ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Paulo Freire

Declarado o Patrono da Educação Brasileira em 2012, o educador e filósofo pernambucano Paulo Freire revolucionou a pedagogia no Brasil e tornou-se um dos intelectuais da Educação mais respeitados nos EUA e na Europa. Criador da Pedagogia do Oprimido, definia a educação como o caminho para a libertação e a transformação social e defendia que a escola deveria prepara o aluno para ser capaz de "ler o mundo".

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
MAIS DA SÉRIE
audio
Milton Santos

Milton Santos

24/05/2018

Geógrafo brasileiro respeitado mundialmente e agraciado com o maior prêmio do mundo em sua área, Milton Santos construiu um pensamento inovador sobre o saber geográfico, propondo uma "geografia nova", refletindo criticamente sobre a globalização, o espaço urbano e os movimentos sociais e econômicos.

Teorias, Vidas e Obras

audio
Sérgio Buarque de Holanda

Sérgio Buarque de Holanda

08/12/2017

A trajetória do jornalista, sociólogo e historiador Sérgio Buarque de Holanda, considerado um dos maiores intelectuais brasileiros do século XX. A professora do Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio Maria Alice Rezende de Carvalho fala sobre a vida e as principais obras do sociólogo, sua ligação com o movimento modernista e seu trabalho como correspondente internacional.

Teorias, Vidas e Obras

audio
Anísio Teixeira

Anísio Teixeira

30/08/2017

Considerado um dos mais influentes educadores do século XX, Anísio Teixeira se notabilizou pelas profundas mudanças que implementou na educação pública do Brasil. Foi expoente do movimento Escola Nova e do Manifesto dos Pioneiros da Educação. Ao lado de Darcy Ribeiro e outros educadores, desenhou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, criou a Universidade de Brasília e escreveu vários textos influentes, deixando sua marca na educação brasileira.

Teorias, Vidas e Obras

audio
Platão

Platão

30/08/2017

Discípulo de Sócrates e mestre de Aristóteles, Platão viveu no século IV a.C. e foi um dos mais importantes filósofos gregos. Criador da Academia, uma escola de ciências, matemática, retórica e filosofia, escreveu alguns dos mais importantes tratados filosóficos de todos os tempos, tendo destacada atuação na política ateniense, que criticava em muitos de seus diálogos.

Teorias, Vidas e Obras

audio
Darcy Ribeiro

Darcy Ribeiro

16/02/2017

O antropólogo, escritor e político brasileiro começou a trajetória profissional com pesquisas e estudos sobre os povos indígenas. Foi responsável pela criação do Museu do Índio e do Parque Nacional do Xingu. Darcy Ribeiro idealizou os Cieps, projeto de escolas públicas de tempo integral, e, ao lado de Anísio Teixeira, colaborou na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Além disso, criou a Universidade de Brasília e a Universidade Estadual do Norte Fluminense.

Teorias, Vidas e Obras

audio
Pitágoras em busca da harmonia

Pitágoras em busca da harmonia

15/12/2016

Discípulo do matemático e filósofo Tales de Mileto, de quem seguiu os passos nas duas áreas do conhecimento, o grego Pitágoras passou 20 anos fora de seu país, estudando na Síria, Arábia, Índia, Babilônia e no Egito. De volta à Grécia, trouxe na bagagem o resultado de suas inúmeras descobertas nos campos da Matemática, Geometria, Astronomia, Música e Medicina. Como filósofo, fundou uma corrente de pensamento que inspirou muitos sábios, entre os quais Platão.

Teorias, Vidas e Obras

audio
Darwin – A revolução da evolução

Darwin – A revolução da evolução

01/12/2016

A partir de suas observações durante a viagem de cinco anos no navio Beagle, pela costa da América do Sul e ilhas do Pacífico, chegando ao Brasil, escreveu o livro A Origem das Espécies. A obra reúne conceitos de evolução, de adaptação e de seleção natural para explicar a diversidade e as mudanças sofridas pelas espécies de plantas e animais ao longo do tempo. Considerado o pai da biologia moderna, defendeu que o ser humano evoluiu a partir de primatas como os macacos.

Teorias, Vidas e Obras

audio
Freud desvendando o inconsciente

Freud desvendando o inconsciente

17/11/2016

O criador da psicanálise e as pesquisas que o levaram a desenvolver essa técnica terapêutica. A utilização de mitos e lendas para ilustrar e representar os processos mentais e emocionais construídos pelo indivíduo por meio dos laços afetivos com a figura da mãe, do pai, e seus desejos e frustrações.

Teorias, Vidas e Obras

audio
Einstein – Tudo é relativo

Einstein – Tudo é relativo

10/11/2016

A Teoria da Relatividade de Albert Einstein. A fórmula E=mc². As ondas gravitacionais. As ideias do cientista consideradas fundamentais para o desenvolvimento das pesquisas na área da energia atômica e da física nuclear.

Teorias, Vidas e Obras

audio
Galileu entre a ciência e a fé

Galileu entre a ciência e a fé

03/11/2016

O gênio do Renascimento, dividido entre a ciência e a fé. Astrônomo, físico, matemático, engenheiro e filósofo, Galileu Galilei fez observações que corroboraram as teorias de Copérnico, sobre a Terra girar em torno do sol, ao contrário do que se acreditava.

Teorias, Vidas e Obras