Desafios do mundo digital na Escola de Férias
12 Janeiro 2024 | Por CAMILA DE PAOLI LEPORACE

A oficina E Agora? Um Rolé Digital, oferecida dentro da programação do projeto Escola de Férias, gerou nos alunos presentes um misto de diversão com aquisição de conhecimento. A partir do material de mesmo nome, que foi produzido pela MultiRio em parceria com a Secretaria Municipal de Integridade, Transparência e Proteção de Dados (SMIT) e com o Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares (Niap), da SME, a oficina abordou temas como cyberbullying, ameaça digital e segurança, comportamento ético no ambiente virtual, privacidade de dados, fake news e outros temas que estão no material – Conheça aqui.

Foram oferecidas aos estudantes dicas e orientações a partir do conteúdo apresentado e das interações que emergiram. Ao ser explicada a necessidade de proteção dos dados pessoais, por exemplo, os estudantes foram lembrados que, ao fornecerem seu CPF numa compra, diversos dados daquele cliente poderão ser rastreados.

Boa parte dos alunos demonstrou ter já conhecimento básico de muitos dos temas abordados, e muitos contribuíram com exemplos e relatos de experiências. Foram citados até mesmo os deep fakes – as imagens feitas com inteligência artificial que dão origem a cenas falsas, muitas vezes contra a vontade de quem teve a imagem adulterada. “Para termos ambientes mais éticos e pautados em cidadania, é preciso respeito ao próximo”, pontuou Karina Uchôa, da SMIT, uma das facilitadoras da oficina.

Oficina E Agora Escola de Ferias

Os professores precisam se manter atentos a essas questões, extremamente atuais, que afetam diretamente os jovens. Segundo Leandro Maestro, do Niap - também um dos facilitadores da oficina, “o mais importante é identificar entre os estudantes aquilo que mais os afeta em relação à segurança no uso da Internet. São adolescentes expostos a uma quantidade enorme de informações e os profissionais da educação precisam entender como isso funciona para eles. O debate em torno dessa temática é fundamental para promover ações pedagógicas mais eficientes. A experiência com as narrativas interativas tem possibilitado um diálogo mais direto e aberto sobre proteção de dados e o uso consciência das redes sociais por esse público”.

O material E Agora? Um Rolé Digital é formado por várias narrativas digitais que usam linguagem simples para abordar, de forma lúdica, a complexidade do espaço digital. O projeto surgiu a partir da necessidade de difusão, na comunidade escolar da Rede Pública Municipal de Ensino, uma cultura de proteção de dados pessoais e da privacidade, em consonância com a Política Nacional de Educação Digital - Lei Federal 14.533/23. São oferecidos exemplos práticos do cotidiano dos estudantes, especialmente adolescentes, para que eles se vejam nas situações retratadas e possam formar seu pensamento crítico a respeito dos riscos do universo digital. Assim, eles adquirem também as ferramentas necessárias para criar estratégias de defesa, protegendo-se das ameaças presentes nesses ambientes. Com foco nos alunos do 8º e 9º anos, os materiais podem ser usados pelos professores de diversas formas. Orientações para esse uso podem ser encontradas aqui neste link.

O projeto Escola de Férias, por sua vez, acontece entre os dias 8 e 19 de janeiro de 2024. É necessário inscrever os alunos previamente, e diretamente nas escolas. Além de participar das oficinas, eles podem jogar, socializar, ter contato com teatro, arte, música e esportes. São momentos de entretenimento, descontração e, por que não, de aprendizagem.