Relatórios da Rioeducopédia apoiam trabalho pedagógico nas escolas da Rede Municipal do Rio
13 Outubro 2021 | Por Adriana Nascimento

thumb ascom RioeducopediaNesta quarta-feira (13), às 14h, a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME) e a MultiRio realizam uma live de apresentação dos novos recursos de relatórios da plataforma Rioeducopédia. As funcionalidades - que oferecem potencialidades para o planejamento das atividades pedagógicas nas escolas - incluem relatórios de gestão, voltados para os gestores da própria Secretaria, Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) e equipes gestoras das unidades escolares; e relatórios aos professores regentes. A transmissão, com a subsecretária de Ensino da SME, Teresa Pontual; o presidente da MultiRio, Paulo Miranda; e o diretor de Mídia e Educação da MultiRio, Eduardo Guedes, acontece pelo canal da MultiRio no YouTube (https://youtu.be/UFqnzB0CTY4) e pelo aplicativo Rioeduca em Casa (canal Gestores), com interatividade ao vivo.

O ambiente virtual de aprendizagem Rioeducopédia faz parte das ações da Secretaria Municipal de Educação e foi desenvolvida pela MultiRio, com acesso a estudantes e professores pela aba Outros do aplicativo Rioeduca em Casa. A plataforma oferece conteúdos em diferentes formatos e linguagens, produzidos por professores da Rede Municipal do Rio, em uma experiência na qual o estudante amplia o conhecimento com percursos formativos. Com as novas funcionalidades de relatórios, além de um recurso de aprendizagem, a Rioeducopédia passa a oferecer potencialidades baseadas em dados para o planejamento pedagógico e para a gestão do ensino nas escolas cariocas.

Relatórios de gestão

Para gestores do nível central da SME, CREs e unidades escolares, foram criados painéis de relatórios exclusivos organizados em um dashboard, com acesso por login. Neste ambiente, entre outros, o painel Escola - disponível para todos os perfis de acesso - mostra o quantitativo e o desempenho dos alunos da unidade escolar que interagiram com a Rioeducopédia, com o percentual de acertos nos questionários dos percursos formativos da plataforma. É possível filtrar os resultados por período, ano de escolaridade e componente curricular (Língua Portuguesa, Matemática, Geografia etc.). Além disso, os gestores têm acesso a estatísticas por habilidade e podem visualizar o desempenho da unidade escolar de forma global, em relação à CRE e à Rede Municipal com um todo.

Relatórios para o professor

Ao fazer o login e entrar em seu perfil na Rioeducopédia, o professor regente pode selecionar suas turmas, optar pelo componente curricular e pelo bimestre, e ver em quais habilidades os estudantes tiveram mais ou menos acertos na hora de responder o quiz, o último passo obrigatório de cada “aula” da plataforma. Além disso, é possível ver os resultados por aluno, assim como quais os percursos concluídos por ele - relatórios que ajudam o professor a perceber necessidades de aprendizado de forma mais ampla ou individual.

Como acessar a Rioeducopédia

Estudantes e professores da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro podem acessar a Rioeducopédia pelo aplicativo Rioeduca em Casa, em um botão na aba Outros, ambiente no qual a navegação é gratuita, sem consumo do pacote de dados. Para fazer login na plataforma, o estudante deve colocar a matrícula (somente os números em sequência) e a data de nascimento (no formato DD/MM/AAAA). Já o professor deve clicar em Matrícula do Professor e fazer login com sua matrícula e início do CPF.

Sobre a MultiRio
Vinculada à Secretaria Municipal de Educação, a MultiRio, Empresa Municipal de Multimeios da Prefeitura do Rio de Janeiro, tem como objetivo promover ações em diferentes meios tecnológicos, articuladas com a política municipal de educação. Desenvolve produtos em diversas mídias e plataformas em apoio à Rede Pública Municipal de Ensino e tem como público prioritário os professores e alunos das escolas municipais.