Novos personagens fazem parte do Material Rioeduca da Rede Municipal do Rio
12 Agosto 2021 | Por Larissa Altoé
Personagens-alunos e personagens-professores do material Rioeduca, criados pela equipe da MultiRio em conjunto com educadores da SME (Imagem: Nagan/MultiRio)

O material didático que estudantes e professores têm em mãos nesse segundo semestre de 2021 foi aprimorado.

O projeto gráfico do Rioeduca impresso foi definido em reuniões entre as equipes de profissionais da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Subsecretaria de Ensino da SME-RJ com as equipes da MultiRio.

Foram criados seis novos personagens-alunos para gerar identificação, empatia e interesse. Eles possuem duas versões - uma para os anos iniciais, ou seja, representam crianças menores; e outra com os mesmos personagens, mas adolescentes, para os anos finais.

Os personagens do Material Rioeduca têm nome e história. Kauã e Dandara, por exemplo, são primos. Alice morava na Mangueira durante o Ensino Fundamental I, mas mudou-se com a família para Santa Cruz no Fundamental II. Esses contextos auxiliam a abordar os conteúdos do 1º ao 5º ano, nos quais os componentes curriculares são ministrados de forma integrada, ou seja, há uma temática, desenvolvida por meio de histórias, com as quais os professores trabalham as habilidades indicadas para a faixa etária do Fundamental I.

Os personagens-alunos têm a versão para o Ensino Fundamental I e para o Ensino Fundamental II (Nagan/MultiRio).

Ao todo, juntaram-se à Alice e Carlos – personagens já existentes no material didático e que foram redesenhados –, seis novos amigos: Kauã, Dandara, Yan, Daniel, Joana e Lorena. Assim, a turma do material Rioeduca amplia sua diversidade e a representatividade dos estudantes da Rede, com crianças e jovens negros, brancos, asiáticos, que usam cadeira de rodas, aparelho nos dentes, pintam parte do cabelo etc.

Além deles, para os anos finais, o material impresso apresentará personagens-professores. Já a Educação de Jovens e Adultos ganhou personagens com características encontradas nos alunos dessa modalidade de Educação, como adultos, idosos, grávidas e até mesmo transgêneros; pessoas que, pelos mais diversos motivos, não puderam estudar durante a infância e a adolescência. Na Educação Infantil, o personagem será o Meia, do Meias Aventuras, projeto da MultiRio voltado para as crianças menores.

"Os personagens refletem a diversidade que existe na Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. Os alunos vão se ver representados criando uma conexão positiva", disse Renata Branco, assessora da Coordenadoria de Ensino Fundamental da SME.

Na escola e também na internet

O Material Rioeduca impresso é destinado a todos os alunos da Rede e estará disponível para distribuição nas escolas, mesmo para quem ainda esteja em ensino remoto ou híbrido. Há também a versão digital, disponível no aplicativo Rioeduca em Casa e no Portal Rioeduca.

"O trabalho em conjunto com a MultiRio deu ao material didático um layout, uma apresentação gráfica profissional. Está lindo, articulado, bem feito. Já tem professor utilizando os personagens nos slides das videoaulas do Rioeduca na TV", contou Danielle González, assessora da Coordenadoria de Ensino Fundamental da SME.

Nessa composição, podemos conhecer mais alguns personagens: atrás, alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), à frente deles, uma professora, e na frente de todos, dois estudantes do Ensino Fundamental I (Nagan/MultiRio)

“A MultiRio vem participando do projeto Rioeduca da SME em suas múltiplas ações - o aplicativo, as videoaulas na TV e o material impresso. O projeto mais recente é a busca por uma identidade gráfica para todo o conteúdo da SME”, contextualizou Marcelo Salerno, diretor do Núcleo de Artes Gráficas e Animação (Nagan) da MultiRio.

No material impresso, os personagens aparecem em situações diferentes. Os alunos ora estão relaxados, outras pensativos, fazendo uma saudação ou apontando para algum conteúdo, dependendo do propósito da situação. Já os personagens-professores podem interagir com os leitores ou aparecer olhando para uma tela, por exemplo.

Os personagens da turma do material Rioeduca estão disponíveis também para download pelos professores da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro no Portal MultiRio. A ideia é disponibilizá-los para serem usados de diversas maneiras em sala de aula, de acordo com a demanda e a criatividade de cada profissional. É importante ressaltar que o download dos personagens é exlusivo para professores da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro.