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Professores compartilham aulas e outros conteúdos educativos on-line
03 Abril 2020 | Por Larissa Altoé
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A equipe pedagógica da 3ª CRE é uma das que estão postando conteúdo educativo on-line (Foto: redes sociais)

Educadores de diversas regiões da cidade estão gravando e postando nas redes sociais aulas e diversos outros conteúdos educativos dos mais variados componentes curriculares, direcionados a diversas faixas etárias, para que os estudantes  possam manter a rotina de estudos em casa. Uma das iniciativas se chama #CompartilheUmaAula. O movimento foi lançado em 22 de março pela 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que reúne 13 bairros da Zona Norte da cidade. A ação já conta com a adesão de mais de 400 professores de diferentes regiões da capital fluminense.

Na 8ª CRE, duas escolas que aderiram são a E.M. Álvaro Alvim, em Magalhães Bastos, e o Ciep Aracy de Almeida, em Jardim Sulacap. O Ciep Aracy de Almeida mantém um post fixado em sua página do Facebook para avisar aos responsáveis que estão disponibilizando vídeos e atividades selecionados pelos professores para que os alunos possam dar continuidade aos estudos em casa fazendo revisão e reforço dos conteúdos. Segundo a equipe pedagógica,  “os professores estão empenhados na preparação das atividades para que os alunos se mantenham ativos nos estudos. Por isso, contam com o auxílio dos responsáveis para a realização dessas atividades mantendo uma rotina diária de estudo”.

Na página do Facebook da Escola Municipal Álvaro Alvim, é possível acompanhar o Varal de Histórias, com direito a cenário e figurino para estimular a imaginação das crianças. Outra iniciativa veio do projeto Rima, Arte e Poesia (RAP), que acontece mensalmente nas unidades escolares  da 8ª CRE (#rap8cre). A edição de março aconteceu entre os dias 25 e 27. Muitos estudantes estão participando do diálogo on-line postando suas fotos estudando com o auxílio de computadores e celulares. Eles compartilham esses momentos por meio da #compartilhesuatarefa e da #fotografesuaatividade.  

A E.M. Álvaro Alvim incentiva os alunos a compartilharem fotos estudando em casa de forma on-line (foto: redes sociais)

O post fixado na página do Facebook da 2ª CRE (bairros da Zona Sul e da Zona Norte) avisa que “momentos difíceis aguçam nossa imaginação para buscar soluções novas em prol da educação de nossas crianças. Neste momento, temos a oportunidade de usar as redes sociais também para fins pedagógicos. Socializar, democraticamente, as informações que temos é um ato de cidadania”. A página da 2ª CRE dá sugestões para amenizar a ansiedade: manter uma rotina com as crianças e adolescentes; jogar em família; ver com os filhos os conteúdos sugeridos; conversar sobre o que lerem e assistirem; pedir para que as crianças e  adolescentes expliquem para os responsáveis o que entenderam; usar esse tempo para reforçar vínculos afetivos.

A Escola Municipal Reverendo Álvaro Reis (3ª CRE), no Engenho da Rainha, está usando a ferramenta do Instagram chamada Gramtower para reunir e compartilhar diversos conteúdos. Em um deles, a professora de Educação Física ensina a fazer massinha de modelar caseira. São três ingredientes fáceis: 100 gramas de farinha de trigo, a mesma quantidade de sal e um pouco de água. Amassar até ficar com a consistência de massa de pão. Pode-se colorir a massa, acrescentando tinta guache ou corante de alimentos. Para conservar de uma a duas semanas na geladeira, embalar em papel filme ou alumínio. As crianças podem criar muitas figuras com esse material.

A professora Cíntia Oliveira, da Escola Municipal Alberto de Oliveira e do Espaço de Desenvolvimento Infantil Tenente Pedro de Lima Mendes, ambos na 11ªCRE (Ilha do Governador), está desenvolvendo o projeto Educação à Distância - Múltiplas Possibilidades. Há diversos conteúdos, como aulas para desenvolver o grafismo, a coordenação motora fina, a concentração, a memorização e a escrita espontânea. Em um vídeo, ela ensina às crianças em idade de alfabetização a formar a letra C no chão com bolas de papel usado. Em suas postagens no Instagram, a pedagoga ressalta que o período de suspensão das aulas não é de férias e que é preciso se adaptar. Ela mesma usa novas ferramentas (gramtower e tripé, por exemplo) e bom humor (em uma das aulas, ela usa óculos virtuais) para continuar em comunicação com seus alunos.

A professora de Educação Infantil, Priscila Neves, da Escola Municipal Ataulfo Alves (9ª CRE), em Cosmos, alimenta o blog Amor de Professora, com sugestões de atividades que podem ser feitas em casa, disponibilizadas de segunda a sexta-feira. Em sua conta no Instagram, a professora oferece também outros conteúdos, como a leitura do livro Pedro Vira Porco-Espinho, de Janaina Tokitaka.

O Núcleo de Arte Nise da Silveira (3 ª CRE), no Engenho de Dentro, está usando o Facebook Watch para reunir vídeos de professores e alunos, como é o caso da professora de Balé, Marcela Rosado, e da aluna, Ana Lua. Marcela propõe um desafio para os estudantes que trabalha a coordenação motora de forma divertida. Já Ana Lua, veistida à caráter para o balé, pratica alongamento.

A professora Aline Souza, do Espaço de Desenvolvimento Infantil Medalhista Olímpico Evandro Motta Marcondes Guerra (4ª CRE), no Complexo daMaré, gravou, com o auxílo técnico de sua filha, Glorinha, uma história, usando recursos cênicos como guarda-chuva e personagens coloridos em papel para atrair a atenção dos pequenos. Por falar em literatura infantil, a Gerência de Leitura da SME criou uma nova área para compartilhamento de histórias.

Produção de conteúdo audiovisual

Abaixo, segue uma lista com algumas ferramentas e sugestões de ambientes virtuais para os professores e alunos da Rede Pública Municipal de Ensino que quiserem gravar e postar vídeos.

1)    E-mail Rioeduca  - disponibiliza comunicação institucional com professores e alunos da Rede Pública Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro. Localizador do e-mail do servidor ou do aluno e acesso ao e-mail Rioeduca  .

2)    Office Mix – ferramenta de gravação inserida no Power Point. Clique aqui para baixar a extensão; para que serve e como fazer uma aula interativa.

3)    Teams – criação e gerenciamento de turmas virtuais. Como utilizar e trabalhar com o Microsoft Teams. O One Note / Class Note é uma alternativa para o mesmo objetivo.

4)    Forms –para criar enquetes, formulários e testes. Apresentação e Formulários.

5)    Sway – alternativa ao Power Point, para dinamizar apresentações. Como usar; dicas e truques.

6)     Yammer – rede social institucional dos professores e funcionários da Rede Pública Municipal da Cidade do Rio de Janeiro.

7)    Stream  – criação e colaboração em vídeo. Apresentação (o início do vídeo está em inglês) e acessibilidade.

8)    Kahoot – plataforma de aprendizado baseada em jogos. Dicas, como usar, tutorial para professores e tutorial completo.

Além dos links acima, a MultiRio preparou algumas recomendações para auxiliar a incrementar a qualidade dos conteúdos das produções de audiovisuais e de áudio realizadas pelos professores:

• No caso de vídeos, tenha cuidado com o local da gravação, especialmente os cenários; caso não vá utilizar nenhum recurso, como quadro, “flipchart” ou afins, dê preferência a fundos de uma única cor;

• Certifique-se de ser claro nas informações que vai apresentar; elabore um roteiro prévio da aula que será gravada, seguindo uma sequência de pensamentos com início, meio e fim. Esse roteiro ajudará a não repetir ideias, facilitando o processo de gravação e a fluência da aula.

• Tenha cuidado com o áudio de sua produção.A clareza do somvai facilitar o entendimento do ouvinte e cativar a sua atenção. Tente procurar ambientes livres de ruídos e utilize, se possível, microfones de lapela ou de mão; você também pode utilizar o microfone do seu fone de ouvido, que vem comalguns celulares.

• Nas gravações com celular, procure usá-lona posição horizontal(deitado), salvo quando o conteúdo a ser produzido requeira o uso do celular na posição vertical (em pé). Lembre-se de utilizar o microfone do fone de ouvido, com fio ou sem fio (conexão via bluetooth), para garantir a qualidade do áudio.

Confira, também, o e-book 12 Pontos para Entender Vídeo.

 
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Como em diversos países, no Brasil, governos estaduais e municipais decidiram fechar as escolas para diminuir a velocidade da transmissão da doença, na tentativa de evitar o colapso do sistema de saúde. Na Rede Pública Municipal de Educação do Rio de Janeiro, cerca de 640 mil alunos e 40 mil professores estão dentro de suas casas, em afastamento social, seguindo orientações das autoridades sanitárias. Mas as adversidades costumam atiçar a criatividade das pessoas. Seis dias após o início da suspensão das aulas no Rio de Janeiro, ocorrido em 16 de março, o professor Cássio Veloso, responsável pela Assessoria de Informática Técnica e gestor das redes sociais da 6ª CRE, decidiu propor uma ação de compartilhamento voluntário de videoaulas com os alunos pelas redes sociais, durante o período de suspensão das atividades escolares. Cássio conta que a ideia surgiu de uma conversa com sua mãe. “Minha mãe, que é professora alfabetizadora aposentada, demonstrou preocupação com a suspensão das aulas por conta do aprendizado dos alunos. Ali, falando com ela em vídeo, surgiu a ideia: conclamar colegas professores a gravarem aulas e nos enviar para compartilharmos em nossas redes sociais. ” A iniciativa foi prontamente encampada pelo coordenador da 6ª CRE, Hugo Nepomuceno, que não demorou a encontrar um nome que traduzisse o potencial de alcance da proposta. “A inspiração se deu pelo desejo de, com a iniciativa, criarmos um movimento colaborativo de produção dessas microaulas, sendo necessário, para isso, criar uma hashtag que não se restringisse aos profissionais da 6ª CRE, mas atingisse a Rede como um todo. Deveria ser também uma hashtag que comunicasse de forma simples e direta com o público que procurasse, na rede social, por esse conteúdo. Fizemos uma pesquisa preliminar e identificamos que essa hashtag não estava em uso no Facebook, o que nos levou a adotá-la”, conta. Letícia Lombone, 12 anos, aluna da Escola Municipal de Aplicação Carioca Coelho Neto, assistindo a uma videoaula em casa. FOTO: Patrícia Rodrigues Mello. Hugo gravou um vídeo convocando os professores a participarem da empreitada. A mobilização gerada pela mensagem postada na página da 6ª CRE no Facebook já está gerando resultados. Letícia Lombone, 12 anos, aluna do 8º ano na Escola Municipal de Aplicação Carioca Coelho Neto, localizada no bairro de Ricardo de Albuquerque, afirma estar gostando das atividades pedagógicas postadas por seus professores nas redes sociais e relata já ter assumido um compromisso: “as videoaulas me mantêm em uma rotina de exercícios e trabalhos muito importante, que terei que apresentar aos professores no final desse período da quarentena. ” Manter a rotina relacionada à escola é um dos objetivos da iniciativa proposta pela 6ª CRE, segundo a professora Yasmin Benedetti, que leciona inglês nas Escolas Municipais Zituo Yoneshigue, também em Ricardo de Albuquerque, e Lia Braga, em Guadalupe.  “Nessa quarentena que nós estamos vivendo, pensar que os nossos alunos estão afastados da escola, que é a maior referência que eles têm - eles passam mais tempo na escola do que em casa -, poder chegar até eles e fazer com que eles não percam essa rotina e esse contato, e sigam aprendendo, é muito bom”, afirma Yasmin, que já deu a sua contribuição com uma videoaula gravada em seu celular. Segundo Hugo, a intenção não é criar um modelo de ensino a distância para a Rede Municipal, mas manter professores, alunos, pais e responsáveis conectados.  “Não podíamos correr o risco de nossos alunos, nesse período de afastamento social, se desvincularem da escola e perdermos contato. Através desse movimento, temos visto uma verdadeira rede colaborativa se desenvolvendo, com profissionais de diferentes unidades escolares trocando ideias e compartilhando as aulas uns dos outros, levando esse conteúdo aos alunos de suas unidades”, constata. Entre os conteúdos compartilhados, há atividades lúdicas, como brincadeiras e leitura de histórias, consideradas fundamentais por Luana Travassos, mãe de Maria Eduarda, 8 anos, aluna do 3º ano no Ciep Glauber Rocha, na Pavuna. Luana elogia a preocupação dos professores em relacionar os conteúdos das videoaulas com a faixa etária do aluno e conta como utiliza as atividades sugeridas para organizar a rotina da filha: “Eu imprimo algumas, para que ela estude na parte da manhã, que é o horário que nós separamos para os estudos dela. Quando não consigo imprimir, mostro através da tela mesmo. Faço sempre a busca nas redes sociais da 6ª CRE ou através da hashtag.” Cássio explica que as redes sociais da 6ª CRE já contavam com 10 mil seguidores, o que contribuiu para a rápida e grande adesão. Hugo acrescenta um ingrediente: para ele, o sucesso da iniciativa deve-se também à grande penetração da telefonia móvel. “O fato desse material ser de fácil acesso pelas famílias, pois com um celular elas conseguem acessar as aulas, fez com que nós acabássemos democratizando, ainda mais, o alcance desse conteúdo. Afinal, a maioria das famílias hoje acessa a internet por meio do celular e não dos computadores”, relata. As atividades e conteúdos pedagógicos estão sendo compartilhados pela página da 6ª CRE no Facebook , pelo Instagram e em grupos de WhatsApp que reúnem professores, gestores escolares, pais e responsáveis pelos alunos. “Sabemos que não alcançaremos todas as famílias, pois no nosso território tem algumas áreas em que a qualidade do sinal das operadoras é muito limitada ainda, mas cada família que alcançamos já é uma vitória e, de passo em passo, vamos alcançando ainda mais”, comemora Hugo. A iniciativa da 6ª CRE está se espalhando por toda a Rede Municipal de Educação e já conta com contribuições da 2ª, 5ª, 7ª e 8ª CRE, além da Escola de Formação Paulo Freire. Não há exigências complicadas em relação ao formato em que as videoaulas devem ser produzidas. Recomenda-se, no entanto, que os vídeos tenham duração máxima de três minutos, sejam gravados sempre na posição horizontal e que os professores se apresentem e digam a qual escola pertencem. Para garantir a qualidade e o alinhamento dos conteúdos à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), todos os vídeos produzidos pelos professores estão passando pela análise da Gerência de Educação da 6ª CRE, que segue as orientações da Secretaria Municipal de Educação. As aulas e atividades de complementação escolar, gravadas em vídeo e áudio pelos professores, estão disponíveis em #CompartilhaUmaAula. Em breve, muitas delas poderão ser acessadas também na área Material de Complementação Escolar (MCE) do Portal MultiRio.

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