ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Ciep Oswald de Andrade promove feira literária inspirada na Bienal do Livro
07 Novembro 2023 | Por Larissa Altoé
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
Um homem, uma mulher e uma criança estão em frente a uma barraca, na qual há um varal pendurado com o dizer quinto ano e figuras  como chapéu de bruxa e relógio.
Bieninha, feira literária do Ciep Oswald de Andrade (Foto: Larissa Altoé)

 

O Ciep Oswald de Andrade (6ª CRE), localizado no Parque Anchieta, na zona norte do Rio realiza, há 24 anos, a Bieninha, uma feira literária inspirada na Bienal do Livro, com produções autorais de estudantes do 1° ao 6° ano. A escola possui duas salas de recursos atendendo ao público da Educação Inclusiva e é uma escola bilíngue português-alemão.

Durante a Bieninha, em 27 de outubro, a professora Laíse Pacheco, diretora da escola, recebeu estudantes e suas famílias a caráter, vestida de Branca de Neve. O clima de fantasia e imaginação estava espalhado pelas barraquinhas literárias que ocupavam o vão central do Ciep, com casas de doce lembrando João e Maria, Castelo no ar, de João e o Pé de Feijão e até um trono para quem quisesse brincar de ser coroado rei ou rainha. “O principal aqui é promover a criação autoral dos estudantes”, disse a diretora.



As barraquinhas exibiam muitos livros produzidos pelos estudantes de todos os anos, sob orientação dos professores, para apreciação dos próprios autores mirins e seus familiares. A turma do 1° ano, por exemplo, trabalhou o livro João e Maria, produzindo livros de receitas das famílias. O 4° ano leu Chapeuzinho Vermelho, na versão original, e a releitura Chapeuzinhos Coloridos, de José Roberto Torero e Marcus Pimenta, para a partir daí, escrever sua própria história.

Livros em português e alemão

Como o Ciep Oswald de Andrade é bilíngue português-alemão, havia barraquinhas dedicadas à produção estudantil nesse idioma, como Das Mag Ich Und Was Magst Du (em português, Eu Gosto disso. E você?). Os estudantes da Educação Especial também mostraram aos familiares livros que criaram, como Uma Autobiografia dos Alunos da Sala de Recursos.

Livro feito de cartolina com figuras de abacaxis e no qual está escrito o nome da fruta em alemão
Uma das produções dos estudantes: o livro Das Mag Ich Und Was Magst Du (em português, Eu Gosto disso. E você?) Foto: Larissa Altoé

 

Ao lado das barraquinhas literárias, havia um palco onde revezam-se atrações musicais em português, Libras (Língua Brasileira de Sinais) e alemão - todas interpretadas pelos estudantes. O conjunto de folclore germânico de Petrópolis esteve presente com trajes típicos falando sobre a cultura germânica. A plateia estava lotada.

David Moura, coordenador da 6ª CRE, prestigiou a Bieninha do Ciep Oswald de Andrade e destacou que o evento “é importante para o território porque expõe diversos tipos de literatura para a comunidade, incentivando desse modo, a leitura e a escrita dos estudantes”.

Além dos livros, as produções cinematográfica e teatral também estiveram presentes. O tema inspirador da XII Bieninha foi O Pequeno Príncipe, clássico infantil escrito por Saint-Exupéry. Tanto as sessões de cinema quanto as de teatro basearam-se na obra.

Os professores de Educação Física, Ana Lúcia Seabra, Luiz Júnior e Carla Batalha, além da professora de Inglês, Gabriela Caixa, realizaram o curta “O Pequeno Príncipe visita o Ciep Oswald de Andrade” com diversas sessões durante a tarde da Bieninha. As professoras Noemi Martins, da Sala de leitura, e Luciana Sequeira fizeram a direção e a cenografia da peça teatral em cordel e todos os atores eram estudantes do Ciep Oswald de Andrade.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp