Para uma melhor prática no uso de ferramentas digitais de apoio pedagógico, os educadores precisam ter à sua disposição jogos com qualidade e boa variedade. Neste caso, qualidade não só em termos de design (cores, animações, sons), mas também de enredo, de criatividade, de situações desafiantes para o aluno e em termos de recursos funcionais ao alcance de alunos e professores.
Apesar de todo o sucesso comprovado dos games no auxílio do aprendizado de Matemática em sala de aula, Naira Lemos – que participa da equipe de Matemática da CED-CT, na Secretaria Municipal de Educação, e integra a Coordenação de Matemática na Educopédia, entre outros trabalhos – ressalta que ainda existem poucos jogos digitais da disciplina em língua portuguesa.
– Quando preparamos as aulas, percebemos que não existem jogos sobre alguns temas, ou apenas um ou dois, mas nem sempre adequados. Seria interessante que o mercado começasse também a pensar em investir na produção de jogos digitais de Matemática.
Enquanto isso não acontece e suprindo esta lacuna, na plataforma on-line colaborativa de aulas digitais Educopédia, há alguns jogos digitais de Matemática feitos por encomenda, para tentar atender às necessidades mais urgentes, visando à preparação das aulas.
Conheça alguns exemplos de minigames criados especificamente para algumas aulas de Matemática da Educopédia:
6º ano – Tiro ao alvo da potenciação
6º ano – Caçando raízes
8° ano – Resgate notável
9° ano – Desvendando a senha
Ainda reforçando a coleção, clique aqui e acesse um banco de objetos de aprendizagem de número e operações (LAP).