O aprendizado continua em janeiro com videoaulas especiais e Rioeducopédia
03 Janeiro 2022 | Por Adriana Nascimento

thumb videoaulajaneiroO aprendizado não para com a programação especial de Rioeduca na TV em janeiro, com videoaulas de reforço escolar entre os dias 03 e 29 de janeiro. Além disso, o ambiente virtual de aprendizagem Rioeducopédia é outro recurso para rever conteúdos de todos os anos de escolaridade, tanto com os percursos regulares da plataforma quanto com materiais selecionados do menu Reforço Rio. Recursos pedagógicos como o site Meias Aventuras, da MultiRio, voltado para as crianças menores, complementam a oferta de opções para aprender em janeiro de um jeito lúdico e atraente. Rioeduca na TV, realizado pela Secretaria Municipal de Educação e a MultiRio, traz videoaulas apresentadas por professores; já a Rioeducopédia, da secretaria e desenvolvida com a MultiRio, oferece videoaula, atividades, quiz e informações complementares que ajudam a consolidar o aprendizado.

Videoaulas de Língua e Portuguesa e Matemática

A programação de Rioeduca na TV em janeiro, com início no dia 03, exibe videoaulas de reforço escolar de Matemática e Língua Portuguesa para todos os anos de escolaridade - do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Especial, e alunos do projeto Carioca II. Também vão ao ar aulas especiais para os estudantes da Educação Infantil e videoaulas de Sala de Leitura. Os assuntos foram especialmente selecionados de acordo com as habilidades que mais precisam ser trabalhadas, a partir das atividades de avaliação da secretaria.

A programação de Rioeduca na TV é transmitida pela TV aberta na Band (canal 7.2) e na TV a cabo pelo canal MultiRio (canal 26 e canal HD 526 da NET/Claro). As videoaulas da manhã, exibidas de 7h30 às 12h15, são reapresentadas à tarde, de 13h30 às 18h15. À noite, vão ao ar novamente as reprises das aulas da Educação Infantil, das 19h às 20h, e as da Educação de Jovens e Adultos, das 20h às 20h30. As videoaulas também estão no aplicativo Rioeduca em Casa e no canal da MultiRio no YouTube. A programação completa está em www.multi.rio/rioeducanatv.

Rioeducopédia: menu Reforço Rio

Uma das opções do menu inferior da plataforma Rioeducopédia, o Reforço Rio oferece a busca por conteúdos a partir de filtros não só por ano de escolaridade ou modalidade de ensino (como Educação de Jovens e Adultos) e componente curricular, como Matemática, mas também por habilidade. Além disso, outra opção de busca é por assunto, o que também reforça, especialmente, a autonomia do estudante em seu aprendizado.

Na Rioeducopédia, o aluno também encontra os percursos formativos para seu ano de escolaridade, compostos por uma aula apresentada por um professor (Videoaula); atividades, relacionadas ao Material Rioeduca (Desafio); Quiz Educa com perguntas e respostas, além de materiais complementares (Para Saber Mais).

Para acessar a plataforma, os estudantes da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro devem entrar pelo aplicativo Rioeduca em Casa, na aba Outros, e clicar no botão Rioeducopédia. Para fazer login na plataforma de percursos formativos, o estudante deve colocar a matrícula (somente os números em sequência) e a data de nascimento (no formato DD/MM/AAAA).

Ludicidade para os pequenos com Meias Aventuras

O projeto Meias Aventuras da MultiRio oferece produções em diferentes formatos - como animações, jogos, ilustrações e sugestões de atividades - para atividades criativas em situações de aprendizagem voltadas à alfabetização. Trabalhando habilidades pedagógicas básicas para esse processo, por meio de narrativas, do ouvir e contar histórias, o resultado é uma experiência na qual o estudante aprende brincando. Nessas aventuras, o destaque é o personagem Meia, que estrela as animações e ilustra os materiais. Todo o material em formato digital pode ser acessado no site Meias Aventuras.