ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Instagram
Ícone do Tik Tok
Facebook
Kwai
Whatsapp

Liliana Secron Pinto, professora de Sala de Leitura
11 Novembro 2016 | Por Fernanda Fernandes
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
Foto: Alberto Jacob Filho

Ela não se considera uma professora de Língua Portuguesa tradicional. Aprendeu a ser educadora, segundo ela mesma, durante seus trabalhos em projetos sociais. Hoje, à frente da sala de leitura da E.M. França, em Quintino Bocaiúva (5ª CRE), Liliana Secron Pinto acredita na Literatura como forma de desenvolver a subjetividade de seus alunos e permitir que sonhem. Envolve os estudantes nas mais diversas atividades – música, teatro, passeios, grupo de discussão. Quer que a escola forme cidadãos e seja vista como um “espaço legal” de estar.

Professora em formação

Diferente de muitos professores, Liliana nem sempre pensou em seguir essa profissão. “Eu fazia teatro, cantava e engravidei aos 17 anos. Não que fosse apaixonada pela Língua Portuguesa, mas fui fazer Letras porque era o mais próximo da arte que eu conseguiria chegar”, diverte-se, relembrando que já trabalhou vendendo comida congelada e em uma barraca de doces caseiros numa feira de artesanato.

A trajetória profissional teve início com o trabalho em projetos sociais. Inicialmente, como administradora da organização humanitária internacional Médico Sem Fronteiras (MSF); depois, coordenando, durante mais de dez anos, projetos voltados ao aumento de escolaridade de jovens e adultos dentro de comunidades e à preparação de jovens e pessoas com deficiência para o mercado de trabalho.

“Foram experiências muito gratificantes. Ali, aprendi a ser professora. Em vez de eu ser uma professora tradicional de Língua Portuguesa, sempre me envolvi e me preocupei em trabalhar a construção da cidadania, o ensino da língua como possibilidade de inserção social, melhoria de qualidade de vida e possibilidade de ampliação da forma de comunicação”.

Nesse período, Liliana passou em um concurso e foi lecionar na Rede Estadual. Após cinco anos, entrou também na Rede Municipal, na E.M. Adalgiza Neri, em São Fernando, Santa Cruz (10ª CRE).

Acostumada a trabalhar com jovens mais velhos e adultos, apostou em atividades diversas para conseguir envolver a turma de 5º ano pela qual ficou responsável. “Fiz gincana, ensinei dança, comecei a usar a sala de leitura – até então inutilizada – e fiz pesquisas de campo para contar a história da comunidade. Nesse trabalho, entrevistamos moradores, coletamos informações e os alunos aprenderam a fazer gráficos para sistematizar toda a pesquisa”, conta a professora, que se destacou pelo projeto e o apresentou, inclusive, em um encontro promovido pela Prefeitura.

A experiência na sala de leitura

Depois de três anos na E.M. Adalgiza Neri, Liliana foi para a E.M. França, onde leciona há seis anos. Lá, desde o início, está à frente da Sala de Leitura, onde recebe turmas da Educação Infantil ao 9º ano, incluindo a Educação Especial (de surdos e deficientes intelectuais).

“Vejo a Literatura como forma de desenvolver a subjetividade, de permitir que o aluno sonhe; amplie o vocabulário, se expresse e se coloque melhor no mundo, também profissionalmente. O foco das minhas aulas é esse e, por isso, trabalhar na Sala de Leitura é maravilhoso”.

Na escola, a professora promove rodas de leitura, organiza o cineclube e também ajuda na preparação para o Festival da Canção das Escolas Municipais (Fecem). “Eu digo a eles que apenas abro a porta e fecho. O resto é com eles, quem produz são eles, eu motivo. Isso é algo bacana em nosso trabalho: damos autonomia aos alunos”.

Foto: Alberto Jacob Filho

Entusiasta do programa de Sala de Leitura da Prefeitura, Liliana participa intensamente de capacitações promovidas pela Secretaria Municipal de Educação (SME-RJ), e destaca o trabalho que está sendo feito para pensar a política pública de leitura e do livro na cidade. “Estamos iniciando uma discussão sobre o Plano Municipal do Livro, Leitura e Bibliotecas. A escola não pode se fechar, precisa ser um polo irradiador, e o trabalho das salas de leitura tende a isso”.

Esse entusiasmo e o empenho refletem-se diretamente na escola e no envolvimento dos alunos. No último ano, a E.M. França foi uma das sete escolas do município do Rio de Janeiro vencedoras do 3° Concurso Escola de Leitores, projeto que promove a mobilização de escolas e o incentivo à leitura literária – uma parceria entre a SME, o Instituto C&A e a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

Como prêmio, a escola recebeu uma quantia em dinheiro – usada para investir na Sala de Leitura, com reformas e ampliando o acervo. Além disso, as professoras Liliana e Ruth Rosa de Macedo, envolvidas no projeto vencedor, Caminhos Literários, foram contempladas com uma viagem à Colômbia para participar de um intercâmbio sobre incentivo à leitura. “Foi uma experiência incrível e voltamos cheia de gás!”, conta Liliana, que segue desenvolvendo atividades entre seus alunos e estudantes colombianos.

Educar para formar cidadãos

Envolvida desde passeios escolares a projetos de música e teatro, Liliana lidera o Projeto Adolescência, criado por ela na escola. “O que posso fazer envolvendo aluno, faço. A sala de aula e a escola em si precisam ser um espaço de experiências, precisa ser legal estar ali”.

O objetivo do projeto, segundo a professora, é dar voz aos alunos, discutir temas atuais e relevantes, ouvir opiniões, questionamentos e propostas. O grupo, formado por cerca de 20 alunos do 8º e 9º anos, se reúne quinzenalmente na escola.

“Discutimos o que precisamos para ter uma escola melhor, por exemplo. Eu os provoco para que achem soluções e eles também sugerem maneiras de realizar o que querem. Encaminhamos algumas propostas a políticos, outras à direção, e muitas delas os alunos percebem que eles mesmos podem fazer!”.

Pensar a Escola

Segundo Liliana, a falta de capacidade de concentração e a indisciplina dos alunos são os maiores problemas do professor em sala de aula. “Estamos vivendo um momento em que precisamos repensar a forma de nos relacionarmos com os alunos, que são muito diferentes daqueles da escola tradicional, em que o professor mandava e eles obedeciam. Tentar fazer isso, hoje, é um fracasso”, relata a professora, que acredita não conviver com tantos problemas disciplinares em sala por ser flexível e ter um estilo mais próximo ao diálogo e à negociação.

“Tenho participado de discussões sobre uma educação mais dialogada, construída junto em vez de imposta de cima pra baixo. É uma tendência. Não dá mais para termos uma escola que não dialoga. Os alunos se empoderaram, perceberam a força que têm, e teremos que fazer diferente”.

Para a professora, a escola precisa pensar sobre que pessoas está formando, quem está saindo de lá, e apoiar os alunos na construção pessoal como cidadãos. “É necessário construir um currículo que ofereça uma estrutura técnica e teórica, mas também pensando nessa perspectiva de ‘que mundo a gente quer?’”, defende.

“Quero fazer deste planeta um lugar melhor. Acordo de manhã para mudar o mundo. Dizem que sou utópica, que vou enxugar gelo, mas não tem problema. Se eu não enxugar esse gelo, não faz sentido viver”.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
MAIS DA SÉRIE
texto
Márcia Carvalho de Sá, diretora da E.M. Pedro Lessa

Márcia Carvalho de Sá, diretora da E.M. Pedro Lessa

19/12/2017

Há 30 anos no cargo, ela acredita que disciplina é fundamental para o aprendizado.

Perfil do Professor

texto
Ralph Cyrillo Dias, professor de Artes

Ralph Cyrillo Dias, professor de Artes

17/08/2017

Escultor autodidata, o educador busca ser um exemplo para os alunos da E.M. Mário Penna da Rocha (5ª CRE), em Honório Gurgel.

Perfil do Professor

texto
Ana Rosa de Andrade Corrêa Dourado

Ana Rosa de Andrade Corrêa Dourado

24/03/2017

De merendeira a diretora da E.M. O'higgins (8ª CRE), Bangu.

Perfil do Professor

texto
Débora da Silva Lopes dos Santos, professora do Peja

Débora da Silva Lopes dos Santos, professora do Peja

17/03/2017

A história de um encontro inesperado – e muito feliz – com a Educação de Jovens e Adultos.

Perfil do Professor

texto
Alexandra Paixão, professora da Educação Infantil

Alexandra Paixão, professora da Educação Infantil

23/12/2016

“Quero formar cidadãos críticos. Contribuir para que os alunos possam expressar suas ideias, não apenas memorizar conteúdos.”

Perfil do Professor

texto
Raquel Cristina Cardoso do Amorim, diretora

Raquel Cristina Cardoso do Amorim, diretora

16/12/2016

Aluna, professora e diretora: as três fases da estreita relação de Raquel com a E.M. Rodolfo Garcia (5ª CRE), em Irajá.

Perfil do Professor

texto
Luciana Santana de Lima, professora do 6º ano

Luciana Santana de Lima, professora do 6º ano

02/12/2016

A educadora leciona na E.M. Isabel Mendes (3ª CRE), no Méier.

Perfil do Professor

texto
Will Robson da Silva, professor do Projeto Aceleração

Will Robson da Silva, professor do Projeto Aceleração

25/11/2016

Professor de espanhol por formação, ele assumiu turmas do Projeto Aceleração e conquista alunos e pais pela seriedade e simpatia com que conduz o trabalho.

Perfil do Professor

texto
Claudio Ferreira Garcia, responsável pelo Núcleo de Vídeo de Guaratiba e Vargem Grande

Claudio Ferreira Garcia, responsável pelo Núcleo de Vídeo de Guaratiba e Vargem Grande

18/11/2016

Os alunos aprendem como fazer um curta metragem com todas as questões envolvidas: roteiro, parte técnica e artes cênicas.

Perfil do Professor

texto
Marcos Vinicius da Silva Barbosa, professor de Matemática

Marcos Vinicius da Silva Barbosa, professor de Matemática

04/11/2016

Aulas de culinária ajudam a ensinar conceitos matemáticos.

Perfil do Professor

texto
Lindomar da Silva Araujo, professor de Artes

Lindomar da Silva Araujo, professor de Artes

27/10/2016

Primeiro bailarino formado na cidade do Rio de Janeiro, ele deixou a dança de lado para assumir um papel de protagonista na Educação.

Perfil do Professor

texto
Therezinha Glória Barbosa da Silva, professora do 1º ano

Therezinha Glória Barbosa da Silva, professora do 1º ano

21/10/2016

Fala sobre o prazer e os desafios que envolvem a alfabetização.

Perfil do Professor

texto
Darlen Faria, professora regente do 2º ano

Darlen Faria, professora regente do 2º ano

14/10/2016

Vítima de bullying de uma professora na infância, Darlen optou pela carreira do magistério para fazer tudo diferente.

Perfil do Professor

texto
Ivanise Corrêa Rezende Meyer, professora do 1º ano

Ivanise Corrêa Rezende Meyer, professora do 1º ano

07/10/2016

A prática da professora faz tanto sucesso que acabou virando livro.

Perfil do Professor

texto
Janete Martins Bloise, professora de Artes

Janete Martins Bloise, professora de Artes

30/09/2016

Por meio da arte, ela estimula o autoconhecimento e busca elevar a autoestima de seus alunos.

Perfil do Professor

texto
Wilmar da Silva Vianna Júnior, professor de História

Wilmar da Silva Vianna Júnior, professor de História

23/09/2016

Diante da dispersão dos adolescentes, ele busca estratégias para conquistar a atenção para o conteúdo.

Perfil do Professor

texto
Eliete Vasconcelos Gonçalves, professora de Música

Eliete Vasconcelos Gonçalves, professora de Música

16/09/2016

Multi-instrumentista, ela acredita no poder transformador da música na vida de seus alunos.

Perfil do Professor

texto
Marli Rojas e Elisa Teixeira, mãe e filha, ambas professoras do 2º ano

Marli Rojas e Elisa Teixeira, mãe e filha, ambas professoras do 2º ano

29/07/2016

Diante da situação de conflito da comunidade onde atuam, elas trabalham em prol da paz.

Perfil do Professor

texto
Rosana Zeitune, professora de Ciências

Rosana Zeitune, professora de Ciências

22/07/2016

Ao trabalhar o combate ao desperdício de alimentos nas aulas de Ciências, professora ganhou uma viagem a Londres com tudo pago.

Perfil do Professor

texto
Maria Cristina Zamith Cunha, professora de Ciências

Maria Cristina Zamith Cunha, professora de Ciências

15/07/2016

A professora da E.M. Orsina da Fonseca é Master Teacher da Nasa e sua turma venceu concurso da prefeitura de Nova York.

Perfil do Professor

texto
Monica Fonseca, professora de Sala de Leitura

Monica Fonseca, professora de Sala de Leitura

08/07/2016

Antes professora de Educação Física, ela levou a energia das quadras para a sala de aula e se reinventa para transformar a leitura em esporte. 

Perfil do Professor

texto
Arthur Pires, professor de Educação Física

Arthur Pires, professor de Educação Física

17/06/2016

O professor de Educação Física, Arthur Pires, procura trazer um pouco do mundo para a escola.

Perfil do Professor

texto
Roberto de Oliveira Ferreira, professor de Música

Roberto de Oliveira Ferreira, professor de Música

10/06/2016

Educador musical, ele incentiva e descobre talentos nas escolas em que atua – e pelas quais coleciona títulos no Fecem.

Perfil do Professor

texto
Jabim Nunes, professor de Arte Contemporânea

Jabim Nunes, professor de Arte Contemporânea

10/06/2016

Jabim Nunes, educador do Núcleo de Arte Grande Otelo, 6ª CRE, acredita que a expressão artística pode transformar o mundo e as pessoas.

Perfil do Professor

texto
Angélica Bueno Carvalho, coordenadora de saúde

Angélica Bueno Carvalho, coordenadora de saúde

03/06/2016

Angélica é coordenadora de Saúde no GEO Juan Antonio Samaranch, em Santa Teresa, 1ª CRE, e se orgulha de enumerar o êxito dos alunos.

Perfil do Professor

texto
Nelza Souza de Farias, professora de Sala de Leitura

Nelza Souza de Farias, professora de Sala de Leitura

20/05/2016

Aos 69 anos, próxima de se aposentar, Nelza emociona-se ao pensar em ficar longe da sinceridade e do acolhimento dos alunos.

Perfil do Professor

texto
Roberto Dana, professor do 6º ano experimental

Roberto Dana, professor do 6º ano experimental

13/05/2016

O ex-guarda municipal que se cansou de ser visto como “faxineiro da sociedade” e buscou na Educação o caminho para fazer a diferença.

Perfil do Professor

texto
Heitor Oliveira, professor de Matemática

Heitor Oliveira, professor de Matemática

06/05/2016

Heitor se desdobra: produz material didático, trabalha como professor on-line, atua em peças de teatro e dá aulas de Matemática.

Perfil do Professor

texto
Valéria dos Santos Leira, professora do 5º ano

Valéria dos Santos Leira, professora do 5º ano

29/04/2016

Carinhosa e dedicada, ela realiza dois sonhos em sala de aula: o de ser professora e, de alguma forma, o de ser mãe.

Perfil do Professor

texto
Priscila Eiras da Cunha, professora do Projeto de Aceleração 2A

Priscila Eiras da Cunha, professora do Projeto de Aceleração 2A

15/04/2016

Aos 43 anos, ela é exemplo de sensibilidade, engajamento e superação em sala de aula.

Perfil do Professor

texto
Maria Delfina Rodrigues, professora articuladora

Maria Delfina Rodrigues, professora articuladora

08/04/2016

Jornalista, publicitária e bacharel em Direito, a professora é uma grande multiplicadora quando o assunto é educação.

Perfil do Professor

texto
Simone Fadel

Simone Fadel

01/04/2016

Apaixonada por esportes, Simone participa de provas de corrida e maratonas aquáticas, além de dedicar-se à culinária e a jogos eletrônicos.

Perfil do Professor

texto
Antonio Augusto

Antonio Augusto

23/03/2016

Do desejo de tornar-se padre ao trabalho no Núcleo Central da SME, conheça a trajetória do docente.

Perfil do Professor

egebey1453 multirio.txt