ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Anísio Teixeira

Considerado um dos mais influentes educadores do século XX, Anísio Teixeira se notabilizou pelas profundas mudanças que implementou na educação pública do Brasil. Foi expoente do movimento Escola Nova e do Manifesto dos Pioneiros da Educação. Ao lado de Darcy Ribeiro e outros educadores, desenhou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, criou a Universidade de Brasília e escreveu vários textos influentes, deixando sua marca na educação brasileira.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
MAIS DA SÉRIE
audio
Milton Santos

Milton Santos

24/05/2018

Geógrafo brasileiro respeitado mundialmente e agraciado com o maior prêmio do mundo em sua área, Milton Santos construiu um pensamento inovador sobre o saber geográfico, propondo uma "geografia nova", refletindo criticamente sobre a globalização, o espaço urbano e os movimentos sociais e econômicos.

Teorias, Vidas e Obras

audio
Paulo Freire

Paulo Freire

24/05/2018

Declarado o Patrono da Educação Brasileira em 2012, o educador e filósofo pernambucano Paulo Freire revolucionou a pedagogia no Brasil e tornou-se um dos intelectuais da Educação mais respeitados nos EUA e na Europa. Criador da Pedagogia do Oprimido, definia a educação como o caminho para a libertação e a transformação social e defendia que a escola deveria prepara o aluno para ser capaz de "ler o mundo".

Teorias, Vidas e Obras

audio
Sérgio Buarque de Holanda

Sérgio Buarque de Holanda

08/12/2017

A trajetória do jornalista, sociólogo e historiador Sérgio Buarque de Holanda, considerado um dos maiores intelectuais brasileiros do século XX. A professora do Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio Maria Alice Rezende de Carvalho fala sobre a vida e as principais obras do sociólogo, sua ligação com o movimento modernista e seu trabalho como correspondente internacional.

Teorias, Vidas e Obras

audio
Platão

Platão

30/08/2017

Discípulo de Sócrates e mestre de Aristóteles, Platão viveu no século IV a.C. e foi um dos mais importantes filósofos gregos. Criador da Academia, uma escola de ciências, matemática, retórica e filosofia, escreveu alguns dos mais importantes tratados filosóficos de todos os tempos, tendo destacada atuação na política ateniense, que criticava em muitos de seus diálogos.

Teorias, Vidas e Obras

audio
Darcy Ribeiro

Darcy Ribeiro

16/02/2017

O antropólogo, escritor e político brasileiro começou a trajetória profissional com pesquisas e estudos sobre os povos indígenas. Foi responsável pela criação do Museu do Índio e do Parque Nacional do Xingu. Darcy Ribeiro idealizou os Cieps, projeto de escolas públicas de tempo integral, e, ao lado de Anísio Teixeira, colaborou na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Além disso, criou a Universidade de Brasília e a Universidade Estadual do Norte Fluminense.

Teorias, Vidas e Obras

audio
Pitágoras em busca da harmonia

Pitágoras em busca da harmonia

15/12/2016

Discípulo do matemático e filósofo Tales de Mileto, de quem seguiu os passos nas duas áreas do conhecimento, o grego Pitágoras passou 20 anos fora de seu país, estudando na Síria, Arábia, Índia, Babilônia e no Egito. De volta à Grécia, trouxe na bagagem o resultado de suas inúmeras descobertas nos campos da Matemática, Geometria, Astronomia, Música e Medicina. Como filósofo, fundou uma corrente de pensamento que inspirou muitos sábios, entre os quais Platão.

Teorias, Vidas e Obras

audio
Darwin – A revolução da evolução

Darwin – A revolução da evolução

01/12/2016

A partir de suas observações durante a viagem de cinco anos no navio Beagle, pela costa da América do Sul e ilhas do Pacífico, chegando ao Brasil, escreveu o livro A Origem das Espécies. A obra reúne conceitos de evolução, de adaptação e de seleção natural para explicar a diversidade e as mudanças sofridas pelas espécies de plantas e animais ao longo do tempo. Considerado o pai da biologia moderna, defendeu que o ser humano evoluiu a partir de primatas como os macacos.

Teorias, Vidas e Obras

audio
Freud desvendando o inconsciente

Freud desvendando o inconsciente

17/11/2016

O criador da psicanálise e as pesquisas que o levaram a desenvolver essa técnica terapêutica. A utilização de mitos e lendas para ilustrar e representar os processos mentais e emocionais construídos pelo indivíduo por meio dos laços afetivos com a figura da mãe, do pai, e seus desejos e frustrações.

Teorias, Vidas e Obras

audio
Einstein – Tudo é relativo

Einstein – Tudo é relativo

10/11/2016

A Teoria da Relatividade de Albert Einstein. A fórmula E=mc². As ondas gravitacionais. As ideias do cientista consideradas fundamentais para o desenvolvimento das pesquisas na área da energia atômica e da física nuclear.

Teorias, Vidas e Obras

audio
Galileu entre a ciência e a fé

Galileu entre a ciência e a fé

03/11/2016

O gênio do Renascimento, dividido entre a ciência e a fé. Astrônomo, físico, matemático, engenheiro e filósofo, Galileu Galilei fez observações que corroboraram as teorias de Copérnico, sobre a Terra girar em torno do sol, ao contrário do que se acreditava.

Teorias, Vidas e Obras