi TV (canal 25), Sky (canal 21) e Vivo (canal 7).
Videoaulas disponíveis também no YouTube da MultiRio.
Programação em multi.rio/rioeducanatv