Novas videoaulas estreiam na programação de Rioeduca na TV
02 Maio 2022 | Por Adriana Nascimento

Semana 02.05.22 Videoaulas 2 BIM Rioeduca na TV Reprodução MultiRio

Para o novo bimestre letivo, que começa nesta semana, videoaulas “mão na massa” com foco em atividades e experiências são novidade na programação

O início do 2º bimestre do ano letivo na Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro, em 2 de maio, traz uma novidade na programação de Rioeduca na TV: videoaulas “mão na massa” com novo formato e uma abordagem mais prática dos temas curriculares. As novas videoaulas trazem atividades, experiências e visitas externas, entre outros, propondo novas abordagens para habilidades curriculares já trabalhadas nas videoaulas “regulares” da programação. Rioeduca na TV é um projeto realizado pela Secretaria Municipal de Educação com a MultiRio e vai ao ar na TV de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h30, pelo canal MultiRio (26 e 526 da NET/Claro).

As novas videoaulas, voltadas para todos os anos de escolaridade - Educação Infantil e 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental - são organizadas em “séries”, relacionadas com seções encontradas no Material Rioeduca, livro didático da Rede Municipal do Rio. Para os alunos da Educação Infantil, a série de vídeos Programa de Criança têm foco nas brincadeiras, com situações mais práticas e como recursos para professores e famílias. Os vídeos vão ao ar às segundas-feiras, a partir das 16h, com reapresentações às terças e quintas, às 7h45, 13h45 e 19h45.

Para o 1º ao 5º ano, as séries de vídeos curtos são Agora é Com Você, Fique Ligado, Curiosidades, De Olho na Escrita e De Olho na Leitura, com atividades práticas, experiências, jogos, oficinas e informações curiosas relacionadas ao currículo escolar. Essas videoaulas são exibidas às terças e quintas-feiras, a partir das 8h, e reapresentadas a partir das 14h.

Já os estudantes do 6º ao 9º anos contam com as videoaulas especiais reunidas nas séries Língua Portuguesa em @ção, Onde Tem Matemática?, Se Liga na Ciência, #Segue na Rede, Por Aí e Curiosidades Históricas, que trabalham cada componente curricular de forma lúdica, com situações cotidianas, experiências e visitas externas, entre outros. Os programas vão ao ar às terças, quartas e quintas-feiras, a partir das 16h.

Videoaulas nas plataformas digitais

As novas videoaulas “mão na massa” de Rioeduca na TV, assim como todo o conjunto de aulas oferecidas na programação diária, estão disponíveis para assistir a qualquer momento pelo aplicativo Rioeduca em Casa, nos canais correspondentes a cada ano de escolaridade, ou pelo canal da MultiRio no YouTube, em listas de reprodução organizadas por ano. Cada série das novas videoaulas também é oferecida em lista própria no YouTube.

Vídeos curtos na Rioeducopédia

O ambiente digital de aprendizagem Rioeducopédia apresenta as videoaulas “mão na massa” relacionadas aos percursos formativos regulares da plataforma, reforçando o aprendizado e ampliando a experiência do aluno. Os percursos que possuem os novos vídeos são sinalizados com um ícone e, uma vez neles, os estudantes podem ter acesso aos vídeos com novas abordagens para as habilidades curriculares trabalhadas naquela aula.

Na Rioeducopédia, o aluno encontra os percursos formativos para seu ano de escolaridade, compostos por Videoaulas, Desafio, Quiz e Para Saber Mais. Para acessar a plataforma, os estudantes e professores da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro devem entrar pelo aplicativo Rioeduca em Casa, na aba Outros, e clicar no botão Rioeducopédia. Para fazer login na plataforma de percursos formativos, o estudante deve colocar a matrícula (somente os números em sequência) e a data de nascimento (no formato DD/MM/AAAA); o professor precisa entrar com a matrícula e os primeiros números do CPF.

Programação de videoaulas diárias

Rioeduca na TV é uma programação de videoaulas realizada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro com a MultiRio e é destinada a alunos da Educação Infantil e do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, incluindo Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Apresentadas por professores, as videoaulas são transmitidas pela TV no canal MultiRio (canal 26 e canal HD 526 da NET/Claro), pelo app Rioeduca em Casa e pelo YouTube da MultiRio.

As videoaulas da manhã, exibidas de 7h30 às 12h15, são reapresentadas à tarde, de 13h30 às 18h15. À noite, vão ao ar novamente as reprises das aulas da Educação Infantil, das 19h às 20h, e as da Educação de Jovens e Adultos, das 20h às 20h30. A programação completa da semana, organizada por anos de escolaridade e com todos os horários, está em www.multi.rio/rioeducanatv.