Duas ferramentas potentes para amplificar a voz e marcar na comunidade o protagonismo escolar. Assim são os projetos da E.M. Marechal Alcides Etchegoyen (8ª CRE), localizada na Vila Kennedy, na Zona Oeste Carioca, o podcast A Marechal Tá On e o jornal impresso Marechal News, que fomentam a comunicação dos alunos, reunindo informações sobre diversos assuntos e conhecimentos sobre temas de interesse escolar.
Representantes da 8ª CRE na Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede, tanto o A Marechal Tá On quanto o Marechal News são projetos multidisciplinares, desenvolvidos por dois professores de Matemática. Renato de Lima Sampaio conduz a produção do podcast, e Renato Caminha organiza o impresso. Além de trabalharem com os alunos análises de gráficos, números inteiros e porcentagens, os professores também abordam eixos relacionados a História, Geografia e Artes, e ampliam habilidades relacionadas à escrita.
A criação dos dois veículos parte da necessidade dos alunos em debater assuntos cotidianos e notícias que dizem respeito à sua realidade. Renato Lima explica a motivação para o surgimento do A Marechal Tá On:
“Eles são muito comunicativos e participativos. Percebi o interesse em assuntos cotidianos, e vi a possibilidade de trabalhar de forma diferenciada como disciplina eletiva", diz o professor.
Por sua vez, o jornal Marechal News surgiu do desconhecimento dos alunos sobre a vida da vereadora Marielle Franco:
“Em uma aula sobre porcentagem para os alunos do 9º ano, questionei se eles acreditavam que Marielle foi morta por motivação política, e 99% dos alunos não tinham conhecimento de quem ela era. Notei que eles buscam informações que não dizem respeito à vida deles. Então, perguntei à direção sobre criar um jornal na escola, e fui apoiado”, diz o professor Renato Caminha.
Podcast valoriza a cultura oral dos alunos
O podcast A Marechal Tá On envolve um total de 31 alunos da turma 1801 da Marechal Etchegoyen. Para além da habilidade da escrita, a atividade também contribui para a turma se expressar, o que começa já na escolha das pautas. Renato de Lima apresenta temas relevantes, postos numa roda de debate para todos decidirem qual irá ao ar:
“Visamos trabalhar a oralidade. Geralmente apresento o tema, divido as funções, e discutimos o que pode ser falado, o que pode ser pesquisado, além de dividir as tarefas na hora da gravação. A gente discute numa conversa bem desconstruída e descontraída em cima do ponto de vista dos próprios alunos”, diz o professor.
Já foram temas dos programas assuntos bem variados, como astronomia, cinema, futebol, gamificação na Educação, violência e abuso infantil, e a vida de Carolina Maria de Jesus. Há também entrevistas com professores e com a diretora da escola, Mônica Borges, além de coberturas sobre eventos, como a Semana de Matemática, realizada pela escola, reunindo até aqui um total de 16 episódios, desde a estreia, em Abril de 2022.
Disponível no Spotify, Amazon Music e Google Podcast, o A Marechal Tá On conta com os próprios alunos na divulgação dos links para os familiares e amigos, além de ser divulgado no Instagram da unidade escolar. A atividade gera interesse de outros alunos e reflete no apoio dos pais e responsáveis:
“Tem muitos alunos de diversas turmas interessados em integrar o podcast, e os pais estão muito felizes com o desempenho de seus filhos nesta atividade”, diz Renato de Lima.
Um jornal que proporciona a consciência social
O jornal Marechal News, por sua vez, envolve 20 alunos de turmas do 7º ao 9º ano. Uma cópia é colada no mural da escola, e outras são utilizadas em salas de aula. Há também versões digitais que são postadas nas redes sociais da Marechal Etchegoyen.
Entre os temas abordados, podem ser listados a Guerra na Ucrânia, depressão e saúde mental, resenhas de filmes, mini-biografias de artistas da Vila Kennedy, como do rapper e ator André Ramiro, dentre outros. O professor Renato Caminha seleciona o que mais chamou sua atenção:
“Uma reportagem que todos acharam importantíssima foi na segunda edição do jornal, que falava sobre o assédio sexual. O título da matéria foi ‘Não é não!”, lembra.
O professor destaca ainda que a consciência social é o maior trunfo proporcionado pelo Marechal News:
“Eles adquirem a visão de cidadãos pertencentes a uma sociedade, estão percebendo que muitas vezes não podemos colocar a nossa opinião, mas sim a informação do fato acontecido”, diz.
Projetos contam com todo apoio da direção escolar
Localizada numa das áreas urbanas conflagradas do Rio de Janeiro, a Marechal Etchegoyen representa um espaço de cidadania para os alunos, e atividades como A Marechal Tá On e Marechal News são fundamentais para enaltecer o sentimento solidário e de valorização da escola pública:
"Creio que eles compreendem o esforço que é feito para superar os obstáculos da educação pública, para oferecer um ensino de enorme qualidade. Ter um projeto onde eles são os protagonistas é uma vitória imensa", diz Renato de Lima.
A diretora da E.M. Marechal Etchegoyen, Mônica Borges, considera positiva a experiência dos alunos e também enaltece o protagonismo juvenil:
“É a importância do aluno ser o protagonista de suas aprendizagens. Os projetos têm contribuído para autoestima e construção de valores como ética e responsabilidade. O aluno faz as pesquisas e têm suas descobertas, distingue o que é fake news e propaga a informação em seu meio, inclusive no ambiente familiar”, diz a diretora.
Protagonismo que é percebido como uma demanda dos próprios alunos, que sentem a necessidade de mais espaço para ampliar a voz de sua geração. A aluna Isabella Latavanha Garcia, de 14 anos, quer utilizar o podcast como um veículo diferente, para mostrar ao mundo o lado do jovem, além de poder falar diretamente com pessoas da sua idade:
“Vamos colocar nossas opiniões com a nossa voz, ouvir com a nossa voz, nosso jeito de falar é a visão do adolescente que os pais não sabem, e a gente pode passar isso do nosso jeitinho aqui na escola”, diz a aluna, em depoimento durante visita da MultiRio à unidade escolar.
17/05/2023
Já está no ar o site da Andar, a Agência de Notícias dos Alunos da Rede que busca incentivar e dar visibilidade a iniciativas de jornalismo estudantil na Rede Municipal do Rio.
Andar
19/12/2022
A Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede, projeto da MultiRio com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, realizou clcio de oficinas com visitas às escolas em novembro e busca formar uma rede de trocas e colaboração na produção de notícias estudantil
Andar
12/12/2022
Entre os legados do projeto, o desenvolvimento da liderança e da capacidade comunicativa e argumentativa dos alunos.
Andar
08/12/2022
A unidade, representante da 10ª CRE na Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede, juntou as atividades esportivas, e atualmente outras atividades da rotina escolar, à vontade de levar essas informações para mais perto de toda a comunidade escolar.
Andar
02/12/2022
Publicação se tornou possível com a consolidação do ambiente virtual da escola.
Andar
24/11/2022
Necessidade de divulgação das atividades escolares mobilizou professores e alunos a criarem o Time F, uma equipe de gestão e produção de conteúdo digital
Andar
17/11/2022
Publicação "Os Carioquinhas" reúne informações curriculares, entrevistas, desenhos, poesia e até recadinhos do coração da comunidade escolar.
Andar
09/11/2022
Projeto busca pôr em prática o conceito de escola artesanal.
Andar
04/11/2022
Escritora Carolina Maria de Jesus, que dá nome à Sala de Leitura, inspirou a criação do "Bernardo Cast", que pretende apresentar histórias dos moradores da comunidade Vila Cruzeiro
Andar
01/11/2022
Projeto foi criado para enfrentar impactos na aprendizagem provocados pela pandemia da Covid-19.
Andar
19/10/2022
Prática de telejornal feita pelos alunos contribui na perda da timidez, ajuda na desenvoltura textual e contribui na formação da cidadania
Andar
14/10/2022
Turma tem desenvolvido várias habilidades relacionadas ao currículo, a partir do projeto.
Andar
04/10/2022
A Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede realizou o primeiro encontro entre alunos e professores participantes.
Andar