Web Rádio

Ouvi Falar
Informação: patrimônio e memória - T3 EP6

Desde que o ser humano está no planeta, ele sente necessidade de armazenar informação. Além das paredes das cavernas, do papel, das músicas e de outros suportes que existem há séculos, hoje temos novas formas de guardar e proteger dados e informações.
Nossos convidados falam também sobre a importância da memória social na evolução da nossa sociedade.

Apresentação: Patrícia Costa
Convidados:
Regina Abreu – doutora em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-doutora pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal. É professora no Programa de Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), coordena o portal Museus do Rio e é líder do Grupo de Pesquisa CNPq Memória, Cultura e Patrimônio.
Fabiano Cataldo de Azevedo – formado em Biblioteconomia, é mestre em Memória Social e doutor em História. Integrou o comitê executivo do Rare Books and Special Collection Section da International Federation of Library Associations and Institutions – IFLA (2014-19); participa como convidado do Consortium of European Research Libraries (CERL) na qualidade de consultor para América do Sul no âmbito do projeto. É membro do grupo de pesquisa Espaços e Práticas Biblioteconômicas (Unirio). Participou como consultor de projeto para candidaturas ao Programa Memória do Mundo/Unesco.
Cláudio José Silva Ribeiro – engenheiro civil com mestrado e doutorado em Ciência da Informação, é professor-adjunto na Unirio. No tema Gestão de Conteúdo, possui as certificações ECM Practitioner e ECM Specialist, expedidas pela AIIM – Association for Information and Image Management (EUA). Tem experiência nas áreas de Ciência da Computação e Ciência da Informação, tanto em trabalhos técnicos quanto em atividades como professor universitário, atuando principalmente em temas como: análise de domínio, sistemas de informação, arquitetura da informação, gestão de conteúdo, gestão e proteção do conhecimento e segurança da informação.

Participações por áudio
Alexandre Gomes – historiador, antropólogo e indigenista, é doutor em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com pesquisa sobre e memórias e museus indígenas no Brasil. É ainda pesquisador associado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre Etnicidade (Nepe) da UFPE e integrante do Comitê de Patrimônio e Museus da Associação Brasileira de Antropologia (ABA).
Naira Silveira – doutora e mestre em Ciência da Informação, é docente na Escola e no Programa de Pós-Graduação de Biblioteconomia da Unirio e é a curadora desta temporada do Ouvi Falar!

Gravado de forma remota por meio do site de reunião virtual Zoom.

0
0
0
s2sdefault
Ouvi Falar
Mais da Série
Relacionados
Mais Recentes