ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

VerCiência 2015
21 Outubro 2015 | Por Larissa Altoé e Sandra Machado
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

verciencia2015 homeUma lanterninha na escuridão, iluminando o caminho das pessoas. Essa é a imagem que a equipe da produtora carioca VideoCiência, organizadora da Mostra Internacional de Ciência na TV, gosta de usar para definir o evento, que já está na sua 21ª edição. Mais conhecida como VerCiência, a iniciativa busca incentivar o interesse pela cultura científica junto ao público leigo por meio de produtos televisivos. Este ano, acontece de 19 a 25 de outubro.

São 104 produções, de 18 emissoras e empresas de TV, de 11 países diferentes, com destaque para Cor, o espectro da ciência, da BBC Science (Reino Unido), e HUBBLE 25 anos: Revelando o Universo Invisível, da WGBH Nova (Estados Unidos), cujos trailers podem ser vistos na página da mostra, na internet. 

O Troféu Homenagem Especial Ver Ciência 2015 foi entregue à equipe do programa Futurando, produzido pela redação brasileira da emissora alemã Deutsche Welle, durante a abertura da mostra, dia 19 de outubro, no CCBB-RJ. O prêmio reconhece a “promissora contribuição à difusão da cultura científica pela TV em seus três primeiros anos de existência.”

VerCiência acontece simultaneamente no Rio de Janeiro, em São Paulo e Brasília. Toda a programação é aberta ao público e gratuita. No Rio, a maior parte da programação se concentra no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

A MultiRio participa com a série Como É Que É? (programas Fotossíntese Não é Selfie, Natureza Iluminada e Paradoxal; Por Trás da Cena (Fotografia); Entre Mídias (Fotografia); Inclusive Eu (Deficiência Visual) e Educação em Rede (Fontes de Energia).

A mostra é evento oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com outras atividades previstas em diversas cidades brasileiras e cujo tema este ano é Luz, Ciência e Vida, em função da celebração do Ano Internacional da Luz, conforme declarado pela ONU para 2015.

Depois de mais de duas décadas de ativismo, o curador nacional da VerCiência 2015, José Renato Monteiro, afirma ter feito uma descoberta: quando a ciência é percebida pelas pessoas no seu dia a dia, ela passa a ter um significado muito especial: “A ciência e a tecnologia têm que chegar a todos, em especial às classes menos favorecidas, como recurso de conhecimento. A luz, escolhida pela ONU para 2015, é a imagem que a gente carrega na VerCiência o tempo todo. Eu mostro, por exemplo, uma placa solar às crianças aqui no evento e digo: isso começou com os árabes, lá no ano mil. O saber que tem sido acumulado está aqui para as pessoas desfrutarem”.cartaz semana nacional de ciencia novo

Curador internacional da mostra, Sérgio Brandão também faz um balanço do caminho percorrido. “Até hoje, já mostramos milhares de produções sobre como a tv pode ser bem utilizada para despertar o interesse do público em geral pela ciência. No Reino Unido, há programas do gênero que são exibidos em horário nobre, e que tratam dos mais diversos assuntos, desde as origens do universo até questões sobre saúde”.

 

Serviço:

Programação VerCiência no Rio, São Paulo e Brasília

Ano Internacional da Luz

Programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em 661 cidades brasileiras

Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB

Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp