ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Maio Amarelo alerta para segurança no trânsito
15 Maio 2015 | Por Carla Araújo
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

facebook.com maio amareloSegundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 1,2 milhão de vidas são perdidas por ano nas ruas e estradas do mundo, e a estimativa é que em 2020 esse número chegue a 1,9 milhão. Por isso, a Organização das Nações Unidas lançou o projeto Década de Ação para a Segurança no Trânsito (2011-2020), com o objetivo de conscientizar a população para um tráfego mais cauteloso. Uma das ações é o Maio Amarelo, que em sua segunda edição já atinge mais de 18 países dos 5 continentes.

O movimento busca mobilizar o poder público e a sociedade civil no sentido de colocar em pauta o tema e propagar informações visando a redução da mortalidade. A chave para alcançar essa meta – segundo o Relatório Global de Segurança no Trânsito, publicado pela OMS em 2013 – é garantir que os estados adotem leis que cubram os cinco principais fatores de risco: dirigir sob o efeito de álcool, excesso de velocidade, e a ausência do capacete, do cinto de segurança e das cadeirinhas de crianças.

Ações

cristo amarelo observatório nacional de segurança viáriaVários monumentos pelo Brasil estão, este mês, recebendo iluminação amarela como parte das ações de divulgação. O Cristo Redentor, a Catedral de Brasília, o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional são alguns dos marcos que já integraram o movimento. O Maracanã também se juntou à campanha e exibiu mensagens com informações e alertas durante a final do Campeonato Carioca.

O portal Maio Amarelo disponibiliza diversos materiais, como folhetos, cartazes, folders, relatórios e banners, que podem ser baixados e utilizados gratuitamente. Além disso, é possível encontrar no site a agenda completa com as ações que acontecem por todo o Brasil referentes ao mês. São caminhadas, palestras, blitzes educativas, cursos e diversos outros eventos até o dia 31 de maio.

10 Dicas de Segurança no trânsito

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp